Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/10/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. parlamentares, comunidade que nos ouve e que nos assiste pela TVAL, quero cumprimentar, de forma muito especial, não apenas os servidores desta Casa, mas todos os servidores públicos, sejam municipais, estaduais, federais, deputado Sargento Amauri Soares - e v.exa. é um servidor público também -, que hoje comemoram o seu dia.
Por isso gostaria de cumprimentar todos os funcionários públicos, todas as pessoas que labutam no dia-a-dia no serviço público que é, sem dúvida alguma, essencial para o funcionamento da nossa sociedade. Se estamos aqui, hoje, como parlamentares, se o Poder Executivo funciona, se as esferas governamentais andam, é porque há efetivamente a colaboração do servidor.
Por isso espero que este não seja apenas um momento de comemoração, um momento para parabenizar, e sim, um momento de reflexão dos direitos que os servidores têm e da forma como a própria administração, seja ela administração pública municipal, estadual ou federal, trata o servidor. E quando ele é realmente valorizado, dentro da possibilidade do órgão, na questão salarial, na condição do trabalho, no ambiente onde está, enfim, em tudo aquilo que envolve o dia-a-dia do seu serviço, eu tenho certeza de que quem ganha com isso é a população, porque o servidor não atende apenas a questão interna do governo; ele atende, na essência, o povo catarinense, o povo brasileiro.
Por isso, deputado Sargento Amauri Soares, quando o servidor é bem tratado, eu tenho certeza de que esse servidor também trata bem o povo, que é quem paga o nosso salário e também o salário do servidor público.
Por isso, neste dia, gostaria de parabenizar todos os nossos servidores, dando um abraço fraternal aos servidores desta Casa, e estendendo-o a todos aqueles que prestam um relevante serviço à nossa sociedade.
Queremos aproveitar também para comunicar que no último dia 26 de outubro realizamos um ato solene, no qual estavam presentes o deputado Elizeu Mattos, o secretário de Turismo, Gilmar Knaesel, o governador, para prestar uma homenagem à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, que no último dia 26 comemorou o aniversário de 60 anos da constituição da igreja.
Antigamente, a Igreja Luterana veio junto com os colonizadores, mas ela não tinha uma organização formal que unia toda a Igreja Luterana no país. E nessa data, no dia 26 de outubro, comemora-se a unificação, deputado Moacir Sopelsa, entre todos os símbolos que envolvem essa Igreja. E essa unificação dos símbolos numa única instituição nacional é que nós chamamos de constituição da Igreja Luterana do Brasil.
Por isso, nós tivemos a oportunidade de participar de um ato solene, em que esta Casa homenageou a Igreja de Confissão Luterana do Brasil, a ICLB. Realmente foi uma sessão muito bonita, muito prestigiada. Tivemos lá um coral de metais, apresentando músicas belíssimas, tocando o nosso Hino Nacional, músicas de origem germânica, músicas de origem religiosa que fazem parte do contexto e do dia-a-dia da Igreja Luterana.
E fiquei muito feliz de ser o proponente deste ato solene, de poder participar dessa homenagem e prestar, do fundo do meu coração, uma sincera homenagem à Igreja de Confissão Luterana do Brasil, pela passagem dos 60 anos da sua constituição, a formalização da unificação dos sínodos em uma única instituição nacional.
Realmente o trabalho, srs. parlamentares, que a Igreja de Confissão Luterana, deputado Moacir Sopelsa, faz no dia-a-dia é muito bom. Os colonizadores alemães trouxeram - e hoje comemoramos 180 anos da colonização alemã em nosso estado -, junto com a sua garra e com a sua vontade de colonizar o estado, uma cultura religiosa, uma questão eclesiástica de formação de caráter do ser.
E a Igreja Luterana vem trabalhando isso com muita consistência e mostrando que o indivíduo, deputada Professora Odete de Jesus, não é nada, se não respeitar a Deus e não souber que existe um Ser supremo, um grande Arquiteto do Universo que conspira a seu favor. E é a essa Pessoa que nós devemos tudo o que temos, porque, com certeza, a pessoa que não possui Deus dentro de si não vai respeitar o próximo, não vai respeitar a família, não vai respeitar o amigo, não vai respeitar ninguém. E o importante é que a igreja, seja ela Luterana, Católica, Evangélica, e não importa - e faço aqui uma referência carinhosa, deputada Professora Odete de Jesus - a denominação da igreja, leve adiante aquilo que Deus nos ensinou. E, com certeza, ela ajuda a formar o caráter de cada um de nós.
Queremos também, sr. presidente, aproveitar para agradecer à comissão de Transportes desta Casa. Ontem tivemos a oportunidade de aprovar a realização de uma audiência pública, no dia 19 de novembro, deputado José Natal - e v.exa. estava lá comigo na reunião -, no município de Witmarsum, para que possamos tratar da ligação do vale norte, do alto vale, com o planalto norte. Trata-se de uma região extremamente importante, e tem que haver essa ligação para o desenvolvimento, para desafogar um pouco o trânsito da BR-470 e dar um novo eixo de ligação. Tenho certeza de que a ligação entre o planalto norte e o alto vale é fundamental para o crescimento daquela região e para o crescimento de Santa Catarina, porque dá uma nova opção, uma nova vida, um novo alento.
E certamente o governador Luiz Henrique da Silveira, que se preocupou tanto, srs. parlamentares, com a ligação de todos os municípios, para que cada município tivesse uma ligação pavimentada, também vai dar continuidade a esse projeto. E acredito que a questão dessa obra é fundamental e vital para que possamos ter, efetivamente, esse crescimento. Tenho certeza de que a audiência pública vai ajudar muito para que a comunidade possa nos dizer qual é o melhor caminho a ser seguido e que o próprio Deinfra de Santa Catarina possa verificar com a comunidade qual é o melhor trajeto. E aí sim, ouvindo o povo, nós vamos fazer o que é correto.
Por isso, no dia 19 de novembro, vai ser muito importante...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)