Pronunciamento
Kennedy Nunes - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 26/02/2015
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados.
Eu queria fazer aqui dois relatos, um, inclusive, buscando a fala do deputado Valdir Cobalchini, que falou sobre a cabotagem, o transporte sobre trilhos. Acho que a falta de planejamento é algo muito presente na história do Brasil.
Deputado Maurício Eskudlark, nós temos uma rede ferroviária, uma malha ferroviária grande, nós temos um país de um tamanho continental com uma malha ferroviária, mas não se entende por que a polegada do norte não é a mesma polegada do sul. Não dá para entender como é que um país desse tamanho faz com tamanhos diferentes a sua malha ferroviária. A cabotagem também, nós estamos ainda engatinhando nesta questão.
Mas, hoje, mais do que nunca, nós temos que pensar esta questão do transporte por uma cultura do Brasil, não só pelo lado frio dos números, mas hoje o transporte rodoviário, sr. presidente, ele não tem só essa importância, tem uma grande importância social também.
São milhares e milhares de pessoas que dependem da cadeia do transporte rodoviário. Vai desde o motorista, passando pelo borracheiro, pelo mecânico, passando por peças, por lubrificantes, por fábricas de pneus, de carrocerias. Nós temos, aqui em Santa Catarina, uma fábrica forte de carrocerias no município de Içara. Ou seja, nós temos uma grande cadeia produtiva e social do transporte rodoviário. É muito grande. Prova disso é que só os caminhoneiros para parar este Brasil.
Em virtude disso, eu me preocupei com o whatsapp que recebi, deputado Leonel Pavan, da palavra de um dos líderes que estava ontem reunido com o gabinete da presidente. E ele disse o seguinte, deputado Mario Marcondes, ele gravou e tenho no meu telefone, que na hora em que o Jornal Nacional ontem dava o fim da paralisação, ou seja, um acerto, eles ainda estavam em reunião, e estavam com os celulares desligados para que a imprensa não pudesse fazer. Ou seja, ele coloca ali que foi uma artimanha do governo federal, que ainda estava em negociação, para dizer que tinha terminado o problema, tinham chegado a um acordo, e segundo o que eu tenho ali não chegaram.
O que me preocupou é que agora parece que a ordem é parar até os carros pequenos e ônibus, para mostrar ao governo que não é como o governo passou ontem para a imprensa. Fico preocupado com isso! Muito preocupado! Porque o desabastecimento já está acontecendo, o porto de Itapoá está fechado desde segunda-feira. Agora pela manhã, com a ação da polícia pacificadora, uma ação pacífica, houve a reabertura, o oeste está sem combustível, o leite está sendo jogado fora.
Ainda ontem um colega meu falou pessoalmente comigo que 80 mil ovos estavam sendo jogados fora, e que, se a comida para as aves não chegasse hoje, ele ia ter que abater 50 mil aves. Então, o problema se agrava.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Loenel Pavan - Deputado Kennedy Nunes, hoje debatemos, por diversas vezes, sobre esse assunto, e este deve ser o debate do Brasil. É na imprensa, é nas casas, é nos comércios, é nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas, talvez seja um dos momentos mais críticos que o Brasil está passando nos últimos anos.
Eu espero que isto sirva para alertar os governos, eu também fui governante, os governos, independente de cores partidárias. Mas alertar principalmente o governo federal para mostrar o quanto somos frágeis nos transportes. Um país que não tem outro tipo de transporte, marítimo tem pouco, de cabotagem quase não existe, exceto alguns lugares, ferrovias, numa região como a nossa, não existe.
Gostaria que essa manifestação dos caminhoneiros servisse também para alertar o governo no sentido de que invista mais em opções para o transporte.
O seu pronunciamento é importantíssimo, Esperamos que a voz de Santa Catarina encontre eco em Brasília.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado, deputado.
Mas, queria falar de coisa boa. E tenha a grata satisfação de trazer um vídeo produzido pela minha assessoria que mostra a Escola Estadual Professora Maria Amin Ghanem, que ficou fechada por três anos. E quero mostrar o perfil da nova escola que está sendo feita pelo governo aqui em Santa Catarina. Vejam que interessante.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Quero fazer esse registro, porque acompanhei a história dessa escola, a luta da comunidade, a vida dos alunos nestes três anos em que esteve fechada, do ir e vir para outros colégios, o problema com o transporte e agora vemos a qualidade da obra, os equipamentos novos.
Agora, é uma escola referência, e por isso quero parabenizar o governo do estado, a secretaria da Educação, do Desenvolvimento Regional de Joinville. Isso tudo aconteceu pelo esforço dos pais, dos professores, da comunidade que se mobilizou e exigiu do governo. É dever de o governo fazer isso. Quando se fala que o governo reformou mais uma escola, parece que apenas trocaram uma telha, e neste caso não, a reforma foi do piso até o teto, com tudo de qualidade. E quero parabenizar a secretaria do Desenvolvimento Regional de Joinville que fez a fiscalização da empreiteira para que o memorial descritivo fosse cumprido, porque muitas vezes se coloca no memorial descritivo determinados objetos com qualidade e, na execução, se não houver essa fiscalização, vem com outro tipo de qualidade.
Parabéns ao meu colega, Jorge Nascimento, que é diretor da escola, que foi meu colega de aula, e que está lá dirigindo aquela escola. Mais uma vez parabéns ao governo do estado, às secretarias envolvidas e, principalmente, à comunidade do bairro aventureiro. Somente, para imaginar, deputado Maurício Eskudlark, o bairro Aventureiro de Joinville é maior do que 168 municípios de Santa Catarina. Imagina a potência que é esse bairro e também a importância dessa escola lá.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Eu queria fazer aqui dois relatos, um, inclusive, buscando a fala do deputado Valdir Cobalchini, que falou sobre a cabotagem, o transporte sobre trilhos. Acho que a falta de planejamento é algo muito presente na história do Brasil.
Deputado Maurício Eskudlark, nós temos uma rede ferroviária, uma malha ferroviária grande, nós temos um país de um tamanho continental com uma malha ferroviária, mas não se entende por que a polegada do norte não é a mesma polegada do sul. Não dá para entender como é que um país desse tamanho faz com tamanhos diferentes a sua malha ferroviária. A cabotagem também, nós estamos ainda engatinhando nesta questão.
Mas, hoje, mais do que nunca, nós temos que pensar esta questão do transporte por uma cultura do Brasil, não só pelo lado frio dos números, mas hoje o transporte rodoviário, sr. presidente, ele não tem só essa importância, tem uma grande importância social também.
São milhares e milhares de pessoas que dependem da cadeia do transporte rodoviário. Vai desde o motorista, passando pelo borracheiro, pelo mecânico, passando por peças, por lubrificantes, por fábricas de pneus, de carrocerias. Nós temos, aqui em Santa Catarina, uma fábrica forte de carrocerias no município de Içara. Ou seja, nós temos uma grande cadeia produtiva e social do transporte rodoviário. É muito grande. Prova disso é que só os caminhoneiros para parar este Brasil.
Em virtude disso, eu me preocupei com o whatsapp que recebi, deputado Leonel Pavan, da palavra de um dos líderes que estava ontem reunido com o gabinete da presidente. E ele disse o seguinte, deputado Mario Marcondes, ele gravou e tenho no meu telefone, que na hora em que o Jornal Nacional ontem dava o fim da paralisação, ou seja, um acerto, eles ainda estavam em reunião, e estavam com os celulares desligados para que a imprensa não pudesse fazer. Ou seja, ele coloca ali que foi uma artimanha do governo federal, que ainda estava em negociação, para dizer que tinha terminado o problema, tinham chegado a um acordo, e segundo o que eu tenho ali não chegaram.
O que me preocupou é que agora parece que a ordem é parar até os carros pequenos e ônibus, para mostrar ao governo que não é como o governo passou ontem para a imprensa. Fico preocupado com isso! Muito preocupado! Porque o desabastecimento já está acontecendo, o porto de Itapoá está fechado desde segunda-feira. Agora pela manhã, com a ação da polícia pacificadora, uma ação pacífica, houve a reabertura, o oeste está sem combustível, o leite está sendo jogado fora.
Ainda ontem um colega meu falou pessoalmente comigo que 80 mil ovos estavam sendo jogados fora, e que, se a comida para as aves não chegasse hoje, ele ia ter que abater 50 mil aves. Então, o problema se agrava.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Loenel Pavan - Deputado Kennedy Nunes, hoje debatemos, por diversas vezes, sobre esse assunto, e este deve ser o debate do Brasil. É na imprensa, é nas casas, é nos comércios, é nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas, talvez seja um dos momentos mais críticos que o Brasil está passando nos últimos anos.
Eu espero que isto sirva para alertar os governos, eu também fui governante, os governos, independente de cores partidárias. Mas alertar principalmente o governo federal para mostrar o quanto somos frágeis nos transportes. Um país que não tem outro tipo de transporte, marítimo tem pouco, de cabotagem quase não existe, exceto alguns lugares, ferrovias, numa região como a nossa, não existe.
Gostaria que essa manifestação dos caminhoneiros servisse também para alertar o governo no sentido de que invista mais em opções para o transporte.
O seu pronunciamento é importantíssimo, Esperamos que a voz de Santa Catarina encontre eco em Brasília.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado, deputado.
Mas, queria falar de coisa boa. E tenha a grata satisfação de trazer um vídeo produzido pela minha assessoria que mostra a Escola Estadual Professora Maria Amin Ghanem, que ficou fechada por três anos. E quero mostrar o perfil da nova escola que está sendo feita pelo governo aqui em Santa Catarina. Vejam que interessante.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Quero fazer esse registro, porque acompanhei a história dessa escola, a luta da comunidade, a vida dos alunos nestes três anos em que esteve fechada, do ir e vir para outros colégios, o problema com o transporte e agora vemos a qualidade da obra, os equipamentos novos.
Agora, é uma escola referência, e por isso quero parabenizar o governo do estado, a secretaria da Educação, do Desenvolvimento Regional de Joinville. Isso tudo aconteceu pelo esforço dos pais, dos professores, da comunidade que se mobilizou e exigiu do governo. É dever de o governo fazer isso. Quando se fala que o governo reformou mais uma escola, parece que apenas trocaram uma telha, e neste caso não, a reforma foi do piso até o teto, com tudo de qualidade. E quero parabenizar a secretaria do Desenvolvimento Regional de Joinville que fez a fiscalização da empreiteira para que o memorial descritivo fosse cumprido, porque muitas vezes se coloca no memorial descritivo determinados objetos com qualidade e, na execução, se não houver essa fiscalização, vem com outro tipo de qualidade.
Parabéns ao meu colega, Jorge Nascimento, que é diretor da escola, que foi meu colega de aula, e que está lá dirigindo aquela escola. Mais uma vez parabéns ao governo do estado, às secretarias envolvidas e, principalmente, à comunidade do bairro aventureiro. Somente, para imaginar, deputado Maurício Eskudlark, o bairro Aventureiro de Joinville é maior do que 168 municípios de Santa Catarina. Imagina a potência que é esse bairro e também a importância dessa escola lá.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)