Pronunciamento

Ada De Luca - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Informa que, no presente ano, irá completar 70 anos, comentando que enfrentou muita luta pela democracia e pela igualdade de direitos, e que iniciou sua carreira pública lutando pela liberdade do seu pai e de outros presos políticos.
Cita que, no mês de março, vamos comemorar mais um Dia Internacional da Mulher, que são muitos anos batalhando por mudanças, conquista de direitos, mas infelizmente a velocidade de igualdade de direitos ainda é muito lenta.
Apenas em 1988, as mulheres obtiveram a igualdade jurídica plenamente garantida e, somente em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha. Menciona que os números da violência contra a mulher são alarmantes, em Santa Catarina, que também ocupa liderança em registros de ocorrência de estupros.
Destaca ser necessária mais representatividade da categoria feminina, em todas as áreas, para que as leis, que já foram aprovadas, se transformem na prática, e as novas acompanhem mudanças na sociedade.
Finaliza ressaltando que pelas gerações futuras irá continuar batalhando para por fim na violência contra as mulheres, por mais igualdade de oportunidades, no mercado de trabalho, mais apoio e acolhimento, por mais saúde e dignidade. [Taquígrafa: Ana Maria]