Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/07/2025
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Inicia seu discurso destacando a riqueza cultural de Santa Catarina, com ênfase na prática do tiro esportivo, que considera parte da história e identidade do Estado. Exibe um vídeo em Plenário de uma vereadora de Joinville que se referia aos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) como "assassinos".
Em resposta, defendeu a atuação dos CACs, citando o papel fundamental que desempenham no controle da praga de javalis. Ressalta que os javalis causam devastação à fauna e grandes prejuízos às lavouras e plantações, sendo os caçadores a única forma eficaz de combate a essa praga atualmente. Questiona a fala da vereadora e sugere que ela se envolva com temas mais relevantes, alertando que os caçadores poderiam processá-la por imputar-lhes uma conduta criminosa.
Em um segundo momento, comunicou uma decisão judicial favorável em seu favor com denúncias feitas a professores de uma escola estadual no Muquém. Explica que todos os procedimentos foram realizados dentro da legalidade de sua função como fiscal do Estado. Dentro da mesma denúncia, menciona que um pai agrediu um professor que havia assediado seu filho na mesma escola. Reforça que a ação do pai não estaria equivocada, pois, em sua visão, qualquer pai agiria da mesma forma em defesa dos filhos. [Taquigrafia: Guilherme]