Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/07/2008
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sra. presidente e srs. deputados, quero aqui nesta tarde fazer uso da tribuna para fazer uma reflexão. E até o faço porque como membro de uma classe política eu me preocupo um pouco com relação a algumas coisas que estamos começando a ouvir nesta eleição municipal, e preocupa-me muito quando algumas pessoas começam a prometer para a população, deputado Peninha, coisas que sabemos que não têm como ser cumpridas, e a população acaba colocando todos os políticos na mesma vala comum, na vala de quem promete de forma demagógica, de quem promete sem ter como cumprir sua promessa. E isso acaba denegrindo toda a classe política.
Recentemente, estava verificando um artigo na revista de origem francesa Le Monde Diplomatique Brasil, que falava justamente o que nós, como cidadãos, podemos esperar de um bom prefeito. Ela coloca algumas questões, e eu queria utilizar esse momento para refletir com os srs. parlamentares e com cada cidadão o que a população pode esperar de alguém que é candidato a prefeito num município, ou até candidato a vereador, para com a sua comunidade.
Primeiro, nós temos no Brasil mais de cinco mil municípios que irão escolher os candidatos a prefeito. De um bom prefeito - e vamos tratar a palavra no masculino, ou seja, prefeito, prefeita, e aqui quero falar de todos -, em primeiro lugar acho que o povo pode esperar a fidelidade. Essa fidelidade se expressa principalmente no cumprimento do programa de governo. Ou seja, um prefeito que tem um programa de governo e a população espera primeiro que este prefeito possa cumprir o programa de governo.
Segundo, espera-se de um bom prefeito que ele tenha capacidade acumulada para dirigir o município; experiência administrativa, liderança política; conhecimento dos assuntos que envolvam o seu município, a sociedade; equilíbrio no enfrentamento dos compromissos. Enfim, realmente alguém que tenha postura e diálogo, aliados à capacidade de decisão em tempo oportuno.
Além disso, que mais podemos esperar de um bom prefeito, diz este artigo da revista Le Monde Diplomatique Brasil? Em terceiro lugar, de um bom prefeito podemos esperar que tenha as qualidades necessárias para uma vida política sadia. Ou seja, honestidade, integridade, respeito para com as pessoas, respeito para com o eleitor.
Em quarto lugar, podemos esperar que um bom prefeito tenha competência na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares que são muito fortes, seja na área da educação, da saúde. Mas, enfim, o que a população espera, e eu tenho certeza de que todos nós esperamos de quem está disputando essa eleição, é que realmente o cidadão tenha compromisso com a comunidade; que o candidato, deputado Ismael dos Santos, possa ter, acima de tudo, integridade, honestidade; possa ser uma pessoa que vai discutir propostas para a cidade e, ao mesmo tempo, quando ele discute propostas, tenha a capacidade e a habilidade de concretizá-la, se for eleito.
Entendo - e aqui creio que os senhores também entendem dessa forma - que uma pessoa já começa a se comprometer com o cidadão, ao disputar uma eleição e ao exercer o cargo de prefeito, desde o momento em ela se coloca à disposição da população para disputar eleição. Desde esse momento ela já começa a colocar a sua credibilidade como administrador público à disposição.
E por que eu falo isso para os srs. deputados, para a comunidade catarinense neste momento? Porque nós estamos começando a ver alguns absurdos, e eu não vou aqui falar de um partido político, não vou aqui falar de uma pessoa. Nós, como deputados deste estado, temos que nos preocupar e tentar até coibir o que alguns já vêm fazendo, e nós temos que evitar que isso aconteça.
Há candidato dizendo por aí, srs. deputados, pasmem, que em determinado município vai asfaltar todas as ruas da sua cidade, como se isso fosse possível! Há candidato dizendo que vai resolver em 100 dias todo o problema da Saúde de uma cidade. Há candidato dizendo que vai colocar esgoto em 100% das casas. Há candidato dizendo que, em cidades com grandes problemas de creche, vai acabar com o problema das crianças fora de creche. Há outros candidatos dizendo que vão colocar até internet de graça para todo morador do seu município. Ou seja, alguns absurdos, algumas barbaridades!
E aí eu quero fazer um pedido, encarecidamente: que algumas pessoas, no desespero de ganhar uma eleição, no desespero de se eleger, pelo amor de Deus, não pensem que o povo é ignorante, não pensem que o povo é burro, porque o povo é muito inteligente e sabe exatamente aquela promessa que é verdade e a promessa que é mentira, a promessa que pode ser realizada e aquela que não pode. Não podemos permitir que políticos coloquem novamente na lama a imagem da nossa classe, seja como deputado, seja como vereador, seja como prefeito, governador ou até presidente da República!
Nós não podemos permitir que alguns elementos coloquem a imagem do político na lama com esse tipo de promessa falsa, mentirosa. E eu quero pedir encarecidamente à população que nos assiste, que nos ouve neste momento que, por favor, olhe com olho crítico e ouça com ouvido crítico. Há muita gente falando besteira e o povo não é bobo, não é burro, sabe muito bem o que pode e o que não pode ser feito. Agora, esse tipo de gente tem que ser banida da política.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)