Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, sras. parlamentares e srs. parlamentares, muito bom-dia! Gostaria de cumprimentar os telespectadores que nos acompanham, neste instante, em suas residências, pela TVAL, e os ouvintes da Rádio Alesc Digital. Quero dizer que é uma satisfação muito grande estar com vocês.
Tive a oportunidade, ontem, inclusive, de apartear o líder do Democratas, deputado Cesar Souza Júnior, e gostaria de fazer aqui uma referência ao seu pronunciamento, quando manifestou seu apoio, deputado Manoel Mota, ao governador Luiz Henrique.
O governador foi eleito de forma democrática por várias vezes, ganhou muitas eleições. Ele vive hoje um momento importante, não digo o mais importante da sua vida política, porque o momento mais importante do político é quando o povo vota e escolhe o parlamentar, o governador e o prefeito. Mas, acima de tudo, deputado Antônio Aguiar, eu tenho a convicção de que hoje nós teremos a confirmação do processo democrático.
Enquanto em alguns estados os governadores foram julgados por abuso de poder econômico, por questões de desvios de recursos e por outras formas de benefícios durante o processo eleitoral, o governador Luiz Henrique está sendo julgado por causa de propaganda, num momento em que nem era governador, já havia renunciado ao cargo. Isso é algo totalmente absurdo, esdrúxulo!
Tenho certeza de que hoje a justiça vai prevalecer. Por isso, não poderia calar-me e assim sendo, de forma muito pragmática, quero manifestar o meu apoio ao governador Luiz Henrique, com a convicção da sua inocência, de que vai ser julgado de forma justa e inocentado no dia de hoje no TSE.
Por isso, quero manifestar o meu apoio ao governador e dizer que, junto com o meu partido, o Democratas, estou torcendo para que de uma vez por todas esse processo acabe, haja um julgamento final e que a população possa ter tranquilidade até com relação à administração pública, porque será um caos para Santa Catarina se hoje houver uma mudança de governo. Porque o novo governo não faria mais nada, já que no ano que vem haverá um novo processo eleitoral. E quem pagaria o pato? Na verdade, quem mais sofreria com o processo não seríamos nós, políticos, ou seja, quem está aqui sentado ou quem está no governo, mas o povo de Santa Catarina.
Assim, manifesto o meu apoio ao governador Luiz Henrique dizendo que estaremos ao seu lado, sim, porque entendemos que ele não estava no governo e em nenhum momento foi beneficiado por qualquer ato ilícito. Ele merece governar o nosso estado.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Concedo o aparte a v.exa.
O Sr. Deputado Darci de Matos - Muito obrigado, deputado Jean Kuhlmann.
Quero reforçar suas palavras, deputado, bem como a dos demais deputados que o precederam. Sou de Joinville, conheço o governador como ninguém porque fui vereador no momento em que ele era prefeito da cidade. É um homem ilibado, trabalhador, corajoso, com visão e, sobretudo, honesto. Tem uma ficha limpa e ocupou inúmeros cargos.
Portanto, nós temos convicção de que hoje ele será inocentado e de que o Tribunal Superior Eleitoral fará justiça, porque ele renunciou ao mandato para fazer a campanha da reeleição. Caso venha a acontecer essa tragédia da cassação, o que não vai acontecer, deputado Jean Kuhlmann, o governador perderia, bem como Santa Catarina, mas quem mais perderia, com certeza, seria a democracia do nosso estado.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, deputado Darci de Matos!
Realmente v.exa. tem razão, o governador renunciou para não passar pelo problema e mesmo assim há pessoas querendo culpá-lo.
O Sr. Deputado José Cardozinho - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado José Cardozinho - Eu quero contribuir com v.exa., deputado.
Realmente, em 2003, 2004 houve um caderno em Santa Catarina, feito pelo jornal A Notícia, sobre a descentralização. Ocorre que Luiz Henrique já havia renunciado ao governo!
Eu, como vereador de Joinville, fiz uma matéria pequena apoiando a descentralização e fui arrolado no processo. Inclusive, estou respondendo, hoje, junto com o governador. Fui condenado a pagar R$ 21 mil, mas recorri e está sendo julgado o recurso. Era uma pequena matéria naquele jornal, no referido encarte da descentralização.
Por isso, externo aqui a minha indignação quanto a essa questão e tenho certeza de que o governador vai ser absolvido. Acho que todos nós vamos torcer para que a absolvição vire uma realidade na data de hoje.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - V.Exa. foi muito feliz. Era uma política de estado, deputado, não era apoio a uma pessoa, mas, sim, a um ato administrativo, a uma forma, a um jeito diferente de governar. Talvez alguns estivessem com dor de cotovelo porque ele governou de forma diferente!
O Sr. Deputado Cesar Souza Júnior - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Cesar Souza Júnior - Deputado Jean Kuhlmann, cumprimento-o pelo pronunciamento.
Gostaria apenas de dizer que na tarde de ontem, fomos, juntamente com toda a bancada do Democratas, mais os secretários e os prefeitos do partido, levar o nosso apoio ao governador Luiz Henrique da Silveira, e pudemos perceber a serenidade com que aguarda o julgamento. Enquanto conversávamos, dizíamos que não se trata de uma ação contra o governador, contra a pessoa do governador Luiz Henrique da Silveira. Trata-se de um atentado contra a vontade popular de milhões de catarinenses que, democrática e livremente, foram às urnas e votaram em Luiz Henrique e num projeto de governo que está em andamento.
Então, cumprimento v.exa. e tenho certeza de que hoje, em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral vai mais uma vez confirmar a vontade livre e soberana do povo catarinense.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Eu tenho certeza disso, deputado Cesar Souza Júnior. E foi por isso que estivemos com o governador, liderados por v.exa., líder da nossa bancada, juntamente com deputados estaduais, prefeitos, secretários de estado, representantes também dos nossos deputados federais e com o senador Raimundo Colombo, levando um abraço, em nome de todo o Democratas, porque somos solidários a sua excelência nesse processo.
Entendemos, como v.exa. mesmo falou, que ele foi eleito de forma democrática pela população. Essa história merece, de uma vez por todas, ter um final feliz, fazendo justiça ao governador Luiz Henrique da Silveira.
Quero aproveitar também, nesta manhã, para convidar toda a comunidade para a abertura hoje, em Presidente Getúlio, da 13ª Expofeira Estadual do Leite. O deputado Peninha, inclusive, já esteve participando dessa festa e tomou de leite em metro. Chamou-me a atenção porque se tratava de leite, já que estou acostumado a ver chope em metro na Oktoberfest e em outras festas.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Só quero fazer referência à 13ª Expofeira Estadual do Leite, um dos grandes eventos do alto vale de Itajaí e, inclusive, quero desafiá-lo, hoje à noite, a participar do Concurso de Tomadores de Leite em Metro. Já por duas edições fiquei em segundo lugar. Estive treinando a semana toda tomando leite e quero ver se consigo o primeiro lugar nesse concurso.
Obrigado, sr. deputado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Será um prazer participar desse desafio com v.exa., deputado.
Quero aproveitar para convidar todos para o lançamento da Oktoberfest 2009, hoje, em Blumenau. Este será mais um ano de grandes festas e por isso convido-os para esses dois eventos, um em Presidente Getúlio e outro em Blumenau.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)