Pronunciamento

Ada De Luca - 055ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2014
A SRA. DEPUTADA ADA FARACO DE LUCA - Sr. presidente, membros da Mesa, caros colegas, telespectadores, ouvintes da Rádio Alesc e imprensa em geral, o deputado Valmir Comin acabou de falar sobre o mesmo assunto que vou me reportar. Retorno a essa tribuna na data de hoje, para dar continuidade ao tema tratado no meu último discurso aqui na sessão plenária. Trata-se do passo que está se dando para o desenvolvimento da região carbonífera, no sul do nosso estado: o processamento do carvão.
(Passa a ler.)
"Na última segunda-feira o governador Raimundo Colombo e sua comitiva estiveram em reunião com um grupo multinacional, a TransGas em Nova Iorque. Neste segundo encontro o grupo americano vislumbrou as excelentes oportunidades no crescimento no consumo de fertilizante pela força da agricultura, como já tinha me referido, por sermos o maior produtor de grãos e não termos os insumos e os adubos.
A linguagem do nosso eminente colega Valmir Comin é um tanto quanto diferente da minha. Com a vinda dessa empresa a força da agricultura vai realmente reagir. Nós já atingimos uma produção de 200 milhões de toneladas de carvão por safra, mas não temos a parte de adubos suficientes. Até temos, mas o preço é alto. O sul do estado está em uma região promissora de negócios relacionados ao carvão. E o fator levado em conta para o investimento em Santa Catarina é que possuímos hoje uma reserva de três bilhões de toneladas de carvão. Esses dados mostram todo o potencial ainda não explorado na nossa região carbonífera.
O projeto da unidade de fertilizantes, nitrato de amônia e uréia está pronto e prevê um investimento de mais US$ 2,5 bilhões. A TransGas, detentora da tecnologia, garante que quando entrar em atividade a empresa não causará, isso é muito importante, nenhum tipo de poluição ambiental, como se referiu aqui o deputado Valmir Comin, uma vez que não prevê a queima do carvão durante todo o processo. A construção dessa fábrica está prevista para ser concluída num prazo de 39 meses e empregará cerca de cinco mil operários, no qual ativará, sim, o potencial econômico do nosso sul do estado. Depois de pronta, terá aproximadamente 400 empregos diretos e 600 indiretos.
Estou certa ou estou errada, deputado Valmir Comin?
Como bem ressaltei na última fala, essa indústria terá a capacidade depois de concluída de produzir seis mil toneladas por dia de nitrato de amônia e uréia, componentes para produção de fertilizantes, e isso tornará nosso país autossustentável nesse segmento e economicamente falando trará representatividade e demonstrará com mais pujança o crescimento deste estado.
Como representantes do Legislativo e sendo do sul, devemos estar engajados ao estado para que o maior investimento da história catarinense realmente se concretize e se transforme em benefício para toda a sociedade, revertendo em emprego, renda, oportunidade de trabalho, novos negócios, desenvolvimento tecnológico e aproveitamento do carvão, que já foi o ouro negro.
Caros colegas de plenário, como representante do sul, em nome de toda a comunidade do sul de Santa Catarina e do estado, quero agradecer a iniciativa do governo do estado e a sua comitiva que foi a Nova Iorque e lembrar que estamos todos na luta. Vamos aguardar ansiosos pelo encontro do governador Raimundo Colombo, uma comitiva e a cúpula da TransGas com a presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 5, em Brasília."
Esperamos que o saldo seja positivo e que esse investimento realmente seja viabilizado o quanto antes. Santa Catarina e o sul agradecem.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)