Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/09/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, gostaria de cumprimentar o público que nos acompanha, neste momento, pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, e também o público presente neste plenário.
Inicialmente, sr. presidente, quero cumprimentar um veículo de comunicação que vem marcando história e a trajetória da comunidade do vale de Itajaí; um veículo de comunicação que, acima de tudo, é referência, é exemplo, é pauta para a comunidade de Itajaí e para todos nós, quando levantamos uma bandeira. E, normalmente, quando esse veículo acompanha essa bandeira, ela tem êxito e sucesso, porque normalmente é algo de cunho popular, é algo de cunho social, é algo que é extremamente importante não apenas para o município de Blumenau, mas para todo o vale de Itajaí.
Eu me refiro, neste momento, ao Jornal de Santa Catarina, que hoje completa 38 anos, deputado Ismael dos Santos, de atuação. Esse periódico foi fundado em 22 de setembro de 1971, e tem estado ao lado da população catarinense nas lutas mais importantes, como na questão BR-470, como na questão da federalização da Furb, nas barragens do alto vale. Enfim, na luta em prol dos municípios do vale de Itajaí.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado, de fato queremos estar com v.exa. nesses votos de congratulações para o Jornal de Santa Catarina. São 38 anos de uma belíssima caminhada e nós, que somos de Blumenau, temos orgulho desse jornal não só pela sua isenção jornalística, mas, sobretudo, pelo seu envolvimento comunitário em temas como esse citado por v.exa.
Parabéns a toda a família do Jornal de Santa Catarina!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Com certeza, deputado Ismael dos Santos, ele merece os nossos parabéns pela sua luta, pela sua trajetória e por todas aquelas conquistas que o Jornal de Santa Catarina vem tendo. E ele não é patrimônio, talvez, de um grupo privado. Eu acredito que o jornal é um patrimônio da sociedade do vale de Itajaí e da sociedade catarinense, de forma muito especial, porque ele levantou muitas bandeiras que cresceram em alguns municípios do vale do Itajaí, mas que se expandiram para todo o estado e viraram até bandeiras nacionais.
Quero também, nesta tarde, fazer uma referência muito especial. Todos sabemos, e está sendo divulgado por todo o estado, no país e no mundo, que hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro, um dia que deve servir para fazermos uma reflexão do quanto os veículos são poluentes, do quanto é importante, e não só para a questão ambiental, mas também para a própria saúde do ser humano, às vezes deixarmos os carros de lado e locomover-nos a pé, de bicicleta, e usarmos, deputado Pedro Uczai, até o transporte coletivo e outros transportes alternativos. Um dia sem carro é, sem dúvida, não apenas um dia de comemoração, mas é um dia de reflexão.
E é justamente baseado nesse dia, baseado nessa condição do dia sem carro, que quero ocupar esta tribuna para parabenizar a iniciativa do prefeito João Paulo Kleinübing. Ele deu exemplo ao inaugurar, em Blumenau, um sistema de locação de bicicletas, copiando um modelo trazido da Europa. Lá é costumeiro, deputado Ismael dos Santos, quando a pessoa sai do metrô, pegar uma bicicleta para ir até outro ponto da cidade. Depois a pessoa deixa a bicicleta lá e pega outro metrô para ir até o seu trabalho, a sua residência. Enfim, isso é algo corriqueiro lá e nós temos que valorizar.
Por isso estou utilizando a tribuna, nesta tarde, para parabenizar o empreendedorismo, a visão, a iniciativa do prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, pois lá, srs. parlamentares, o cidadão pode pegar uma bicicleta, utilizá-la como meio de transporte, colocá-la novamente no local onde ele a pegou e voltar para casa de ônibus, de carro, enfim, com o mesmo meio de transporte que o fez chegar até o local onde estava a bicicleta. Mas ele pode acessar a bicicleta para ir ao centro da cidade fazer as coisas que precisam ser feitas, sejam compras, seja resolver os seus negócios, seja ir a uma consulta médica. E ele pode ir de bicicleta, alugando o equipamento e aproveitando para se deslocar por todo o centro da cidade.
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Professor Grando - Quero parabenizá-lo por esse pronunciamento falando do exemplo pioneiro de João Paulo Kleinübing em Santa Catarina. Como v.exa. falou, esse sistema é conhecido em outras partes do mundo. Eu estive em Paris e posso dizer que lá a prefeitura instalou vários bicicletários. E uma pessoa, usando a tecnologia moderna, uma simples moeda, um cartão de crédito ou o próprio telefone celular, desbloqueia o sistema e utiliza a bicicleta. Depois a deixa em qualquer lugar, porque existem referência e responsáveis. O custo é mínimo e, além disso, a saúde das pessoas melhora, pois o exercício ajuda na sua mobilidade e dá qualidade de vida.
Portanto, essa iniciativa é um orgulho para Santa Catarina e para o Brasil.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Deputado Professor Grando, essa ideia, a questão da mobilidade através da bicicleta, realmente surgiu na França, há 13 anos, e vem-se expandindo para todo o mundo. Em Blumenau não será diferente. Lá o acesso, inicialmente, vai ser feito através do cartão de crédito, a pessoa vai poder acessar pelo telefone celular. E, claro, inicialmente são 50 bicicletas à disposição para a locação e locomoção no centro da cidade, deputado Pedro Uczai, mas depois a tecnologia tem que avançar. Nós temos que fazer com que o sistema fique mais acessível ainda ao cidadão para que cada vez mais pessoas possam andar de bicicleta.
Eu quero parabenizar o prefeito João Paulo Kleinübing, porque esse é o primeiro passo, é um passo concreto, é um exemplo de que num dia desses não basta ficar no discurso; o grande desafio é fazer uma ação concreta pela conscientização do que é um deslocamento economicamente favorável ao cidadão, ecologicamente correto e sustentável para as cidades no futuro.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Jean Kuhlmann, eu quero cumprimentá-lo por trazer esse tema no dia de hoje. Eu tenho convicção sobre a importância de alternativas de transporte para a saúde, para a economia e para a mobilidade urbana, e a bicicleta é um dos instrumentos fundamentais.
Então, eu quero destacar também a importância desse tema para o futuro do planeta. Em segundo lugar, para o futuro das pessoas. Em terceiro lugar, para o futuro da própria economia.
Também queremos dizer que votamos aqui na Casa uma resolução para, inclusive, a Assembleia Legislativa dar o exemplo e instalar um bicicletário para uso dos funcionários da Casa e de outras pessoas que desejem utilizar a bicicleta.
Também temos um projeto de lei de nossa autoria tramitando na Casa que estabelece que nas SCs haja um espaço para bicicletas, para essa forma de transporte. Achamos que nós, na Assembleia Legislativa, poderíamos dar um passo a mais e aderirmos a sua fala e ao seu depoimento favorável ao uso da bicicleta.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Quero agradecer a v.exa., deputado Pedro Uczai, e parabenizá-lo pela sua visão. Eu acho importante mostrarmos que, num dia como esse, efetivamente mais do que o equipamento, no caso a bicicleta, nós temos que ter a estrutura para que o cidadão possa utilizar a bicicleta ou outro tipo de transporte alternativo.
Mas é justamente por essa visão que v.exa. coloca aqui que eu também quero agradecer a sua colocação, porque se cada um fizer um pouco e garantir a estrutura para que se possa andar de bicicleta ou, às vezes, deputado Pedro Uczai, garantir que seja construída uma pista de caminhada onde o cidadão possa caminhar e garantir a saúde... E, mais do que a questão do dia sem carro, é importante termos uma vida saudável, e essa é uma questão que também temos que analisar nesta data.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O Sr. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Deputado Jean Kuhlmann, parabéns pelo seu pronunciamento.
Mas temos que fazer justiça e dizer onde tudo começou. Foi na gestão do prefeito Décio Lima que foram criados mais de 50km de ciclovias na cidade de Blumenau, oportunizando-se, assim, a instalação dos bicicletários nos terminais da cidade.
Eu espero que o prefeito João Paulo Kleinübing dê continuidade a esse projeto que começou há 12 anos, com a construção das ciclovias na cidade de Blumenau. E elas precisam ser concluídas para que as pessoas possam ter um local adequado para poder trafegar. E no centro da cidade também precisam ser viabilizados esses projetos que já foram determinados há 12 anos.
Parabéns!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Quero agradecer a v.exa. também, deputada Ana Paula Lima. Tenho certeza de que ele não só já deu, mas continuará dando continuidade a esse projeto.
Eu acho que temos que ser justos. Não foi apenas um prefeito que iniciou, mas todos os prefeitos, desde a época do prefeito Felix Theiss, fazendo ações que permitissem que isso, hoje, fosse viabilizado. E cito também os ex-prefeitos Dalton dos Reis e Renato Vianna, e todos aqueles que fizeram parte da história e, de alguma forma, ajudaram a fazer com que isso, hoje, acontecesse. Com certeza nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)