Pronunciamento

Kennedy Nunes - 107ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/11/2013
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha neste plenário e também pela TVAL, eu tenho alguns assuntos a falar, mas um deles trata do seguinte, deputado Darci de Matos: eu, v.exa., o deputado Sandro Silva e o deputado Nilson Gonçalves fomos participar de uma audiência pública realizada pela comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado Maurício Eskdlark, a pedido dos vereadores de Joinville, para ouvir essa comunidade.
A audiência pública aconteceu da forma que acho correta, ouvindo-se primeiro, para depois falar, ocasião em que um vereador colocou que está faltando gasolina para as viaturas da Polícia Militar. Isto não é verdade porque faz algum tempo que a Polícia Militar, assim como a Polícia Civil, utiliza um cartão para abastecimento em cotas. Já se passou o tempo em que a viatura tinha apenas direito a 15 litros para gastar durante o dia em rondas, e se acabasse não tinha como reabastecer a viatura.
Mas uma coisa que está acontecendo é que os carros do DEAP para transporte de presos estão tendo que vir até Florianópolis para trocar o óleo do motor. Isso tem que ser resolvido!
Falaram também sobre a questão da falta de policiais. O subcomandante da 8ª região, tenente-coronel Adilson Micheli, falou exatamente sobre o processo desse concurso de mil homens e que estão indo para lá 80 policiais. No próximo concurso irão mais 40 policiais, inclusive mais 50 contratações de agentes temporários para fazer atendimento administrativo nos batalhões, o que libera os policiais para irem para a rua.
Outro assunto levantado foi sobre a falta de veículos. Relataram que Joinville está para receber, nos próximos dias, 75 novas viaturas para fazer reposição. Recebemos mais duas caminhonetes L-200, quatro motos e foram comprados com o Fundo Municipal de Reaparelhamento da Polícia Militar e da Polícia Civil doze veículos, ou seja, uma frota.
Houve uma cobrança muito grande da falta de câmeras de vigilância eletrônica. Hoje, Joinville possui 43 e dessas somente 36 estão funcionando. É uma coisa que sei que algumas pessoas sentem quando falo, pelo menos sou o único que fala, porque Joinville elegeu para governador Luiz Henrique da Silveira e nos oito anos do seu governo não instalou uma câmera naquela cidade. As existentes hoje foram instaladas pelo ex-governador Esperidião Amin. E agora o governo do estado fez uma parceria com o município e está instalando mais de 120 câmeras. Durante o governo de Luiz Henrique não foi instalada nenhuma câmera e nenhuma escola nova foi construída. A última escola construída pelo estado foi no bairro Jardim Paraíso, construída pelo ex-governador Esperidião Amin.
Tem gente que fica louca quando falo isso, mas contra fatos não há argumentos! Essa é a verdade!
Então, fomos lá, ouvimos, trouxemos essas reivindicações, mas na verdade observamos que muitas vezes as coisas são faladas e para quem escuta parece que é verdade. Mas foi bom porque quando estava sentado naquela audiência ao lado do comandante e alguém falava alguma coisa, eu perguntava se era verdade ou não e anotava para fazer as mudanças.
Srs. deputados, quero também parabenizar o governo do estado que está inovando ao utilizar as mídias sociais como mais um veículo de informação e divulgação do nosso estado para chamar turistas e para fazer campanhas de combate à dengue, de redução de consumo de energia e de água.
Quero parabenizar todos e deixar um material para os Anais da Casa, ou seja, o artigo colocado pelo secretário da Comunicação Social, Nelson Santiago, que diz o seguinte: "Governo do estado de Santa Catarina inova ao investir em campanha de mídia on line." Ele traz aqui alguns dados interessantes como, por exemplo, as festas de outubro, o retorno positivo das mesmas e, principalmente, a análise de preços bastante diferentes aos recursos investidos na grande mídia, como na televisão, podendo alcançar públicos alvos definidos quando investimos na mídia on line.
Hoje está todo mundo acessando a internet, seja no smartfone, no tablet ou em casa. Esta é uma grande força. Tivemos nas manifestações dos meses de junho e julho o reflexo dessa força.
Por isso quero parabenizar o governo do estado e também todos os deputados que têm feito uma demonstração de apoio a um projeto de lei de minha autoria que cria nesta Casa, no Poder Legislativo, uma função para funcionários de carreira, para cuidar especificamente dessa questão das mídias sociais. Isso é muito importante.
Eu sei que cada mandato, cada deputado tem a sua mídia, mas está sendo feito pela Casa esse acompanhamento das mídias sociais. É preciso fazer com que isso não seja uma boa vontade de um funcionário, de um colega meu jornalista e sim de uma política pública de comunicação desta Casa, uma política de comunicação com certo investimento, para que possamos passar para as pessoas que vivem nas redes sociais aquilo que esta Casa está fazendo.
Para terminar, eu ontem não pude falar porque estava presidindo, mas chegando a casa, ao assistir, como tenho o hábito de acompanhar as sessões, quando possível, à sessão na TVAL, quando é feito reprise, e não somente aqui - ontem, alguns dos nossos parlamentares fizeram a defesa aqui do Partido dos Trabalhadores -, ao ouvir o rádio hoje, ao acompanhar também a sessão da Câmara federal, percebi que está havendo exageros de todos os lados! Do Supremo, da mídia e da defesa dos companheiros que estão fazendo a defesa.
Eu estava ouvindo alguns petistas fazer a defesa e fiquei com vontade, deputado Maurício Eskudlark, de telefonar para o presidente Joares Ponticelli que neste momento está tendo uma audiência com o papa Francisco, o nosso papa argentino. Ele e o vice-governador estão lá tratando da beatificação da nossa beata Albertina Berkenbrok. E eu fiquei com vontade, ouvindo a defesa dos petistas, do Genoíno, do Dirceu, de dizer assim: "Joares, fala com o papa para beatificar o Genoíno também, o Dirceu, todos esses". Porque fazem uma defesa que parece que são santos! Tinham que botar lá na lista para beatificar o José Genoino, o Dirceu e não sei mais quem!
Gente do céu, quando vemos o petista fazendo a defesa deles lá, só falta botar uma auréola na cabeça! Só falta isso!
(Palmas das galerias)
Porque parece que não fizeram nada, que são uns coitadinhos! E há uma expressão de que o santo bom faz milagre e não aparece. O santo bom dessa turma toda é o Lula, porque nunca aparece nada dele! Nunca aparece! Ele era o mandatário, mas ele não aparece. Bota lá o Delúbio, bota lá não sei quem. Mas eu ainda vou fazer essa ligação. Não sei se o papa já atendeu o deputado Joares Ponticelli, mas eu queria pedir para fazer uma relação dos mensaleiros que irão virar santos! Eu não, Deus o livre! Mas por aí alguns parece que sim!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Eu concedo um aparte a v.exa., deputada Ana Paula Lima, só não vem falar que o Dirceu é santo.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Nem v.exa. é, deputado.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Não, não sou.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Ninguém aqui é santo e nem queremos ser.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Mas eu não estou preso.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Nem queremos.
Sr. deputado, muito obrigada pelo aparte, pela sua gentileza, mas está havendo muitos exageros. Não sei se v.exa. acredita no papa, pois é evangélico, e acho que não confia no papa, mas a outra questão é a seguinte: está havendo exageros. Se v.exa. tem a liberdade, como eu e qualquer um aqui, de expressar a sua opinião foi graças a companheiros como José Genoíno e José Dirceu que lutaram pela democracia em nosso país.
V.Exa. sabe que houve um deputado neste Parlamente, o deputado Paulo Stuart, que foi cassado na época da ditadura porque não havia liberdade de expressão. Então, esses companheiros lutaram por isso.
(Palmas das galerias)
Eu não estou defendendo aqui a forma. Eu quero saber qual foi o crime, que para mim isso que está ocorrendo é crime político. E temos que ter muita atenção no que está acontecendo.
O seu telefonema para o deputado Joares Ponticelli é para ele também perguntar se o Joaquim Barbosa é também santo, porque de santo não tem nada, das arbitrariedades que ele cometeu como presidente do Supremo Tribunal Federal!
Também, sr. deputado, quero ainda fazer uma ressalva: temos que ter cuidado, porque a quem nos reportamos para as arbitrariedades do presidente do Supremo Tribunal Federal até o momento está usando aquele cargo para espetáculo imediato.
Nós temos que ter cuidado com essa situação não somente do meu partido, mas também do seu partido, para não vivermos épocas de ditadura como vivemos nos anos passados.
Os meus respeitos aos deputados José Genoino e José Dirceu, mas quero que o mensalão do PSDB de Minas Gerais, de São Paulo e de Arruda tenha o mesmo tratamento!
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Deputada, há duas coisas: em primeiro lugar, cuidado quando falar do presidente do Supremo, porque hoje é do Dia da Consciência Negra. Em segundo lugar, quem é pego com dinheiro na cueca não é santo.
Eu volto a dizer que está havendo um exagero de todas as partes, como disse no início da minha fala: da questão do Supremo, da questão da própria mídia e, principalmente, também da defesa dos petistas.
Por favor, vamos respeitar! Eu ouvi aqui a população, independentemente de credo religioso, aplaudir quando se falou dos que estão lá presos e que foram condenados pelo Supremo Tribunal de Justiça. E ouvi aqui v.exa. ser aplaudida somente pelos assessores do PT.
Então, continua sendo isto: a defesa pergunta na rua se a maioria da população está tendo a mesma visão que v.exas. estão tendo ou não.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede mais um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Não vou lhe conceder mais um aparte! V.Exa. já utilizou muito do meu tempo no seu aparte!
Então, quero deixar bem claro que está havendo um exagero. E tenho absoluta certeza de que aquilo que estou falando aqui tem o grande respaldo de toda a sociedade brasileira que queria ver, sim, isso acontecer.
Quem esteve o tempo todo roubando o estado, fazendo das pessoas a sua bandeira...
A Sra. Deputada Ana Paula Lima (Intervindo) - Onde?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Nós, com certeza, estamos falando aqui que está havendo todo um exagero. Agora, com certeza, quando ouvimos um petista fazer a defesa dos camaradas que estão lá presos, deu vontade de pedir para eles virarem santos, porque é igual quando um camarada morre: quando morre, deputado Maurício Eskudlark - e pode ser qualquer um -, vira santo! E agora é que estamos vendo isso!
Chega disso! Vamos passar a limpo esta nação que, com certeza, o povo vai agradecer!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)