Pronunciamento
Kennedy Nunes - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 28/05/2015
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, gostaria de aproveitar este tempo para prestar contas, ainda, da viagem que fiz representando esta Casa, junto com a deputada Ana Paula Lima. Fomos à Alemanha, dias atrás, participar do 1º Seminário Internacional de Administração Tributária Brasil - Alemanha. Já foi exibido um vídeo sobre esse assunto do seminário, que foi parte da viagem, e agora quero exibir outro sobre a visita técnica que fizemos ao Porto de Hamburgo.
Como em Santa Catarina temos, numa linha marítima em 200km, cinco portos, ou seja, o Porto de Itapoá, o Porto de São Francisco do Sul, o Porto de Navegantes, o Porto de Itajaí e o Porto de Imbituba, este é um assunto que interessa muito ao estado.
E o Porto de Hamburgo, onde estivemos, no norte da Alemanha, é uma das maiores portas de entrada não apenas para a Europa, mas também para a logística marítima mundial.
Hoje temos uma força muito grande nessa área. Santa Catarina trouxe para cá a BMW e tantas outras empresas exatamente por essa maravilha que temos, que é exatamente a estrutura portuária do estado.
Como sempre, nas viagens que fazemos em missão pela Assembleia Legislativa, trazemos um relatório, em vídeo, para que todos possam saber como tratamos o assunto da viagem.
Assim, gostaria que a assessoria pudesse exibir um vídeo simples que fiz sobre o Porto de Hamburgo.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Sr. presidente, imaginem a minha alegria quando cheguei àquele porto. Para reprisar, o Porto de Itajaí tem 750m de área para a atracamento de carga e descarga de navios, e o Porto de Hamburgo tem 53km. Lá existem 130km de trilhos apenas para a movimentação interna dos contêineres. É impressionante! E quando chegamos a um porto desse tamanho, que atende, por vez, a 220 navios, descobrimos que o Porto de Hamburgo formou uma comissão para vir ao Brasil visitar o Porto de Itapoá e aprender técnicas modernas de logística para levar para aquele porto tão grande.
Então, quero fazer aqui uma referência muito especial ao Porto de Itapoá, e encheu-nos de orgulho quando chegamos lá e ficamos sabendo disso, porque, na verdade, Santa Catarina não é apenas essa excelência das suas indústrias, mas, principalmente, é também nessa área de exportação, de logística marítima, em que o mundo ainda continua fazendo os seus negócios pelos mares.
Foi de extrema importância essa visita técnica que eu e a deputada Ana Paula Lima fizemos. Como falei há pouco, Santa Catarina tem esse perfil de levar e buscar informação, de levar e buscar conhecimento, de levar práticas que fazemos aqui e buscar práticas que são realizadas em outras partes do mundo para que possam ser colocadas aqui.
Nesse momento, uma missão catarinense está lá na Europa, com parlamentares e líderes do governo estadual, para tratar de assuntos relacionados à nossa agropecuária também.
Então, quem pensa que sair do estado, buscar informação, levar ou trazer informação é perda de tempo, está muito enganado! Hoje, é preciso fazer isso! O governo que faz isso tem tudo para ser beneficiado. Ou os senhores acham que se não houvesse essas viagens, essa venda com a mala na mão, no bom sentido, do nosso estado, teríamos aberto o mercado, na Rússia e no Japão, de frango e de carne suína?! E precisamos fazer isso e esta Casa tem participado efetivamente dessa questão.
Por isso, mais uma vez, tenho orgulho de vir aqui fazer a prestação de mais uma das missões que recebi desta Casa, juntamente, desta vez, com a deputada Ana Paula Lima: essa viagem à Alemanha para participar 1º Seminário de Administração Tributária Brasil - Alemanha, a convite do Sindifisco, que é o Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina.
Falando nisso, volto a dizer que é importante - e o Brasil persegue o exemplo tributário da Alemanha desde a época imperial - aprender o que a Alemanha fez na crise de 2009, cortando despesas, diminuindo isenções e benefícios fiscais, colocando a casa em dia para conseguir sobreviver. E exatamente isso que precisamos fazer. E tanto vale para o governo local como também para o governo federal. É preciso cortar despesas e verificar a questão tributária para que possamos sobreviver nessa crise que estamos passando, e ainda teremos que passar por mais algum tempo, neste país.
Mais uma vez, presto contas e fico feliz em saber que Santa Catarina não é apenas conhecida como o estado que tem cinco portos operando, mas é conhecida como um estado que tem um dos portos servindo de exemplo para o mundo. E quero aqui deixar registrado os meus parabéns para o Porto de Itapoá.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Como em Santa Catarina temos, numa linha marítima em 200km, cinco portos, ou seja, o Porto de Itapoá, o Porto de São Francisco do Sul, o Porto de Navegantes, o Porto de Itajaí e o Porto de Imbituba, este é um assunto que interessa muito ao estado.
E o Porto de Hamburgo, onde estivemos, no norte da Alemanha, é uma das maiores portas de entrada não apenas para a Europa, mas também para a logística marítima mundial.
Hoje temos uma força muito grande nessa área. Santa Catarina trouxe para cá a BMW e tantas outras empresas exatamente por essa maravilha que temos, que é exatamente a estrutura portuária do estado.
Como sempre, nas viagens que fazemos em missão pela Assembleia Legislativa, trazemos um relatório, em vídeo, para que todos possam saber como tratamos o assunto da viagem.
Assim, gostaria que a assessoria pudesse exibir um vídeo simples que fiz sobre o Porto de Hamburgo.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Sr. presidente, imaginem a minha alegria quando cheguei àquele porto. Para reprisar, o Porto de Itajaí tem 750m de área para a atracamento de carga e descarga de navios, e o Porto de Hamburgo tem 53km. Lá existem 130km de trilhos apenas para a movimentação interna dos contêineres. É impressionante! E quando chegamos a um porto desse tamanho, que atende, por vez, a 220 navios, descobrimos que o Porto de Hamburgo formou uma comissão para vir ao Brasil visitar o Porto de Itapoá e aprender técnicas modernas de logística para levar para aquele porto tão grande.
Então, quero fazer aqui uma referência muito especial ao Porto de Itapoá, e encheu-nos de orgulho quando chegamos lá e ficamos sabendo disso, porque, na verdade, Santa Catarina não é apenas essa excelência das suas indústrias, mas, principalmente, é também nessa área de exportação, de logística marítima, em que o mundo ainda continua fazendo os seus negócios pelos mares.
Foi de extrema importância essa visita técnica que eu e a deputada Ana Paula Lima fizemos. Como falei há pouco, Santa Catarina tem esse perfil de levar e buscar informação, de levar e buscar conhecimento, de levar práticas que fazemos aqui e buscar práticas que são realizadas em outras partes do mundo para que possam ser colocadas aqui.
Nesse momento, uma missão catarinense está lá na Europa, com parlamentares e líderes do governo estadual, para tratar de assuntos relacionados à nossa agropecuária também.
Então, quem pensa que sair do estado, buscar informação, levar ou trazer informação é perda de tempo, está muito enganado! Hoje, é preciso fazer isso! O governo que faz isso tem tudo para ser beneficiado. Ou os senhores acham que se não houvesse essas viagens, essa venda com a mala na mão, no bom sentido, do nosso estado, teríamos aberto o mercado, na Rússia e no Japão, de frango e de carne suína?! E precisamos fazer isso e esta Casa tem participado efetivamente dessa questão.
Por isso, mais uma vez, tenho orgulho de vir aqui fazer a prestação de mais uma das missões que recebi desta Casa, juntamente, desta vez, com a deputada Ana Paula Lima: essa viagem à Alemanha para participar 1º Seminário de Administração Tributária Brasil - Alemanha, a convite do Sindifisco, que é o Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina.
Falando nisso, volto a dizer que é importante - e o Brasil persegue o exemplo tributário da Alemanha desde a época imperial - aprender o que a Alemanha fez na crise de 2009, cortando despesas, diminuindo isenções e benefícios fiscais, colocando a casa em dia para conseguir sobreviver. E exatamente isso que precisamos fazer. E tanto vale para o governo local como também para o governo federal. É preciso cortar despesas e verificar a questão tributária para que possamos sobreviver nessa crise que estamos passando, e ainda teremos que passar por mais algum tempo, neste país.
Mais uma vez, presto contas e fico feliz em saber que Santa Catarina não é apenas conhecida como o estado que tem cinco portos operando, mas é conhecida como um estado que tem um dos portos servindo de exemplo para o mundo. E quero aqui deixar registrado os meus parabéns para o Porto de Itapoá.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)