Pronunciamento

Ada De Luca - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/02/2008
O sr. deputado Pedro Uczai solicita a permuta de horário.
Com a cedência do horário, o próximo orador inscrito é o sr. deputado Herneus de Nadal.
(Pausa)
O sr. deputado Herneus de Nadal também solicita a troca de horário com a sra. deputada Ada De Luca, a quem concedo a palavra por até dez minutos.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, colegas deputados, público que nos assiste, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, senhoras e senhores.
(Passa a ler.)
Nos últimos dias temos visto uma grande movimentação da Oposição querendo desqualificar o governador Luiz Henrique da Silveira, a sua gestão revolucionária à frente de Santa Catarina. Querem cassar Luiz Henrique, suspender sua diplomação, paralisar o governo, tudo em nome de uma falsa moralidade. Alegam que Luiz Henrique tirou proveito da publicidade governamental e de um projeto de lei encaminhado a esta Casa que propunha a isenção de IPVA para motociclista.
O governo deu publicidade a seus atos cumpridos, dispositivos constitucionais que prevê a propaganda institucional. E a questão do IPVA que esteve no bojo da campanha também fez parte das propostas do outro candidato.
Luiz Henrique fez uma campanha ética e diferenciada de todos os demais governadores candidatos à reeleição, pois se afastou e depois renunciou ao mandato para concorrer à eleição em pé de igualdade com seu opositor. Mas essa gente que a sociedade mandou embora do poder, os escassos integrantes que ainda restam no partido, querem ressuscitar quem o povo já rejeitou várias vezes. E o pior, são covardes, pois evitam assumir a autoria da iniciativa de tentar tirar do governo aqueles que já fizeram gestão revolucionária, tirar a descentralização administrativa que está fazendo Santa Catarina crescer. Mas não podemos e não queremos retroceder.
Eles omitem a autoria da representação que está em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. Ora dizem que a autoria é do tal advogado apenado. Ora alguém se trai e deixa escapar que a iniciativa é sórdida contra a sociedade catarinense. Em alguns momentos vão dizer que o processo veio do nada, que foi geração espontânea, pois ninguém mais quer assumir a autoria.
Olhem, para mim são todos caras-de-pau! Por vezes, creio eu, que até passem óleo de peroba para deixar suas carecas brilhando. Por quê? Porque não têm luz própria. Inclusive, ainda esta semana o advogado da outra parte, que se diz delegado da coligação, que representa o partido do interessado maior nesta ação, traiu-se num programa de televisão. Primeiro disse que era autor do processo, depois disse que a autoria era da coligação. É como eu digo, vai virar geração espontânea.
Pior ainda do que mentir foi insinuar - eu também sou advogada - a possibilidade de compra de voto de ministros do TSE. Isso é crime. Insinuar isso, quando o tal advogado rebatia o nosso eminente colega de bancada, deputado Edson Piriquito, é violência. Essa gente precisa ser desmascarada! Eles querem ganhar no tapetão, querem novamente colocar as mãos nos cofres públicos. Esquecem que já foram derrotados várias vezes por Luiz Henrique e que perderiam novamente, tranqüilamente, se hoje houvesse eleições. Se hoje houvesse eleições, companheiros, você que está em casa sabe que sairíamos às ruas, mais aguerridos, com mais vontade ainda, e que eles sofreriam mais uma derrota esmagadora.
O povo é sábio. É tão sábio que o celular dessa gente está criando mofo. E com isso eles não se conformam. Mais ninguém chama em seus celulares, pois caíram no desprezo da população. Estão esquecidos; por isso, tentam criar novos fatos.
O povo é sábio e distingue muito bem quem faz um governo inovador, realizador, diferenciado, descentralizado, transparente e, que é o mais importante, coerente com a palavra e o ato, pois essa é a grande dignidade do político.
Assim sendo, estamos, o nosso governador, juntamente com o seu vice Leonel Pavan, realizando um governo inovador e descentralizador por toda Santa Catarina, e tenho certeza de que a justiça há de prevalecer."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)