Pronunciamento

Ada De Luca - 032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 02/12/2008
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - (Passa a ler.)
"Sr. presidente, colegas parlamentares, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, nosso estado vive uma tragédia sem precedentes. As histórias de perda, de dor e de desespero se multiplicam a cada dia, enquanto não cessam os esforços para salvar vidas e reconstruir. O que se destaca neste cenário de luto e de destruição é a força para recomeçar e a solidariedade do nosso povo.
E esse é o retrato do povo catarinense.
Quero agradecer a todos os que estenderam a mão para ajudar, doando roupas, comida, água e todo tipo de mantimento para as famílias vítimas das fortes chuvas.
Até o momento, a campanha promovida por esta Casa, através da comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher já encaminhou para o Parque da Marejada, em Itajaí, e para Ilhota mais de 20 toneladas em doações, que ainda continuam chegando.
Muito obrigada! Em pouco tempo a sociedade respondeu prontamente aos apelos que fizemos nesta tribuna.
Mas o trabalho não pára por aqui: vamos continuar com o posto de arrecadação instalado no hall da Assembléia Legislativa. Aproveito, inclusive, para passar a relação do que está sendo considerado mais urgente: produtos de higiene pessoal, material de limpeza, produtos infantis e roupas de cama. A lista dos principais produtos que estão em falta nos 13 municípios em estado de calamidade pública inclui sabonete; escova de dente; creme dental; papel higiênico; cotonete; xampu; pente; toalha de rosto; absorvente; fralda geriátrica; vassoura; rodo; pano de chão; balde; sabão em pó; água sanitária; saco de lixo; fralda infantil; bico; mamadeira; vela; fósforo; colchão; travesseiro; cobertor; prato e copo de plástico, afora lonas plásticas.
É importante focarmos nossas contribuições!
Mas, senhoras e senhores, no último domingo comovi-me, não como parlamentar, mas como cidadã brasileira, assistindo a um telejornal, quando um pai, desolado com a tragédia, abraçou a filha de apenas oito anos e disse 'Este vai ser o nosso Natal', referindo-se ao abrigo onde está morando com outras famílias. Ao lado, outra criança, também de uns oito anos, fitava-o com olhinhos opacos, sem brilho nenhum e acompanhava tudo com tristeza.
Aquela menina, assim como milhares de outras crianças que estão nos abrigos, já não tem mais o quintal de casa para brincar e muito menos brinquedos. A chuva e a lama levaram tudo. Essas crianças perderam, sim, seus brinquedos, mas não perderam os sonhos e continuam esperando a chegada do Papai Noel!
As crianças sentem as perdas familiares, percebem o ambiente de tristeza, mas não têm noção total de uma tragédia. Não sabem que um porto deixou de operar, que fábricas estão paradas, que há milhares de desabrigados... Tudo isso está muito distante do seu imaginário. Elas continuam esperando o Natal!
A essas crianças, que em meio à catástrofe continuam sonhando, estou dando início a uma campanha para arrecadação de brinquedos novos e embalados. Sei que todos os anos esta Casa se mobiliza, por iniciativa do cabo Andrade, em função de uma coleta de brinquedos para o Natal de crianças carentes. E convido o cabo Andrade e todos os servidores desta Casa, todos os deputados, as pessoas que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, a participarmos juntos, para conseguirmos levar um pouco de alegria não só para as crianças, mas para os pais, que também ficarão felizes.
Vamos fazer o maior 'Natal Solidário' da história! No momento em que vivemos a maior catástrofe da história de Santa Catarina e que estamos com mais de 78 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, apelo ao sentimento humanitário para a doação de brinquedos novos e já embalados, se possível.
Se cada um de nós, deputados, funcionários e telespectadores, fizer um pacotinho e trouxer, quantas daquelas crianças terão pelo menos um motivo para rir na noite de Natal. E nós, que não fomos atingidos por essa desgraça, estaremos não tranqüilos, mas com o sentimento de um mínimo de participação do Natal daquelas crianças.
A Campanha Solidária continuará a receber outros produtos, mas a partir de agora também peço uma boneca, um jogo educativo, uma bola, um carrinho, um livro de histórias, que provavelmente serão os únicos presentes de Natal daquelas crianças. Assim como as doações recebidas até agora, os presentes também serão encaminhados para as áreas atingidas, em nome de todos os catarinenses.
A idéia é esta: traga também um brinquedo novo e faça uma criança sorrir neste Natal!"
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)