Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2008
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Nobres deputados, deputada Ana Paula Lima, é melhor uma crise de identidade do que uma crise de competência, como a do governo Lula.
Quero, nobres parlamentares, primeiramente parabenizar a prefeitura municipal de Blumenau e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, porque no último sábado, deputada Odete de Jesus, tive a oportunidade de participar de um evento no qual pudemos comemorar o casamento coletivo de 400 casais: 200 no período matutino e 200 no período vespertino, graças ao esforço de todos os membros do Tribunal de Justiça e da prefeitura municipal de Blumenau.
E aí, conversando com o responsável do Tribunal de Justiça sobre esse ato, ele disse que houve até uma participação importante da Assembléia Legislativa, porque esta Casa aprovou uma lei colocando a questão de um selo que contribui para o fundo do Tribunal de Justiça e todos esses casamentos, srs. deputados, foram custeados com esse recurso.
Srs. deputados, graças também ao trabalho da prefeitura de Blumenau, à equipe do prefeito João Paulo Kleinübing, cada pessoa que casou, além de ter as despesas de cartório pagas pelo Tribunal de Justiça, recebeu do poder público municipal um bolo para poder comemorar o seu casamento e um enxoval para a sua casa. Enfim, srs. deputados, uma atitude nobre e muito bonita que, tenho certeza, engrandece não apenas Blumenau, mas, acima de tudo, Santa Catarina, através do Poder Executivo municipal e do Poder Judiciário.
Por isso, quero dar os parabéns àquelas pessoas que tiveram a condição de comemorar a sua união matrimonial, algumas depois de 30 anos, outras depois de 40 e outras após 20 anos. O que importa é que tiveram a oportunidade de oficializar a sua união matrimonial. Nossos parabéns também ao Tribunal de Justiça, que pôde, de certa forma, promover isso junto com a prefeitura municipal de Blumenau.
Falando no município de Blumenau, srs. deputados, quero dizer à comunidade e ao Parlamento que recebi uma cópia do novo projeto, nobre líder do governo, Herneus de Nadal, da delegacia regional de Blumenau e existe uma promessa do governo do estado de alocar cerca de R$ 2 milhões para ajudar na realização do projeto.
O secretário da Segurança Pública já esteve em Blumenau, já se comprometeu; também o governador, como sempre, com toda aquela atenção, todo aquele carinho que dispensa aos catarinenses, foi lá e comprometeu-se também com isso. A prefeitura já viabilizou a área, o terreno, para que a delegacia regional, a nova delegacia, possa ser construída.
Então, nós vamos, a partir deste momento, levar esse projeto ao secretário da Segurança Pública e ao governador para que realmente, deputado Herneus de Nadal, os recursos sejam liberados em prol da comunidade blumenauense. Como já falei desta tribuna, se juntarmos tudo aquilo que aquela cidade contribui com a Segurança, em termos financeiros, só o que a delegacia traz para o estado já dava para ter construído a delegacia regional nova. Então, tenho certeza que esse empenho é fundamental por parte de todos.
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Sr. deputado, investimentos em todos os setores são importantes, mas a Segurança Pública requer uma atenção toda especial por parte do estado, do país e do município. Por isso, oportunamente, de forma muito feliz, v.exa. aborda um tema que preocupa todos os cidadãos. Precisamos, dessa forma, na cobrança, na solicitação, viabilizar obras que possam dar condição ao nosso cidadão de ir e vir com segurança, como estabelece a nossa própria Constituição.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Ainda mais, deputado Herneus de Nadal, quando se vem com um projeto de forma organizada e respeitosa, pois esse já foi um compromisso do governador. E como sua excelência é uma pessoa que assume e cumpre compromissos, tenho certeza de que neste momento não vai ser diferente.
Sr. deputado Jailson Lima, v.exa. que conhece e que já acompanhou, no ano passado, o trabalho feito em relação às barragens do Alto Vale, com o governo federal liberando cerca de R$ 1 milhão para sua recuperação, o governo do estado, trabalhando junto com o Deinfra, está fazendo o sistema de telemetria e de recuperação, ou seja, independentemente de partido político todos estão trabalhando para resolver o problema das barragens do Alto Vale.
Também gostaria de comunicar que tive a oportunidade de conversar, ontem, principalmente com o secretário Onofre Santo Agostini e protocolar com ele também um projeto permitindo a captação de água, pelo Samae, no rio Itajaí-Açu, em Blumenau. Hoje, quando chega à cota dos dez metros, o Samae não pode mais captar água para levar à população por causa da elevação do rio. Como temos um projeto, encaminhamo-lo ao secretário Onofre Santo Agostini, a fim que o nível possa ser ampliado. E aí, no caso da elevação do rio acima de dez metros, o Samae poderá continuar captando e fornecendo água para a população, permitindo que ela fique sempre com água potável dentro da sua residência.
Então, trata-se de mais um projeto no qual estamos trabalhando, com o qual nos estamos envolvendo e queremos, realmente, buscar encampá-lo em prol do Médio Vale e de Blumenau, na condição de deputado e representante, utilizando esta tribuna, srs. parlamentares, para fazer a cobrança e a reivindicação.
Eu gostaria de deixar o restante do meu tempo, deputada Ana Paula Lima, para o deputado Cesar Souza Júnior, a fim de que ele possa utilizar a tribuna.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)