Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/10/2008
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, quero aqui, nesta manhã, cumprimentar v.exas. e os alunos que estão visitando esta Casa, porque é uma alegria muito grande receber as crianças que, com certeza, serão o futuro deste estado e desta nação.
Primeiramente, quero registrar que recebi, esta manhã, a visita da nossa prefeita eleita de Catanduvas, Gisa Giacomin, a quem quero agradecer de forma muito carinhosa e aproveitar para parabenizá-la, pois já esteve nesta Casa falando da sua vontade de trabalhar, da sua disposição, dos seus projetos, dos seus objetivos com aquele município e da forma que quer dar à sua administração, como é o jeito feminino e carinhoso da mulher de tratar o povo de sua cidade, mas também com muita garra e firmeza, mostrando que uma prefeita como ela terá muito trabalho pela frente. Mas, com certeza, também terá o apoio da sua comunidade e de toda a população.
Por isso, quero parabenizar a prefeita Gisa pela forma sincera e honesta com que trabalhou durante a campanha e por já estar aqui buscando recursos e apoio para o seu município.
Quero aproveitar, srs. parlamentares, já que hoje é o Dia Nacional da Ciência e Tecnologia, instituído desde 2004, para fazer uma proposição e pedir o apoio dos srs. parlamentares. Nós queremos propor, presidente Julio Garcia, nesta Casa, a criação de um fórum permanente para discutir o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Santa Catarina.
Tive a oportunidade de, no ano passado, por 11 meses, ser o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Com a reforma administrativa aprovada nesta Casa por todos os parlamentares, dentro da secretaria do Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina foram criadas algumas vertentes: a vertente da questão ambiental, a do desenvolvimento econômico e uma terceira vertente, tão importante quanto as outras duas, a vertente do crescimento através da ciência e da tecnologia.
Na reforma administrativa se colocou na secretaria de Desenvolvimento Econômico uma diretoria específica para tratar das questões de ciência e tecnologia em Santa Catarina. Essa diretoria já fez um trabalho junto com a Fapesc e, no ano passado, nós tivemos a oportunidade de, nesta Casa, aprovar a Lei de Inovação que começou na referida diretoria e teve o apoio do professor Diomário de Queiroz, da Fapesc.
Por isso, baseado nessa vertente de crescimento, da qual temos grandes exemplos em Santa Catarina, pois são gerados muitos empregos através das empresas de informática, seja na área de hardware, de software de computadores, como também na área de programação, é possível fazer o crescimento deste estado, porque é na área de ciência e tecnologia que existem os empregos de melhor qualidade.
Discutimos aqui a questão da mão-de-obra na construção civil, na indústria têxtil, nas quais, infelizmente, a remuneração ainda não é suficientemente adequada para o trabalhador; é uma remuneração boa, sim, mas se comparada com a área de ciência e tecnologia ainda é pequena, porque é nessa área que o cidadão detém o maior conhecimento, o maior know how, e é nela que se pagam os maiores salários para o trabalhador catarinense.
Por isso, temos que discutir políticas voltadas para essa área, que possam aumentar a quantidade de empresas direcionadas à ciência e tecnologia gerando empregos de qualidade, empresas voltadas para o mercado de software e de informática.
Srs. parlamentares, trago esse assunto por entender ser de extrema importância. Na prática, hoje, em Blumenau, existem mais empresas na área de informática do que padarias; existem mais empresas trabalhando hardware, software, vendendo computadores, programas, confecção de programas, montagem de equipamentos, trabalhando justamente nessa área de informática, de ciência e tecnologia do que em padarias. Não é diferente aqui em Florianópolis, em Joinville ou em outros lugares do estado, porque realmente o povo catarinense tem qualidade para trabalhar nessa área, tem toda a condição de gerar emprego e renda na área de ciência e tecnologia.
Por isso, queremos propor a criação desse fórum que vai trabalhar muito nas empresas de ciência e tecnologia, nas políticas públicas com as universidades, mas, acima de tudo, vai buscar a criação de políticas públicas, de uma legislação específica na área de ciência e tecnologia para gerar cada vez mais empregos em Santa Catarina nessa área, para que possamos realmente buscar geração de empregos de qualidade, deputados, empregos de qualidade.
Não adianta apenas gerar empregos em quantidade, temos que ter emprego em Santa Catarina com qualidade, que paguem salários bons, dignos. E aí temos que nos preocupar com outras questões, não só com a da política pública, mas com a legislação, com cursos técnicos e com a qualificação do jovem. Temos aqui várias crianças que estão visitando a Alesc e é importante que essas crianças sejam qualificadas para poder trabalhar no mercado de ciência e tecnologia, no mercado de informática e aí, sim, gerar renda para todo o povo catarinense.
Então, essa política pública é muito importante. E esse fórum, se for aprovado pelos srs. parlamentares, se for o desejo desta Casa, poderá discutir muito a questão da qualificação da mão-de-obra, da geração de empregos nessa área, com políticas voltadas para desonerar a carga fiscal das empresas de tecnologia, para poder cada vez mais atrair empresas e buscar o crescimento do estado.
Srs. deputados, não estou aqui falando de empresas grandes na área, porque normalmente as empresas de programação, as que lidam com informática são empresas menores, com 30, 20, 50 ou, no máximo, 100 funcionários, empresas que realmente estão lá na ponta e que fazem a diferença no município.
Por isso, entendo que a criação desse fórum é de grande importância. E quero aqui, encarecidamente, pedir o apoio de cada deputado não só na aprovação desse fórum, mas também na participação, na proposição de legislações, na criação de políticas públicas que irão garantir um local diferente do restante do país que é Santa Catarina para o mercado tecnológico, onde as empresas possam vir instalar-se, crescer e, acima de tudo, porque estamos falando de um grande objetivo que é a geração de emprego, de renda e, conseqüentemente, de qualidade de vida para todos os catarinenses.
Por isso, nesta manhã, quero anunciar que farei esse trabalho, para o qual peço novamente o apoio de cada deputado, porque só através da união de todos os parlamentares esse fórum poderá ter força e atingir seus objetivos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)