Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente quero aqui cumprimentar todos os parlamentares e cumprimentar também, de forma muito carinhosa, o nosso eterno deputado estadual e agora prefeito João Rodrigues, que se encontra neste Poder. Aliás, ele é um grande orador e deixou saudades nesta Casa.
Prefeito, v.exa. deixou as suas marcas e a sua passagem aqui para nós é um grande exemplo, não apenas como orador, mas, acima de tudo, como um parlamentar. E hoje, da mesma forma, está mostrando a capacidade que tem para administrar Chapecó e para ser um ícone de referência catarinense na administração dos municípios.
Seja-bem vindo, prefeito!
Quero aqui também cumprimentar e agradecer a presença do meu amigo vereador reeleito de Pomerode Ricardo Campestrini, um batalhador e um lutador por aquela cidade. Trata-se de um jovem que vem demonstrando as suas marcas e quiçá um dia seja prefeito daquela cidade maravilhosa, porque conhece a sua gente, tem o seu jeito, a cara do povo de Pomerode, e está fazendo um grande trabalho nesse novo mandato como vereador.
Seja bem-vindo, vereador! Pode contar com esse parlamentar e tenho certeza de que com toda esta Casa, porque Pomerode merece o nosso carinho e a nossa atenção.
Sr. presidente e deputado Giancarlo Tomelin, já que eu aproveitei o momento para cumprimentar o vereador que está presente nesta sessão, eu quero aproveitar também para parabenizar os vereadores de Blumenau.
Nós discutimos há pouco a questão dos alimentos que, por orientação da Vigilância Sanitária de Blumenau, foram retirados da Vila Germânica do processo de doação e foram levados para incineração ou eliminação, para evitar qualquer contaminação com a população carente de Blumenau.
E os vereadores de Blumenau criaram uma comissão, na última sessão da Câmara, para justamente fazer um acompanhamento, srs. parlamentares, de todos os recursos que estão vindo do governo federal, do governo estadual e do governo municipal que são aplicados nessa questão da catástrofe. Porque muita gente fala uma coisa e faz outra, deputado Giancarlo Tomelin. Muitas vezes o governo diz que vai gastar tanto, que vai liberar tanto e na hora do vamos ver, na hora de liberar o dinheiro de verdade, na hora do dinheiro chegar na obra da comunidade, não chega nenhum décimo! E aí vem aquela história da burocracia para cá, burocracia para lá, e quem sofre é a população mais carente e mais humilde deste estado, deputado Ismael dos Santos. Quem sofre é aquele cidadão lá na ponta, que precisa da casa e não tem acesso a ela porque a burocracia de Brasília, ou a burocracia da ilha, ou a burocracia na própria prefeitura, emperra o processo para que ele seja atendido.
Por isso quero parabenizar os vereadores do município de Blumenau por criarem uma comissão especial temporária que acompanhará a entrada dos recursos para a reconstrução do município durante os próximos seis meses.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Eu só gostaria de acrescentar e até esclarecer a opinião pública catarinense sobre as promessas feitas pelo governo federal, em que até hoje apenas 16,6% efetivamente chegaram aos Cofres Públicos.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Deputado, eu quero aproveitar para, dentro do mesmo tema, agradecer ao secretário da Saúde, Dado Cherem, e ao nosso vice-governador, Leonel Pavan, pela liberação de R$ 1 milhão para a recuperação do Hospital Santa Inês.
Eu gostaria de fazer um apelo para que liberem também uma quantia parecida ou um pouco mais, quem sabe, para nos ajudar lá em Joinville, porque nós estamos virando sapos em Joinville. É uma coisa impressionante! Nós não agüentamos mais, porque a cada dois, três dias é água em cima de Joinville. E ontem tivemos novamente um alagamento fenomenal na cidade e precisamos muito da ajuda do estado, do governo federal, para resolvermos os problemas daquela cidade.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Por isso, deputado Nilson Gonçalves, eu digo que, quando utilizamos a tribuna ou quando fazemos o nosso trabalho, deputado Giancarlo Tomelin, como parlamentar, nós temos que construir. Se cada um que está aqui fizer um pouquinho, fizer a sua parte, vamos fazer a diferença neste estado em termos de resultado para as pessoas mais humildes.
Por isso, deputado Nilson Gonçalves, que eu fiz questão de vir aqui parabenizar os vereadores. Muita gente diz: "Ah, mas os vereadores não trabalham, os deputados não trabalham". Mas quando há uma iniciativa positiva dessas, eu tenho que vir aqui e parabenizar, independente de partido político!
O próprio vereador Fábio Fiedler, que propôs essa questão da criação para acompanhar os recursos que chegam ao município, conta com a participação de todos os vereadores da Câmara municipal. E isso é muito importante. E que isso seja divulgado porque quando o recurso, deputado Kennedy Nunes, vem lá do governo federal e é aplicado no município, tem que ser divulgado, independente de partido político, independente que sejam recursos do PT, do governador Luiz Henrique, que é do PMDB, do prefeito municipal, sendo ele do Democratas, sendo ele do PSDB, não importa. A verdade tem que ser dita: o recurso que chega tem que ser esclarecido. E essa comissão, tenho certeza, vai ter esse papel fundamental.
Agora, o que eu lamento, srs. parlamentares, é que, infelizmente, na hora de votar a fiscalização da chegada dos recursos, e aí o governo federal terá que fiscalizar, lá em Blumenau, na Câmara de Vereadores, os vereadores do PT votaram contra. Eles foram contra a criação da comissão. Por quê? Será por que eles têm medo, deputado Ismael dos Santos, como v.exa. falou, uma vez que apenas 16%, ou seja, nem 20% do que foi prometido chegou?! Será que eles têm medo dessa verdade? Eu acho que se cada um faz a sua parte, e essa parte é divulgada, cada um é responsável também pelo efeito da divulgação.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Deputado Jean Kuhlmann, na mesma esteira do pronunciamento de v.exa., quero dizer que o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, sr. Alcantaro Corrêa, e o nosso representante da Fiesc em Blumenau, sr. Rui Altenburg, também montaram uma comissão para fiscalização. Certamente os vereadores também vão dar as mãos à classe empresarial, para que possamos fiscalizar o processo e levar o recurso até o seu destino final, que é o objetivo de todos nós.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sem dúvida, deputado.
Então, quero aqui rapidamente parabenizar a Câmara pela criação dessa comissão e dizer que efetivamente, srs. parlamentares, é importante mostrar, fiscalizar e divulgar para a população aquilo que realmente chega, porque de promessa o povo está cheio! É hora de pôr em prática e ajudar a comunidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)