Pronunciamento

Ada De Luca - 025ª SESSÃO ESPECIAL

Em 09/04/2007
A SRA. PRESIDENTE (Deputada Ana Paula Lima) - Muito obrigada, sr. Marco Aurélio, pelo belo discurso. O desafio está lançado ao Parlamento catarinense e certamente os demais colegas desta Casa farão, sim, esse bom debate.
Quero dizer também que foi pedido pelo sr. Nadir e já estamos trabalhando numa legislação aprovada por esta Casa, desafiando o governo do estado a implementá-la o mais rapidamente possível.
Não é de minha autoria, mas estamos trabalhando para que isso aconteça rapidamente, porque acredito que vai ser melhor para a transformação de homens e de mulheres de bem, dignos e com respeito a qualquer tipo de vida. Neste momento, fará uso da palavra o sr. Nadir Antônio Mussio, diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil da região de Santa Catarina.
O SR. NADIR ANTÔNIO MUSSIO - Prezada deputada Ana Paula Lima, proponente desta sessão e companheira desse projeto nos últimos tempos.
Prezado chefe dos escoteiros, sr. Marco Aurélio Romeu Fernandes, diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil.
Prezados srs. Renato Bini, primeiro-vice-presidente da União de Escoteiros do Brasil, e Carlos Frederico dos Santos, diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil, região do Rio de Janeiro.
Cumprimento ainda o sr. Sérgio Marangoni Alves, representante da diretoria da região do Paraná da área geográfica sul no Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.
Prezados diretores regionais, companheiros do dia a dia, Vanessa Cristina Melo Randig, Gilberto Bogo, Danilo Duarte de Souza, Celso Thadeu Carneiro de Menezes, José Carlos Bento, Leandro Carlos Von Ende Kruel, Cristiano Popov Zambiasi e Manoel Bento Gonçalves.
Prezados coordenadores regionais, coordenadores distritais, diretores de grupos, escoteiros e escoteiras, escotistas, lobinhos, lobinhas, sêniores, guias, pioneiros e pioneiras, pais, avós, amigos e escoteiros de todos os tempos.
Prezado Sido Gessler, nosso companheiro de uma longa temporada, nosso último presidente regional. Prezada deputada Ana Paula Lima, o movimento escoteiro, fundado por lorde Robinson Robert Schmidt Baden-Powell, em 1907, na Inglaterra, chegou ao Brasil em 1910, através dos militares que se encontravam naquele país acompanhando a construção de navios.
Em Santa Catarina o movimento chegou através do professor Curt Boett, que fundou o primeiro grupo escoteiro na cidade de Blumenau, em 13 de janeiro de 1913.
Trata-se de um movimento mundial educacional, voluntário, apartidário e sem fins econômicos. A sua proposta é o desenvolvimento da criança e do jovem dos seis anos e meio aos 21 anos incompletos, por meio de um sistema de valores que priorizam a honra com base na lei escoteira assumida voluntariamente por todos os participantes adultos e membros infanto-juvenis, e que através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre buscam fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, a fim de se tornar um exemplo de fraternidade, de lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O escotismo é o maior movimento de jovens do mundo, hoje presente em 216 países, contando com um efetivo mundial muito acima de 30 milhões. No Brasil são aproximadamente 80 mil e em Santa Catarina são quase sete mil, isso entre membros juvenis e adultos. Em Santa Catarina estão lotados em 105 grupos ativos distribuídos em 64 municípios de todas as regiões do nosso estado.
Informamos à nobre deputada que estamos em período de crescimento e expansão. Contamos, nesse momento, com 15 iniciativas de novos grupos escoteiros, sendo oito delas com autorização provisória - e isso quer dizer que daqui a um tempo muito curto será feita a fundação desses grupos escoteiros. E outras sete iniciativas estão acontecendo também já com alguns passos andados.
Celebramos, em 2013, o centenário da existência do movimento escoteiro em Santa Catarina. Muito nos honra fazer parte dessa histórica marca em que o maior movimento mundial educacional voluntário está estabelecido no nosso estado. Nesse primeiro século, sem saber ao certo quantos dele participaram, podemos, com toda certeza, afirmar que para a maioria absoluta que dele participou o movimento escoteiro foi o diferencial em suas vidas. Foram 100 anos de dedicação à complementação educacional recebida da família para crianças e jovens catarinenses, alguns com passagem rápida e outros com vida longa em nosso meio. Mas, independente de quanto tempo participaram, todos foram tocados pelo mesmo ideal: fazer sempre o melhor possível, deixando o mundo melhor que o encontramos.
Prezada deputada, estamos todos muito felizes. Este é um momento especial, único e merece ser bem vivido. Sermos distinguidos com tamanha homenagem vinda desta nobre Casa Legislativa, que é de todos os catarinenses, é motivo de orgulho para todos os escoteiros, especialmente os catarinenses. Sermos homenageados pelo centenário enche-nos de orgulho, alegria, esperança e confiança para prosseguir, a fim de que o escotismo em Santa Catarina chegue ao próximo centenário mais forte e presente na vida de milhares de crianças e jovens; e prosseguir também para levar a bom termo as ideias e os ideais dos que nos antecederam, considerando sempre os preceitos do fundador do movimento escoteiro, Baden-Powell.
Os escoteiros adultos, sra. deputada, conforme é do seu conhecimento, são educadores voluntários, e fazem-no gratuitamente. Ao fazerem sua promessa escoteira assumem espontânea e livremente o papel de coadjuvantes, pois no processo educativo do movimento escoteiro o importante são os membros juvenis, ou seja, as crianças, os adolescentes e os jovens aos quais os adultos servem de facilitadores.
O movimento escoteiro é para crianças e jovens. Não há escotismo sem a presença de um adulto preparado, e não é satisfatório o resultado da prática educativa escoteira se não satisfaz aos anseios das crianças e jovens, pois eles são os protagonistas desse processo.
Os adultos são preparados para serem os facilitadores nesse processo. Rendemos, neste momento, nossa homenagem a todos os adultos que, de maneira abnegada, dedicaram e dedicam a energia do seu tempo, muitas vezes se ausentando de suas famílias, para contribuir na formação de mais e mais cidadãos honrados.
Como seria bom, sra. deputada, amigos escoteiros e autoridades presentes, se tivéssemos adultos voluntários em abundância. Aí poderíamos ter outras milhares de crianças e jovens participando do movimento escoteiro, todos experimentando o calor de pertencer à fraternidade escoteira mundial. Este é o maior fator que nos limita aumentar a nossa participação social: a falta de adultos. Esse é o grande desafio que permeia sempre nossas metas na União dos Escoteiros do Brasil.
Não poderia furtar-me de trazer à tona que hoje, 1º de agosto, comemoramos 106 anos de fundação do movimento escoteiro. Desejamos, em nome da diretoria regional de todos os escoteiros de Santa Catarina, a todos os antigos e atuais participantes que Deus os ilumine e mantenha-os sempre fortalecidos na vivência dos valores escoteiros, procurando sempre ser referência no meio em que vivem.
Desejamos à deputada muito sucesso na sua trajetória política e nas suas preocupações que, sabemos, são constantes com as crianças e jovens. Parabéns, deputada, pela sua dedicação a essa causa que também é nossa. Pode estar certa de que quando necessitar de ajuda os escoteiros estarão à sua disposição.
Parabéns a todos os escoteiros de hoje e de sempre. Felicidades e sempre alerta para servir!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)