Pronunciamento

Ada De Luca - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Afirma que Santa Catarina é referência em relação ao sistema penitenciário no Brasil, citando que o Programa Fantástico da Rede Globo exibiu, em abril de 2018, reportagem elogiando o modelo de ressocialização dos presos e apenados adotado no estado, também sendo enaltecido pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso e Torquato Jardim, pelo atual ministro Sérgio Moro, nos seus respectivos mandatos, e pelo bispo Dom Jacinto Inácio, em visita ao Papa Francisco no Vaticano.
Relata o trabalho que realizou na Secretaria de Justiça e Cidadania, onde atuou como secretária durante oito anos. Destaca que acreditou na proposta de ressocialização como modelo de prevenção e minimização da violência no estado catarinense. Registra o reconhecimento do trabalho realizado nas penitenciárias de Chapecó e São Cristovão do Sul, e que o mesmo deve se estender a outras regiões. Ressalta que o estado é referência nacional por proporcionar aos presos atividades laborais, oportunidade de trabalho, sendo que 3,8 mil apenados se formaram em cursos profissionalizantes, e 5,4 mil no ensino médio e fundamental.
Comenta que na sua gestão, pela primeira vez, foram adquiridos uniformes para os agentes penitenciários e agentes de segurança socioeducativos, foi investido muito na aquisição de equipamentos de proteção individual, como coletes balísticos, munição e armamento, viaturas operacionais, e na nomeação de mais de 500 novos agentes penitenciários. Acrescenta que foram realizados convênios com empresas privadas, órgãos públicos e ONGs, salientando que a parceria foi fundamental, agradecendo aos governadores Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira pela participação no processo. Procede apresentação de vídeo para ilustrar sua fala.
Concluí, parabenizando o atual governador Carlos Moisés, que reconheceu o seu modelo de atuação, por estar valorizando e dando continuidade ao trabalho.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Menciona que a deputada é exemplo, com seu trabalho, para o Brasil, pois mudou a imagem do sistema prisional catarinense, tentou combater a criminalidade, revertendo a situação de alguns criminosos para voltarem ao convívio social.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Cumprimenta a deputada, falando que o trabalho é magnífico e merece de fato reconhecimento, todos os presídios brasileiros deveriam olhar para o que está acontecendo em Santa Catarina.

Deputado Dr. Vicente Caropreso (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo esforço em prol do sistema penitenciário catarinense, principalmente pelo incentivo da participação de empresas e escolas. [Taquígrafa: Ana Maria]