Pronunciamento

Ada De Luca - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/03/2008
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, colegas parlamentares, público que nos assiste, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, meu boa-tarde. E boa-tarde também ao deputado Flávio, que seja bem-vindo a esta Casa.
Quero aproveitar para cumprimentar e dar as boas-vindas ao deputado Flávio Ragagnin, como também parabenizar o deputado Kennedy Nunes pelo seu magnífico discurso. De modo especial, também quero cumprimentar as colegas Ana Paula Lima e Odete de Jesus, em função do tema que vou abordar.
(Passa a ler.)
"'Mulher Informada e Politizada é Mulher Respeitada'.
Este tema é o sentido que quero propor para este dia 08 de março - Dia Internacional da Mulher.
Ter consciência do espaço que podemos ocupar, conhecer os direitos que conquistamos, participar dos debates sociais e políticos, são atitudes essenciais para que a mulher seja forte como profissional, como líder comunitária, dona-de-casa, liderança política, mãe e parte ativa da sociedade.
A Jornada Catarinense Maria da Penha iniciada no final do ano passado, com um evento emocionante e inédito, com mais de mil mulheres e a presença da própria Maria da Penha pela primeira vez no nosso estado, foi o começo de uma corrente de encorajamento às mulheres, que irá percorrer todos os rincões de Santa Catarina, a começar no dia 08 pela cidade de Tubarão, deputado Genésio Goulart.
Aliás, aproveito esta oportunidade para convidar todos os colegas, em especial as deputadas Odete de Jesus e Ana Paula Lima para estarem em Tubarão neste sábado, onde realizaremos a primeira etapa regionalizada da Jornada Catarinense Maria da Penha, a partir das 14h, no salão nobre da Unisul.
O objetivo é trocar experiências com as comunidades de cada região, ouvir sugestões e reivindicações, para conhecermos a realidade local e, assim, termos um Raios X regional da situação da mulher. Serão 18 municípios que participarão.
Com os diagnósticos de todo o estado levantados, eu e minhas colegas parlamentares seremos as mais aguerridas na busca de parcerias e dos recursos necessários para colocarmos em prática projetos em defesa da mulher. Aí, sim, um diagnóstico regionalizado.
Aproveitando o tema deste pronunciamento falo também do projeto que apresentei no ano passado, que foi transformado em lei com o apoio deste Parlamento, que resultou na criação da Semana de Saúde da Mulher.
A Lei n. 14.082 prevê a realização anual de uma semana dedicada à saúde da mulher, visando orientar sobre ações preventivas na área da saúde feminina. A semana deve acontecer no final do mês de maio, e aqui nesta Casa, com o apoio de minhas colegas deputadas, tenho certeza de que faremos uma exitosa campanha.
Quero, finalmente, falar para um público mais específico, lembrando o grande encontro que as mulheres peemedebistas promoveram em Palhoça nesta segunda-feira, às 9h, com mais de 500 lideranças femininas de todo o estado. Foi um grande sucesso!
Acredito que as mulheres estão-se envolvendo cada vez mais com as questões relacionadas à política, porque sabem que a política é fundamental no dia-a-dia de suas famílias e de suas comunidades.
Quero provocar essas mulheres para que reflitam nesta semana muito especial sobre a importância de ampliar a presença feminina na política. A definição das candidaturas está batendo à porta. E nós queremos a participação ativa como candidatas, não só em épocas de eleições, cara companheira, para entregar santinhos, vamos participar do seu município, do seu estado, da sua nação.
Por isso eu quero estimular todas as mulheres que nos assistem e que têm filiação partidária - seja uma peemedebista ou de outros partidos - e têm propostas para contribuir com a sua cidade; quero encorajar as companheiras para participar de nominatas, principalmente, friso, participe mulher peemedebista, o seu partido precisa de você, mas, participe!
Hoje, depois de muitas lutas as minorias, e nós somos minoria, têm direito a 30% do espaço na composição das chapas em todos os partidos políticos e nós - mulheres - ainda somos minoria na política, temos que preencher essas vagas em todos os partidos políticos.
Eu, esta deputada que fala contigo a essa hora, sou uma otimista, sonho com o dia em que as representações políticas, nas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas, na Câmara federal, no Senado federal e, quiçá na Presidência, sejam bastante equilibradas entre homens e mulheres.
Só assim construiremos uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária."
Muita obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)