Pronunciamento

Ada De Luca - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/05/2018
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Presta homenagem aos Garis, pelo transcurso do seu dia, na presente data, uma classe de trabalhadores de muita importância para a sociedade, mas que na maior parte do tempo são invisíveis, lembrados apenas quando deixam de executar as suas tarefas.
Salienta que em outros países a profissão é muito respeitada e melhor remunerada, mas aqui nota-se o preconceito e a falta de educação com que as pessoas tratam o lixo que produzem e as pessoas que trabalham na limpeza das cidades.
Refere-se ao trabalho do psicólogo Fernando Braga da Costa, que trabalhou como gari por oito meses, relatando a sua experiência em estudo intitulado Invisibilidade Pública. Tal pesquisador concluiu que as pessoas só enxergam função social, e quem não está bem posicionado vira sombra social, mostrando o estudo que a percepção humana está totalmente prejudicada na sua condição de igualdade, na sua condição de cidadania, e condicionada à divisão do trabalho.
Enaltece a importância do respeito e reconhecimento do bom trabalho desses profissionais, que merecem consideração como indivíduos e trabalhadores, desejando a todos um feliz Dia do Gari. [Taquígrafa: Sara]