Pronunciamento

Ada De Luca - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, eminente deputado Gelson Merísio, prezados colegas parlamentares, público que nos acompanha pela TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital.
(Passa a ler.)
"Santa Catarina, em especial Florianópolis, faz os últimos acertos para receber, a partir de amanhã, o 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo - WTTC -, maior e mais importante evento do setor.
Acho que todos nós, parlamentares, políticos, temos que prestar bem atenção nesse evento e ter consciência da sua grandeza. Tenho certeza de que indiretamente estaremos trabalhando para o futuro da nossa gente.
Tenho acompanhado a formatação desse evento desde a visita a Dubai, em fevereiro passado, quando integrei a comitiva oficial que teve como fundamento as tratativas de conhecer as experiências da cidade que realizou o WTTC no ano passado. E trocamos experiências a facilitar a nós, catarinenses, o alcance do sucesso que esperamos obter com a realização desse evento.
Por isso, conclamo os nobres companheiros da Assembleia Legislativa, de toda a Mesa Diretora, todos os parlamentares, a prestarem bastante atenção nesse evento.
Nos inúmeros contatos realizados nos Emirados Árabes, o governador Luiz Henrique apresentou, difundiu, propagou e passou filmes das potencialidades catarinenses para investimentos semelhantes aos que pudemos ver nas visitas com a nossa comitiva, todos os dias, pela manhã, pela tarde e pela noite.
Antes e depois daquela missão oficial, muitos outros contatos foram feitos com outros países para divulgar o evento, que acontece para o nosso orgulho, caros companheiros, pela primeira vez na América Latina e na cidade de Florianópolis.
Visionário que é, o governador Luiz Henrique sempre tratou a questão do turismo como o eixo fundamental do seu governo. Houve ocasiões em que foi criticado, xingado, em que não foi reconhecido, chamavam-no de caixeiro viajante. E foi um caixeiro viajante que vendeu Santa Catarina aos quatro cantos do mundo. Agora o estado está colhendo os frutos.
Os mais de 700 participantes do Congresso Mundial de Turismo são aguardados por todos os ramos ligados ao turismo: empresários, estudiosos, setor imobiliário, lazer, alimentação, transportes. Todos aguardam a presença de alguns dos maiores investidores do mundo para apresentar as oportunidades e mostrar também o que Santa Catarina oferece. Em tempos de crise econômica e de cautela o nosso estado será o centro das atenções dos maiores investidores e estará definitivamente na vitrine do turismo mundial.
Este, com certeza, será um momento único e estratégico para o nosso futuro e o de Santa Catarina. São 37 projetos de alto padrão em diversas áreas, totalizando R$ 12 bilhões, que incluem marinas, eco-resorts, campos de golfe e complexos imobiliários, que serão apresentados aos investidores e poderão transformar Santa Catarina numa opção de destino internacional do nosso turismo. Aí está a essência da coisa; aí está o cerne da coisa. Com a concretização desses projetos, certamente haverá geração de emprego e renda favorecendo as famílias catarinenses com uma melhor qualidade de vida e inclusão social.
A nossa posição geográfica é privilegiada, todos nós sabemos, e já assegurou a instalação de dois grandes empreendimentos por aqui: um espanhol, em Governador Celso Ramos, e outro marroquino, em Santo Amaro da Imperatriz.
Florianópolis já é o terceiro maior centro de turismo no país, e Santa Catarina já foi escolhido como melhor destino turístico pela revista Viagem e Turismo. E com a realização do WTTC, o nosso estado tem tudo para se transformar num dos maiores e melhores polos turísticos da América do Sul. Essa pretensão audaciosa deve ser levada a sério pelos catarinenses para concretizar o nosso desenvolvimento, sem as amarras burocráticas, de forma sustentável e equilibrada.
Santa Catarina recebe - a partir desta quinta-feira - boa parte do PIB do turismo mundial e não pode perder a oportunidade de apresentar suas potencialidades, suas riquezas naturais, sua variedade cultural e gastronômica, seu atraente turismo de negócios, o alto padrão de seus resorts e hotéis de luxo e o potencial de fazer grandes negócios.
Esse evento marcará uma nova fase para o turismo catarinense. Este é o momento de Santa Catarina escrever um novo capítulo da sua própria história, voltado para um desenvolvimento turístico de qualidade internacional.
Que todos os participantes do WTTC sejam bem-vindos ao nosso estado e que os bons ventos tragam investimentos para Santa Catarina.
Como disse Mahatma Gandhi: 'Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova'."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)