Pronunciamento

Ada De Luca - 040ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 07/12/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, deputado Moacir Sopelsa, colegas parlamentares, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital.
(Passa a ler.)
"Assomo a esta tribuna, na tarde de hoje, para apresentar dados estatísticos, deputada Professora Odete de Jesus, sobre a participação da mulher na política, em especial das mulheres que fizeram parte da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar.
Quero mostrar como foram guerreiras e quanto foram importantes e decisivas no resultado das eleições de 2010.
Vale lembrar que do total de eleitores do estado de Santa Catarina, dos 4.538.975, 51% são mulheres, ou seja, há 2.315.148 mulheres contra 2.223.827 homens, conforme o último processamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral sobre o perfil do eleitor, em 1º de outubro de 2010.
Quero destacar que os nove partidos da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar - DEM, PMDB, PSDB, PPS, PTB, PSC, PSL, PRB, PTC - têm um total de 399.924 mil filiados, sendo que 166.729 mil são mulheres e representam 41% das filiações.
O meu partido, PMDB, tem o maior número de filiados, num total de 153.577, do qual 40% são mulheres, ou seja, há 61.052 filiadas.
As candidatas a deputada federal Carmen Zanotto, Romanna, Geovana, Glaci, Margarete, Luciane, Nadir, Rosalina, Gilsara, Silvania, Kamylla, Carolina, Vanir, Cleusa, Silmara, Aida, Aparecida, Sônia, Salete e Tassiana deram seu suor, a sua garra na busca de votos, é obvio que para si, mas elas foram importantes. Elas tiveram uma importância muito grande, deputada Professora Odete de Jesus, e fizeram no total 186.867 mil votos para deputada federal, ou seja, 5,59% do total dos votos válidos e 10,29% dos votos que recebeu o governador Raimundo Colombo para se eleger no primeiro turno.
Infelizmente para deputada federal nenhuma foi eleita, mas o trabalho foi digno de glória e de elogio, pois trabalharam pela vitória da coligação.
Nossas candidatas a deputada estadual, Dirce, Rose, Thati, Clarice, Salete, Maria Lucia, Roseli, Rejane, Janice, Shirley, Angela, Dolores, Henriette, Vilma, Irene, Keli, Ana Luisa, Maria do Socorro, Mara Inês, Angelita, Ana Maria, Vera Lucia, Dulacira, Elizabete, Laura, Sandra, Maria de Nazaré, Françuellen, Fernanda, Mara Gorete, Fátima, Albertina, Izabel Cristina, Thuany e Francini, foram multiplicadoras e verdadeiras cabos eleitorais, que bateram de porta em porta pedindo voto, mobilizando pessoas, organizando comícios, reuniões. Fizeram trabalho de formiguinha para atingir um único objetivo, eleger o futuro governador de Santa Catarina.
Assim, as 36 candidatas a deputada estadual, deputado Antônio Ceron, fizeram 131.364 votos, ou seja, 3,72% do total dos votos válidos e 7,23% dos votos que recebeu o governador Raimundo Colombo para, literalmente, repito, se eleger no primeiro turno. E de todas as candidatas a deputada estadual nesta eleição, a única da coligação que se elegeu foi esta deputada, com 41.906 votos, e que assoma à tribuna para demonstrar o quanto o segmento feminino foi importante - e que seja valorizado e respeitado por todos os órgãos que compõem o governo - para eleger Raimundo Colombo governador, no primeiro turno, e eleger, sim, os dois senadores: Luiz Henrique da Silveira, com uma vitória extremamente maravilhosa, e Paulo Bauer.
Para dizer que a participação das mulheres foi importante para eleger o governador no primeiro turno, estou embasada nos números, pois Raimundo Colombo se elegeu com 1.815.304 de votos, portanto 52% de votos válidos, e as candidatas a deputada federal e estadual fizeram 10,29% e 7,23% dos votos que ele recebeu, respectivamente.
Portanto, essas mulheres, além de garantirem o registro na chapa, que é importante, deputada Professora Odete de Jesus, cumprindo a lei das cotas, também garantiram a vitória de Raimundo Colombo e de Eduardo Pinho Moreira no primeiro turno, resultado que surpreendeu até a própria coligação.
Faço questão de mostrar, neste pronunciamento, a importância da mulher, o que só é visto e percebido talvez por nós, mulheres. Quero com isso parabenizar todas as mulheres que, como candidatas ou não, estiveram envolvidas na campanha eleitoral de 2010. Foi muito importante a colaboração de todas, e continuaremos lutando para ampliar e conquistar mais ainda os nossos espaços.
Vamos mudar, sim, um dia, o rumo da história. Lutaremos sem esmorecer, até a importância da nossa participação política ser devidamente reconhecida, não só para cumprir cotas ou entregar santinhos, pois queremos somar e contribuir para uma sociedade mais justa, humana e igualitária.
Para encerrar, cito John Kennedy, que dizia: 'A liberdade política é a condição prévia do desenvolvimento econômico e da mudança social'."
Muito obrigada.
(SEM REVISÃO DA ORADORA)