Pronunciamento

Ada De Luca - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/11/2014
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Boa tarde, sr. presidente, membros da Mesa, caros colegas deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital e imprensa em geral.
(Passa a ler.)
"Venho ocupar a tribuna na tarde de hoje, sr. presidente, com satisfação, para fazer um relato da visita que fiz e pude constatar a realidade, de como está o Hospital Filantrópico São Donato, em Içara. Mesmo passando por dificuldades financeiras, o São Donato tem sido referência para toda a região da Amrec, já que atende boa parte dos municípios vizinhos que não possuem pronto atendimento e emergência no período da noite. Contudo, parte de Criciúma, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Forquilhinha, Balneário Rincão, entre outros, também se beneficiam.
O bom conceito do hospital tem se dado não apenas pelo atendimento de qualidade, mas também, pela estrutura reformulada. Com quartos novos, acessibilidade para os usuários, pronto atendimento, emergência 24 horas e conforto oferecido pelo SUS."
É difícil vir à tribuna para elogiar, mas eu estou aqui elogiando e parabenizando porque eu vi, ninguém me contou.
(Continua lendo)
"O hospital conta com 71 leitos que funcionam a pleno vapor. Para um município com 50 mil habitantes, esta quantidade de vagas ainda é insuficiente, e o desafio para a gestão do hospital é aumentar o nível de eficiência e agilidade de forma muito maior do que é prestada hoje.
Falando ainda em estrutura, em agosto passado, fiz uma visita ao hospital e pude conhecer, em primeira mão, os novos 'quartos humanizados' e os achei fantásticos! Quem entra num quarto desses pensa estar visitando um leito de hospital particular. Com camas mais confortáveis, TVs modernas com sinal digital, ar-condicionado e poltrona reclinável para os acompanhantes.
Tudo isso para que, com mais conforto, o paciente tenha uma recuperação melhor e mais rápida. Por enquanto apenas dois quartos tem esta adaptação, porém a intenção do Hospital São Donato é, aos poucos, aumentar gradativamente o número de quartos humanizados até chegar a sua totalidade. O paciente não gasta absolutamente nada, tudo é custeado pelo Sistema Único de Saúde.
Recentemente a instituição bateu a meta de contratações. Hoje, o quadro médico de enfermagem e o administrativo estão completos e, com essas contratações pontuais, gera um saldo positivo tanto para o município de Içara quanto para os usuários. Os recursos que vêm sendo liberados pelo governo do estado garantirão que a entidade possa chegar ao final deste ano com qualidade e eficiência nos atendimentos.
O serviço de urgência e emergência está com dois médicos de plantão todos os dias, o que garante um melhor atendimento médico na região. O São Donato atende as mais diversas especialidades e faz vários tipos de cirurgias, entre elas, otorrinolaringologia, ortopedia, vascular, oftalmologia, porém, os atendimentos principais são na área da pediatria e obstetrícia. O Centro realiza mais de 100 partos por mês.
O município oferece forte apoio ao hospital e contribui de forma efetiva no custeio de cirurgias e tratamentos, arcando com, praticamente, todas as despesas desta ordem. Para se ter uma ideia, gasta-se, somente em anestesias, cerca de R$ 34 mil por mês. Tudo bancado pela secretaria de Saúde de Içara.
Gostaria, então, de deixar aqui os meus parabéns ao diretor do Hospital Filantrópico São Donato, Júlio César de Luca, ao secretário da Saúde de Içara, dr. Lauro Nogueira, ao prefeito Murialdo Gastaldon e ao vice-prefeito Sandro Serafim, ao secretário adjunto de Saúde do nosso estado, Acélio Casagrande, que também tem nos ajudado e feito uma bela parceira e, em especial, ao governador Raimundo Colombo pelo belíssimo trabalho que está realizando e pela belíssima parceria com o município de Içara.
Muito ainda há de se fazer, mas com zelo, transparência, comprometimento, em breve, o Hospital São Donato, de Içara, tenho certeza, será uma referência estadual."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)