Pronunciamento

Ada De Luca - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, sra. deputada, telespectadores da TVAL, mais uma vez venho à tribuna no dia de hoje, mas agora para fazer uma coisa que nunca fiz de público, deputado Valmir Comin. Vou utilizar estes dez minutos para trazer a reivindicação do povo de Pedras Grandes, de Orleans e de Lauro Muller, que considero justa e urgente: a pavimentação do trecho da SC-382 que liga Pedras Grandes a Pindotiba e Orleans.
(Passa a ler.)
"Meu amigo, o prefeito de Pedras Grandes, que por sinal está presente, Antônio Felippe Sobrinho, veio acompanhar meu pronunciamento, juntamente com seu eficiente secretário de Obras, Domingos Bardini. Muito prazer em recebê-los e digo-lhes que encontraram nesta deputada uma grande aliada para a consecução das reivindicações lá de Pedras Grandes.
Aquela estrada, sr. presidente, foi aberta em 1773 e por aquele caminho trilharam os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália para colonizar o sul de Santa Catarina, que fizeram, em Pedras Grandes, um dos primeiros núcleos da colonização há 120 anos.
A SC-382 foi a primeira ligação rodoviária entre a serra e o litoral, entre Lages e a nossa querida Laguna. Por aquela importante rota comercial, deputada Ana Paula Lima, eram transportados produtos das duas regiões: gado, cavalos, couro, charque, açúcar e tecidos subiam e desciam a estrada nas mãos dos tropeiros.
A rodovia está centrada hoje onde tínhamos a antiga estrada de ferro dona Tereza Christina, que era a ligação entre Tubarão e Lauro Muller e que foi totalmente destruída na catastrófica enchente de 1974.
Nós últimos anos foi substituída por outras rotas, mas a obra de pavimentação vai ressuscitar aquela rodovia tão pouco usada atualmente, mas tão necessária e que passará a ter uma grande importância para a população e para as empresas daquela região. Quando estiver 100% pavimentada, a SC-382 vai encurtar a distância entre Tubarão e a nossa bela serra catarinense, com uma estrada reta e com poucos morros e curvas, para tentarmos também diminuir os acidentes, tornando-se um excelente escoadouro, facilitando, assim, o transporte das produções de pêssego, uva, ameixa e vinho daquela rica e produtiva região.
Outro setor que será muito beneficiado é o turismo rural, que vai levar mais desenvolvimento e riqueza para os municípios interligados pela rodovia, viabilizando a abertura de novos empreendimentos, porque nessa circunstância é tudo o que o empresário olha. Entre Tubarão e Pedras Grandes o asfalto está pronto. Dos 200km da rodovia, falta a pavimentação de pouco mais de 16km, o que corresponde ao trecho de Pedras Grandes a Orleans, passando por Pindotiba.
Mais do que nunca a SC-382 precisa ser ajustada aos tempos modernos, encurtando as distâncias e facilitando a vida da nossa gente. Estou certa de que o nosso governador vai dar toda a atenção que a região merece, para que se dê início àquela obra. Como sei do carinho que o governador tem com a região sul e com seu povo, juntamente com a prefeitura e com a comunidade daqueles municípios lutaremos para atender as reivindicações da nossa região, mas esta principalmente tem que ser breve e urgente.
E a prova de que o governador Luiz Henrique da Silveira trata o pessoal do sul com muito carinho é que depois de anos de entraves ambientais e muita espera da comunidade do Farol, vai ser lançado o edital de licitação para a conclusão da pavimentação da SC-100, ou seja, dos 18km que faltam entre a Barra do Camacho e a balsa em Laguna. O lançamento será no dia 21 de março, domingo, às 10h, na passagem da barra da Laguna, e estão todos convidados.
A reunião da segunda-feira passada, com o governador Luiz Henrique da Silveira e com representantes da comunidade, foi a última de inúmeras de que participei com a Fatma, com o Instituto Chico Mendes, com a 19ª SDR e com o Deinfra. Desde 2005 o projeto está pronto, mas os entraves ambientais atrasavam a obra. A APA da Baleia Franca fazia exigências descabidas, deputado Kennedy Nunes, para apenas 18km de rodovia, exigências que teriam um custo de R$ 16 milhões. Pasmem! Por muitas oportunidades o governo do estado pediu que as exigências fossem direcionadas para o trecho em questão. Foi o que aconteceu no final do ano passado. O Instituto Chico Mendes ratificou a autorização ambiental anterior, redefinindo exigências. O custo baixou de R$ 16 milhões para R$ 5 milhões. Com o fim do entrave ambiental, finalmente os moradores do Farol terão seu antigo sonho realizado.
Parabéns aos moradores e parabéns ao governador, que mais uma vez leva o desenvolvimento para o sul do estado."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)