Pronunciamento

Kennedy Nunes - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2014
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES -Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, público presente, recebi um vídeo que está rodando na internet, através de um e-mail, que me trouxe preocupação, publicado no dia 02 de março, que já está com mais de 28 mil views. Foi publicado por Flávio Passos, mostrando uma entrevista ao canal Kim Kataguiri, pela professora de Chapecó, Ana Caroline Campagnalo, na qual faz uma denúncia, que considero uma bomba quando se trata de escola pública estadual em Santa Catarina.
Não sei se o governador, o secretário ou a secretaria da Educação têm conhecimento sobre o assunto, mas o que ela fala nesta entrevista é algo muito forte com relação ao que está acontecendo no nosso estado na educação pública, que será motivo de um pedido de informação de minha autoria. Mas neste momento solicito à assessoria que rode este vídeo aqui para que possamos ouvi-la e depois comentarmos o assunto.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
Vou falar o quê? Isso para mim é o cúmulo, é um absurdo, não porque seja de esquerda ou de direita, mas porque escola não é ambiente de doutrinação, mas de formar um bom cidadão. E estou falando aqui diante do presidente desta Casa, deputado Joares Ponticelli, que é um professor. Não sei qual é a avaliação que ele faz disso que ouvimos, mas isso não pode acontecer em Santa Catarina!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Quero dizer que estou tão surpreso quanto v.exa., até porque ouvimos muito falar em professores com tendências extremistas, de esquerda extrema e tudo mais, mas não imaginava que isso fosse objeto de uma coisa oficial e tão escancarada. Imaginava que isso fosse mais dentro da sala de aula, mas no currículo escolar, a conversa aberta? Já estamos chegando nesse nível? Aonde nosso país quer chegar? Será que vamos transformar o Brasil num país bolivariano, num segmento de Cuba? O que está havendo? Que coisa mais absurda! Acho que o assunto não pode ser apenas objeto de um pedido de informação, mas deveria ser levado à própria comissão de Educação desta Casa, para tratar deste assunto com mais profundidade e levar esse vídeo pessoalmente ao governador para que ele assista na sala de trabalho e saiba o que está acontecendo.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Assisti esse vídeo porque o recebi por e-mail de um cidadão catarinense que perguntou se sabíamos o que estava acontecendo na educação do nosso estado. Logo imaginei que fosse uma questão de fechamento de escola, o que é quase uma questão, infelizmente, comum, mas quando vi me preocupei, e decidi trazer esse assunto a esta Casa, porque precisamos fazer alguma coisa, não por ser uma questão de esquerda ou direita, mas pelo fato de não podermos conceber que a escola tendencie para um lado ou para outro. Essa não pode ser uma prática de governo, essa não pode ser uma proposta curricular.
Precisamos, sim, trazer essas pessoas envolvidas, o secretário da Educação para discutir. Estamos falando de educação pública e não pode acontecer isso. Tenho certeza de que esse assunto vai render mais ainda.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)