Pronunciamento

Ada De Luca - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2011
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Deputado Nilson Gonçalves, o seu pronunciamento foi de grande valia. Saiba que, se depender desta futura secretária, v.exa. terá todo o apoio. Não são apenas os nossos policiais que enfrentam esses problemas, não. Há problemas psicológicos seriíssimos também na Educação e em várias outras áreas por este país afora. Teria que haver uma lei de âmbito federal regulando isso, porque não é só o nosso estado que enfrenta esse problema, é o país inteiro. Mas estarei pronta para colaborar com a sua reivindicação.
(Passa a ler.)
"Sr. presidente, colegas deputados e público que nos acompanha, hoje vou falar de festas.
Florianópolis, a nossa capital do estado, estará de parabéns no dia 23 de março, amanhã, quando completará 285 anos! Caros colegas, são 285 anos de magia desta ilha da velha figueira, da velha rendeira, da moça faceira, desta ilha de belezas sem par.
Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem-se firmando cada vez mais como centro de turismo graças às praias - e nós precisamos alimentar e cultivar a maior renda que Florianópolis possui, que é o turismo - que circundam a ilha e à beleza da lagoa da Conceição. Nos arredores da lagoa são características as rendas de bilro - e quem não as conhece vale a pena conhecer -, de tradição açoriana.
Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a Catedral Metropolitana. Além da função político-administrativa estadual, Florianópolis é o maior centro cultural catarinense, desde que aqui se instalou, em 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina, a nossa UFSC.
Conhecida como Ilha da Magia, a capital de Santa Catarina é linda, sofisticada e única. Atrai turistas brasileiros e estrangeiros, vindos de várias partes do mundo para contemplar a exuberância das suas 42 praias e dos históricos e monumentais pontos turísticos que fazem parte da sua beleza.
No centro fica concentrada a maior parte da infraestrutura e pontos turísticos, como a Casa Açoriana, tombada como patrimônio histórico. E como o nosso Mercado Público é gostoso, é bonito, é atrativo! Ele foi construído em 1898. As nossas praças, museus e teatros contam a história da nossa ilha.
A ponte Hercílio Luz, construída em 1926 para fazer a ligação entre a ilha e o continente, é o cartão-postal da cidade e orgulha não só a nós, que moramos aqui, mas também todos os catarinenses que, ao viajarem, deparam-se com mais dois modelos arquitetonicamente iguais. Gigantesca e maravilhosa, a sua estrutura encanta tanto de dia quanto de noite.
Na praça XV de Novembro, a grande figueira centenária do ano de 1871 faz sombra para os bate- papos, passeios, jogos de dominó e também para quem quer só sentar e contemplar a natureza - a sua raiz e o seu tronco são uma beleza!
A melhor qualidade de vida do país está aqui, com noites badaladas, surfe, praias paradisíacas, gente bonita e muita alegria no Carnaval, que por ser uma grande festa está recebendo o mesmo incentivo dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Maciço do Morro da Cruz, na região central de Florianópolis, é um ótimo ponto de referência para as pessoas que visitam a ilha. De lá se pode ter uma visão geral das duas baías, das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Nos últimos anos, o local foi urbanizado, com ruas interligando as várias comunidades que compõem o maciço. Recebeu também obras de esgoto e habitação e um ponto de observação da polícia para garantir segurança às comunidades.
Nas dunas da Joaquina e do Santinhho, os caçadores de emoção podem aventurar-se com o sandboard. A adrenalina de surfar e curtir a paisagem de um deserto, que é quase impossível de imaginar nessa região de contrastes e cores, é sensacional.
A lagoa da Conceição também reserva muitas surpresas. O kitesurf e o windsurfe são os esportes preferidos dos visitantes dessa que é a maior lagoa da ilha de beleza ímpar.
No Pântano do Sul o turista pode apreciar a boa culinária e deliciosos petiscos no Bar do Arantes, e ainda deixar o seu registro em papel na parede ou pendurado no teto. É um lugar interessante onde o cliente vai ser sempre lembrado.
Para quem gosta de ostras, o lugar certo é o Ribeirão da Ilha, que serve as melhores ostras da região.
O Riozinho é o novo point da galera, no leste da ilha.
Em Canasvieiras, o fluxo de estrangeiros é intenso na alta temporada, pois aquela é uma linda praia de águas verdes e calmas.
Trilhas, pescas e passeios de barco também são boas opções para quem quer um passatempo diferente em Florianópolis.
Em Jurerê Tradicional e em Jurerê Internacional os veleiros e lanchas do Iate Clube de Santa Catarina dão um toque sofisticado ao visual.
Em Naufragados a pesca da tainha, através da rede de arrasto jogada ao mar pelos pescadores, é um espetáculo à parte.
No continente, o parque de Coqueiros é o ponto de encontro para quem quer praticar caminhada, futebol ou divertir-se com as crianças.
A Beira-Mar Continental, que já encanta os moradores do Estreito, em breve vai melhorar o trânsito e promover mais desenvolvimento.
Florianópolis, enfim, é um centro de turismo internacional, que une conforto e luxo com muita natureza e lindas praias. Por tudo o que a cidade tem a oferecer, o número de turistas que visitam a capital catarinense só vem crescendo a cada ano, e isso é um bom sinal.
Hoje Florianópolis compreende a parte continental e a ilha, com uma área de 672km² e com uma população de 421.203 habitantes, conforme o Censo 2010 do IBGE. A cidade tem a sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. E atualmente a indústria de desenvolvimento de novas tecnologias é a que mais tem contribuído para a economia do município.
Por tudo isso quero parabenizar o grande gestor deste município, que é o nosso prefeito Dário Berger, pelos 285 anos de Florianópolis e também pela belíssima programação, que inclui desde show, maratona fotográfica, Campeonato Brasileiro de Motonáutica, regata, prova ciclística, a tão esperada inauguração do trevo da Seta - obra de R$ 16 milhões -, a revitalização da Beira-Mar Norte, a construção de 19 habitações unifamiliares no Morro do Céu, assim como a construção de 31 unidades na rua José Boiteux, além da construção de um galpão de reciclagem e de muitos outros investimentos pela ilha, continente e praias desta cidade maravilhosa, que é Florianópolis."
Poderia falar muito mais, mas estando com o meu tempo esgotado, quero parabenizar, sim, os florianapolitanos que nasceram aqui, que aqui deixaram o seu umbigo, mas também aqueles que adotaram Florianópolis para viver, este pedacinho de terra perdido no mar, este pedacinho de terra de belezas sem par.
Parabéns, Florianópolis! Parabéns a todos nós!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)