Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2008
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, convido v.exa. e todos os parlamentares que se encontram na Casa e a sociedade catarinense para que prestigiem a Oktoberfest, a primeira das festas de outubro, que com certeza dessa vez, com muita alegria, vai animar Santa Catarina. E o povo de Blumenau, de braços abertos, tem vontade de receber os brasileiros nessa festa.
Desejo cumprimentar os deputados estaduais que concorreram nessa eleição, independentemente de resultado, pois tiveram a oportunidade de colaborar com a democracia, dando oportunidade para que cada cidadão escolhesse quem vai governar a sua cidade.
A grande vantagem do processo democrático é dar direito para que o cidadão, para que cada pessoa possa decidir. O voto, seja do pobre, do rico, do branco, do negro, da mulher, do homem, do jovem, do idoso, tem o mesmo valor, para todos é igual. Por isso, é importante a festa da democracia; por isso, é importante a participação de cada um. E quero aqui, na pessoa do deputado Jandir Bellini, que fez uma campanha limpa, séria, honesta, íntegra, mostrando que é assim que se ganha uma eleição, cumprimentar todos os candidatos de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Jandir Bellini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Jandir Bellini - Obrigado, deputado Jean Kuhlmann. Pedi esse aparte para agradecer as suas palavras, as palavras do deputado Dado Cherem e convocá-los para que nos represente nesta Casa, juntamente com o deputado Lício Mauro da Silveira, que vai assumir na minha ausência.
Quero aproveitar também para dizer ao povo de Santa Catarina que estaremos sempre à disposição. E aqueles que votaram no deputado Jandir Bellini, com certeza, saberão que terão em Itajaí uma pessoa amiga que quer o melhor para todos nós.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Agora sim, deputado Jandir Bellini, quero dizer que em Itajaí existe um porto seguro para todos os catarinenses.
Quero parabenizá-lo e parabenizar também os candidatos a vereador, a nossa vice-prefeita Dalva, parabenizar todos que disputaram a eleição. E como deputado do Democratas, o único deputado estadual de todo o vale do Itajaí, do nosso partido, quero agora, de uma forma muito especial, cumprimentar todos os candidatos do Democratas que disputaram essa eleição, aqueles que se elegeram, aqueles que não se elegeram.
Eu considero, srs. deputados, que todo cidadão que independentemente do resultado das eleições coloca o seu nome à disposição do povo numa eleição merece um elogio, porque não é qualquer pessoa que tem a coragem de colocar o seu nome à disposição numa eleição. Quem coloca o seu nome já está colaborando para um processo democrático salutar, já está colaborando para que o povo possa optar e ter o direito de escolha, porque a pior coisa é quando o povo não tem nem o direito de escolha. E quando o povo tem esse direito, ele tem que exercer, porque isso é salutar para a sua cidade. E não só durante a eleição, tem que exercer também depois, cobrando do eleito, independentemente se ele votou ou não na pessoa, se ele elegeu ou não o seu candidato, mas ele tem que cobrar de quem está eleito, porque este vai ter que governar para todos os cidadãos do seu município.
Com relação ao Democratas, quero aqui, de uma forma muito carinhosa, dar um abraço àquelas pessoas que disputaram as eleições, nos prefeitos que se elegeram no vale do Itajaí, no meu amigo Moacir Polidoro, que se elegeu prefeito de Ascurra, no sr. Duílio Gehrke, prefeito de Ibirama. Em Jaraguá do Sul, a nossa amiga Cecília Konell também se elegeu de forma muito bela, assim como a Martina, em Lontras. Realmente, as mulheres estão mostrando o seu papel, o seu trabalho.
Em Rio do Campo, o prefeito Duda foi reeleito, depois de um grande trabalho. E quero parabenizá-lo, porque contra tudo e contra todos, evitando entrar numa briga, que não era uma briga salutar, que era uma briga muitas vezes desleal, ele mostrou o seu potencial e reelegeu-se prefeito, mostrando que na política temos que mostrar seriedade, o que se faz de bom para ganhar uma eleição e não ficar falando mal dos outros.
O prefeito Milton Hobus, de Rio do Sul, foi eleito com 80% dos votos da cidade. Deu um banho. O seu concorrente chegou a renunciar um dia antes, porque teve medo de disputar a eleição, usando artifícios e artimanhas, mas o prefeito Milton Hobus foi lá e mostrou, deu exemplo e ganhou as eleições, com cerca de 80% dos votos.
No município de Salete, o meu amigo Juares de Andrade venceu. Em Trombudo Central, o sr. Sílvio Venture, com muita determinação, com humildade e simplicidade, ganhou a eleição. E em Vidal Ramos, o Nabor reafirmou o seu compromisso de ganhar essa eleição.
Agora, quero de uma forma muito especial, não podia deixar de fazer isso nessa tarde, cumprimentar os vice-prefeitos eleitos, todos os prefeitos de Santa Catarina, o prefeito João Paulo Kleinübing, de Blumenau, que demonstrou acima de tudo, srs. deputados e sociedade catarinense, muita habilidade, numa composição de partidos políticos que queriam a continuação de um governo de sucesso na cidade de Blumenau, um governo realizador, transparente, um governo democrático.
Com muita seriedade e honestidade, em nenhum momento da campanha o prefeito João Paulo precisou utilizar argumentos contra o seu adversário ou falar mal desse ou daquele. Durante toda a campanha para prefeito, Kleinübing falou de propostas, do que fez e do que quer fazer. Mostrou seriedade, e a diferença de Blumenau de hoje de Blumenau há quatro anos. Mostrou sua capacidade de trabalho e a sua vontade de trabalhar para o povo daquela cidade.
Por isso, faço questão de parabenizar o prefeito João Paulo Kleinübing. E espero que ele possa, durante mais quatro anos, continuar trabalhando de forma séria, sincera e honesta, falando a verdade, como ele mesmo dizia na campanha: muitas vezes é preferível falar um não, mas dizer a verdade para o povo. Isso que é importante.
Enquanto os outros candidatos ficavam o tempo todo agredindo, mentindo, falando e caluniando o prefeito João Paulo, ele mostrou serenidade e em nenhum momento da campanha falou do adversário, mas o tempo todo falou das suas propostas, mostrando para os catarinenses e para nós, deputados, que ainda vale a pena fazer política de forma séria, ser honesto, ser trabalhador, acordar cedo, trabalhar até de madrugada e não se preocupar com os outros. Tenho certeza de que se cada um de nós, cada político de Santa Catarina adotasse essa estratégia de se preocupar com o seu trabalho e não com os outros, Santa Catarina poderia ser muito melhor.
Tem gente que diz que perdeu a eleição por causa da imprensa, ou coloca a culpa nesse ou naquele, esquecendo de olhar para os seus erros, para o seu umbigo, porque na hora em que o povo escolhe, ele é soberano. As pessoas têm que admitir quando perdem uma eleição por decisão do povo, mas também temos que aceitar quando o adversário ganha por decisão do povo. E a decisão é soberana. A democracia é válida não somente quando eu ganho, mas quando eu ganho ou perco uma eleição, e neste caso a democracia decidiu por mais de 63% dos votos pela recondução do prefeito João Paulo Kleinübing, que em nenhum momento se preocupou em agredir, atacar ou difamar o adversário. Sempre diferente dos outros, ficou falando de propostas e de trabalho concreto. Isso é o que queremos de um verdadeiro político. E esse recado a sociedade blumenauense deu para os políticos de Blumenau: falem de trabalho, de propostas, porque aí, com certeza, o povo vota e vai cobrar.
Esse é o papel do político de verdade! Por isso, quero parabenizar o prefeito João Paulo Kleinübing que, com muita seriedade, competência, capacidade e honestidade, não se preocupou com os outros, mas apenas com o seu trabalho e com o povo de Blumenau.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)