Pronunciamento

Ada De Luca - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/11/2007
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Nobres deputados, TVAL, Rádio Alesc Digital, senhoras e senhores. O que me traz aqui hoje rapidamente é uma notícia que todos já estão cansados de saber, mas que vale a pena mais uma vez registrar.
(Passa a ler.)
"Vejam bem quanto trabalho e quantos cuidados, quanto de ciência foi agregada ao processo original da ordenha manual, para que possamos consumir em larga escala um leite de qualidade.
Mas, de uma hora para outra, graças à ação de gente sem vergonha, inescrupulosa, mau caráter, passamos a uma condição de insegurança, em que já não sabemos se aquele leite que os avós, os pais, compram na padaria ou no supermercado tem ou não boas condições, se pode envenenar nossas crianças e principalmente nossos idosos.
Já não temos tanta certeza se é um produto benéfico ou algo que possa fazer mal e até causar a morte de muitas pessoas. Uma dúvida que fica para cada dona-de-casa, para cada mãe e cada pai responsável que bem cedo prepararam o café de seus filhos.
Nós estamos diante de uma grande falcatrua, repito, que felizmente começou a ser detectada pelos aparatos policiais.
Eu chego a pensar que gente que coloca água oxigenada, soda cáustica no leite, é gente que não respeita ninguém, nem o consumidor, nem o produtor que ordenhou sua vaquinha lá na sua propriedade, encheu o tambor e foi para a beira da estrada esperar o caminhão da cooperativa ou da indústria passar, e desmereceu todos os que fazem parte da cadeia produtiva e de consumo. Por mais que garantam que em quantidades mínimas até não faça mal, mas ao mesmo tempo, quando a imprensa perguntou ao bioquímico se ele tomaria aquele leite ele foi categórico! "Não"!
Neste Parlamento o assunto deve ser debatido, eminentes parlamentares, e com profundidade, pois o problema aconteceu em Minas Gerais. Aliás, Minas Gerais é famosa nessas coisas, depois do juiz! Mas aqui em Santa Catarina já se sente o reflexo, e muitos colegas deputados que têm ligação com o segmento agropecuário sabem que o problema está no campo, o preço do produto baixou e todos estão sofrendo por conta de picaretagem de meia dúzia de gente que resolveu fazer tudo isso bem lá longe.
Senhoras e senhores, a sociedade clama por fiscalização eficiente, e é por isso que estou apresentando uma moção pedindo aos ministérios da Saúde e da Agricultura, cuidados extremos na fiscalização do leite, e ao da Justiça, muito rigor para punir os culpados pela adulteração do produto.
O crime de contaminação do leite coloca seus autores, no meu ponto de vista, em condições inferiores aos que praticam o tráfico de drogas, porque o traficante sabe para quem está vendendo, e quem está comprando sabe o que está comprando, agora as nossas crianças, os nossos doentes e os nossos idosos não sabem que estão bebendo leite contaminado, por isso merece de nossas autoridades nacionais, punição severa."
Agora divido o meu tempo com o companheiro, eminente deputado Renato Hinnig.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)