Pronunciamento

PEDRÃO SILVESTRE - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/10/2023
DEPUTADO PEDRÃO SILVESTRE (Orador) - Indaga ao senhor Presidente se regimentalmente é possível convidar outro Deputado para compartilhar a tribuna, porque gostaria de chamar o Deputado Repórter Sérgio Guimarães para dividir a tribuna neste momento, representando a união da Casa em defesa da população catarinense. Convida também o Deputado Mário Motta para participar, mostrando assim que a Alesc está acima de ideologias, partidos e divergências, para conquistar algo que muda a vida de milhares de pessoas. Refere-se ao contorno viário da Grande Florianópolis, uma obra que está completando aniversário, e é algo extremamente revoltante. Registra que esteve no local, constatando que a obra caminha num ritmo lento propositalmente, e a ANTT continua em silêncio.
Convida o Deputado Repórter Sérgio Guimarães para fazer uso da palavra e mostrar a indignação do catarinense e a atitude da Casa Legislativa em defesa das pessoas.
DEPUTADO REPÓRTER SÉRGIO GUIMARÃES - Diz que hoje é um dia de festa que começou lá nas obras intermináveis do contorno viário, onde teve bolo, balão, confete, drone e parabéns, mas só não tem o término da obra.
Repercute a charge apresentada pelo Deputado Maurício Eskudlark, que diz: "A Autopista Litoral Sul contorna os atrasos do contorno viário". Registra que já é o quinto termo aditivo celebrado entre a Autopista e a ANTT, onde a Autopista pede o "recronograma do cronograma". Considera que isto atesta a incompetência, afirmando que não vão terminar as obras em dezembro de 2023, fato este que já era sabido, mas agora, com este pacto celebrado entre a ANTT e a Autopista, só prova aquilo que todos já sabiam. Fica surpreso e questiona que ainda falam em desconto no pedágio. Afirma que não se quer desconto, mas sim a obra pronta ou a abertura das cancelas, gratuitamente, como complementa o Deputado Pedrão.
O Deputado Sérgio informa que "já entramos na Justiça Federal, tivemos uma primeira negativa aqui em Florianópolis e já estamos recorrendo no TRF4 em Porto Alegre". Pede a união de todos para cantar parabéns para a Autopista Litoral Sul, afinal são 12 anos!
DEPUTADO PEDRÃO SILVESTRE - Registra que são 12 anos de atraso, 100 mil veículos/dia transitando na região, uma população de milhões de habitantes impactada diretamente, e as cidades de Palhoça, São José, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e Santo Amaro impactadas negativamente na sua economia. Relata que os acidentes são diários com pessoas perdendo a vida, e isso significa uma involução, pois enquanto o mundo inteiro faz obras em meses, aqui em Santa Catarina, um dos Estados mais evoluídos do Brasil, tem um péssimo exemplo com essa obra que deveria ser concluída em pouco tempo e está levando muitos anos. Comenta que esse "recronograma do cronograma" pede um novo prazo para finalizar a obra e sem estipular qual é esse novo prazo. Indaga quanto mais tempo a Arteris deseja? Diz que, em 2008, a obra já começou com atraso, então da primeira publicação até hoje somam 16 anos.
DEPUTADO REPÓRTER SÉRGIO GUIMARÃES - Registra que a Autopista tem uma sede em Joinville, e outro problema sério é na região de Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí, onde acontecem filas de veículos que levam horas para transitar no trecho. Fala também do prejuízo econômico que esta morosidade causa aos que usam a BR, afastando assim os investidores do Estado. Convida todos para partirem o bolo de aniversário, inclusive os alunos que visitam a Alesc.
DEPUTADO PEDRÃO SILVESTRE - Reforça que é assustador o silencio da ANTT, que deveria estar fiscalizando e trabalhando pelo povo. Afirma que, por esta razão, está propondo em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a convocação do representante da ANTT/SC para, nesta tribuna, falar à população catarinense por que permanece muda e cega ao que está acontecendo no contorno viário da Grande Florianópolis.
DEPUTADO REPÓRTER SÉRGIO GUIMARÃES - Diz que é preciso cobrar, perturbar, porque eles faturam muito, dinheiro à vista e no débito, são mais de cem mil carros que passam ali. Então, não é falta de dinheiro, é falta de vergonha na cara! Convida os presentes para entoarem um forte "Parabéns a Você" para o contorno viário, e o Deputado Pedrão agradece a Arteris pela involução.
(Procede-se à entoação de parabéns.)
DEPUTADO PEDRÃO SILVESTRE - Agradece a todos e informa que o documento será protocolado na presente data, e espera a assinatura dos 40 Deputados catarinenses para fazer com que esta obra saia definitivamente do papel.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Discorre também sobre a cidade de Joinville, que tem uma praça de pedágio na entrada e uma na saída da cidade, onde está concentrado o maior fluxo de veículos, pois todos os estados do Norte que acessam o Sul do Brasil passam por ali. Informa que Joinville não tem nenhuma notícia sobre isso, e questiona que ações foram colocadas. Agora, há o prazo até dezembro para repactuação e haverá a tentativa de inserir, mas afirma que o anel viário para aquela cidade ainda é um sonho que nem começou. [Taquígrafa: Sara]