Pronunciamento

Kennedy Nunes - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/06/2013
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos assiste pela TVAL e pela Rádio Digital, quero fazer menção ao vereador de Joinville, o Maycon Cesar, que nos visita, vereador de primeiro mandato, que tem desempenhado sua função naquela Casa Legislativa, lá na minha cidade, escola pela qual tive a honra de passar, pois é uma grande escola a Câmara de Vereadores de Joinville.
Entendo que esse trabalho que é feito aqui torna Santa Catarina uma referência nessa atuação, por conta de inúmeras tragédias pelas quais passamos no estado, sejam elas de enchente, de seca, de furacão, de tornado. E estou falando, deputado Neodi Saretta, dos 40 anos da nossa Defesa Civil, que estão sendo comemorados neste ano.
À época, em 1973, o governador era Colombo Salles. E através de uma visão extraordinária que teve ele criou a Defesa Civil, justo em 1973. E em menos de um ano depois ela já precisou fazer o seu papel, seu primeiro trabalho, na grande enchente de Tubarão, em 1974. De lá para cá uma série de eventos até catastróficos foram sendo registrados, fazendo com que Santa Catarina envolvesse todo o seu povo, num momento de solidariedade tão fantástica, que nos trouxe, infelizmente por um lado e felizmente por outro, esse know how que temos com relação à proteção civil.
Peço que seja colocado um vídeo que foi rodado ontem na cerimônia de entrega de algumas condecorações, que faz o registro desses 40 anos da Defesa Civil aqui no estado de Santa Catarina.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
Esse é um vídeo que achei extremamente importante, sr. presidente, trazer e deixar registrado na Casa, até porque mostra que, de tempos em tempos, estamos sofrendo alguma situação com relação ao clima em nosso estado.
Esta Casa, nesta legislatura, decidiu criar uma comissão permanente de Proteção Civil para envolver os 40 deputados, os funcionários da Casa, como também a Escola do Legislativo, para que não possamos ficar simplesmente acompanhando o processo, mas, sim, fazer parte de todo esse processo. Até porque quando acontece algum efeito climático, nós, deputados, somos acionados porque estamos lá e precisamos levar ajuda.
Então, quero deixar aqui esse registro que aos 40 anos da Defesa Civil este Poder está participando efetivamente desse processo, agora, sob a presidência do deputado Jean Kuhlmann, na comissão de Defesa Civil. Eu fiquei nos dois primeiros anos, desde a sua fundação, mas agora me deram a missão de ocupar a Mesa, mas fico muito contente em poder participar e ver que a comissão de Defesa Civil está atuante nesse processo de busca de solução.
Quero fazer aqui um registro digno de ser feito em relação ao governo do estado através do governador Raimundo Colombo que tem se empenhado para prever o futuro. Está sendo colocado aqui o radar meteorológico que vai nos dar condições de ter alguma antecipação dos fatos.
Faço aqui também um registro positivo da prefeitura de Itajaí, que lançou um sistema, presidente, em que agora os cidadãos de Itajaí que se cadastrarem nesse sistema poderão receber, através do telefone celular, mensagem dizendo da altura do nível do rio Itajaí, ou seja, isso é informação.
Lembro-me de que na última enchente, quando ainda era presidente da comissão de Defesa Civil, estávamos passando pelas cidades do vale do Itajaí. E ao chegar a Itajaí, lembramos o que aconteceu no Rio de Janeiro, quando o prefeito saiu com o carro avisando que vinha uma grande chuva, para que as pessoas pudessem sair das regiões perigosas. Na última enchente o prefeito, à época, Jandir Bellini também fez o mesmo, ou seja, colocou o carro de som avisando que vinha água, porque a água estava descendo do alto vale, e isso acabou ajudando muito as pessoas.
Assim, prevenção é a palavra chave quando se trata de Defesa Civil, ou seja, prevenir, alertar, pois não adianta ficar sabendo na hora do evento.
Então, parabéns ao governo do estado, que está fazendo esse trabalho forte junto com o banco Jica, do Japão, para que possamos ter aqui tecnologia de ponta, para que possamos prever essas situações que acabam trazendo tantas dificuldades para Santa Catarina.
Srs. deputados, sei que o meu registro leva a assinatura dos 40 deputados desta Casa, pelos 40 anos da Defesa Civil. O meu registro positivo às entidades governamentais, ao Exército brasileiro, que faz um trabalho fantástico neste momento, aos bombeiros voluntários, aos agentes da Defesa Civil, às organizações não governamentais, como o PXC, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e tantas outras, ou seja, ao voluntariado que é o elenco que torna a Defesa Civil, esse trabalho de voluntariado e de construção tão bonito como o que é feito aqui.
Parabéns mais uma vez ao agora secretário de Proteção Civil, Milton Hobus, que viveu há pouco tempo essa grande dificuldade em sua cidade natal, Rio do Sul, que agora pode socializar a experiência que tem junto à secretaria de Defesa Civil do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)