Pronunciamento

Kennedy Nunes - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/05/2014
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL, pela Rádio Alesc Digital, catarinenses presentes no plenário, quero fazer o registro da grande festa que aconteceu na cidade de Camboriú, encerrada ontem, que foi o 32º Congresso dos Gedeões Missionários da Última Hora, festa que é catalogada como turismo religioso, deputados Voltolinis, eis que agora temos a bancada Voltolini, que é maior do que quatro bancadas na Casa. Os deputados Voltolini estão tomando conta, deputado Padre Pedro Baldissera. Então, sejam bem-vindos.
Essa festa reúne em torno de 150 mil pessoas na cidade de Camboriú, comandadas pelo pastor Cesino Bernardino e toda equipe.
Quero fazer um registro especial, sr. presidente, não só ao pastor Cesino Bernardino, que é considerado o pai das missões, mas um registro especial ao dr. Heron Macelai e também ao coordenador da festa, o Wesley, porque foram os dois que comandaram mais de 1.400 mil pessoas, diretamente ligadas a esse encontro, além dos 400 funcionários da prefeitura que ficaram à disposição e envolvidos nesse encontro religioso.
Quero fazer o registro do grande apoio que a prefeita Luzia Coppi deu ao encontro, também a prefeitura municipal, aliás, a festa dos Gedeões é uma das melhores receitas do município quanto à expedição de alvarás e outras movimentações financeiras que acontecem. Os munícipes saem das suas casas para alugarem as pessoas que participam do encontro. Os hotéis de Balneário Camboriú têm a sua capacidade totalmente absorvida pelos Gedeões que vão ao encontro. E neste ano tivemos, deputado Voltolini, ônibus que foram dormir em Joinville, porque não havia, na região, mais hotéis. Pelo menos duas lotações, fiquei sabendo, dormiram em Joinville, por conta dos hotéis de toda região estarem lotados, deputada Dirce Heiderscheidt.
Tenho a grata satisfação de participar dos encontros dos gedeões desde a sua primeira edição. A minha família, deputada Dirce Heiderscheidt, foi à primeira família de Santa Catarina, na nossa convenção da Assembleia de Deus, a ser enviada a outro país como missionária. O meu pai, a minha mãe, abandonaram tudo e foram fazer missões na Bolívia e Argentina, em 1973. Vivo isso desde a minha infância e quero deixar o meu registro de mais uma edição. Dessa vez veio mais gente. Porque a prefeitura e a organização da festa tinham programado fazer uma mudança no trânsito a partir de quinta-feira, feriado. Só que, como a festa começou no dia 26, no sábado anterior, desde essa data a prefeitura já teve que fazer essa mudança para conseguir organizar o trânsito que entrava em Camboriú.
A cidade, hoje, tem em torno de 60 a 63 mil habitantes, segundo o IBGE. Imagine, deputada Dirce Heidercheidt, em dez dias ter três vezes a população da cidade andando nas ruas! Imaginem lá em Joinville termos, em dez dias, 1,8 milhão pessoas andando pelas ruas, concentradas principalmente na região central! É muita gente!
Parabéns à Polícia Militar, à Polícia Civil, à Vigilância Sanitária e ao governo do estado, que deram todo suporte para que esse congresso fosse realizado.
Parabenizo também todos que participaram do congresso. Afinal de contas, os gideões, deputado Taxista Voltolini, sustentam, hoje, 1.321 famílias em 42 países, em 18 estados brasileiros. E eles têm 64 projetos de missões.
Por isso que esta Casa, com muito orgulho, posso dizer, aprovou, no ano retrasado, a concessão, à cidade de Camboriú, do título de Capital Catarinense de Missões, exatamente por esse contexto do município que tem na festa dos gideões missionários uma de suas maiores receitas de festas e que acaba sendo usufruída pela população dos municípios vizinhos.
Mais uma vez, deixo aqui o meu registro de parabéns pela organização e realização do 32º Congresso de Gideões Missionários da Última Hora, nessa oportunidade em que mais de 50 países vieram fazer a sua representação nos dias de festa em Camboriú.
Sejam bem-vindos de novo no ano que vem todos os brasileiros e também todos os gideões internacionais que fazem parte dessa grande festa. No ano que vem estaremos esperando vocês novamente de braços abertos, porque Santa Catarina é um estado turístico e sabe acolher muito bem os seus visitantes.
Mais uma vez, parabéns ao pastor Cesino Bernardino e a toda equipe que organizaram o 32º Congresso de Gideões Missionários da Última Hora.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)