Pronunciamento

Ada De Luca - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/06/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lembra sobre os R$ 300 milhões que o Estado deixará de pagar em relação à dívida com a União, e questiona onde está sendo investido esse dinheiro. Comenta que o Governo conseguiu no STF uma liminar para investir este dinheiro no combate ao Covid-19.
Diz ter feito um pedido de informação, e posteriormente questionado o Secretário Adjunto da Saúde em uma audiência pública, mas não souberam responder.
Finalmente, indagou ao Secretário da Saúde, e obteve uma resposta, que não foi boa, infelizmente, pois afirmou: "não há dinheiro novo, este dinheiro não está no nosso caixa."
Lamentando esta resposta, e insatisfeita com a mesma, procurou ver o processo junto com sua assessoria, e lá a Procuradoria Geral do Estado disse ao STF que iria fazer o investimento no combate ao coronavírus. Ou seja, na ação do STF o Estado apresentou uma lista de medidas que seriam tomadas, e agora afirmam que não têm dinheiro.
Durante a reunião com o Secretário da Saúde, disse que o Estado precisa de 713 leitos de UTI para enfrentar o pico que está por vir, mas que até agora o Estado só tem 372. Afirma que as explicações não são satisfatórias, e que a situação é incompreensível.
Finalizando, conclama seus Pares a se juntarem neste posicionamento firme com as questões que envolvem a saúde dos catarinenses, pois foram eleitos para legislar e fiscalizar. [Taquigrafia: Guilherme]