Pronunciamento

Ada De Luca - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Tece comentários a respeito do momento mais importante na vida de um ser humano, que é o nascimento de uma criança, pois envolve vários fatores e entende que o poder público deve oferecer condições básicas para que a gestante tenha toda a assistência necessária na hora do parto.
Aborda o tema em função da suspensão do repasse mensal de R$ 150 mil para manutenção da maternidade do Hospital São Donato, de Içara, que realiza, em média, 105 partos por mês, sendo que 35 são gestantes de Içara e as demais dos outros 11 municípios da região da Amrec. Também, salienta que a Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, atende 20% acima da sua capacidade, devido ao corte em mais de 85% dos repasses feitos ao Hospital São Donato, de Içara, e entende que o atendimento na maternidade ficou prejudicado.
Exibe vídeo de matéria jornalística em que mostra a angústia de uma mãe de gêmeas porque o parto das filhas será feito em outro hospital. Indaga para onde irão as mães no momento tão especial, que é o nascimento de um filho.
Por isso, pede o apoio dos nobres parlamentares para que se busque uma solução junto ao governo do estado e ao secretário da Saúde. [Taquígrafa: Sílvia]