
A sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (21) foi marcada pela cobrança ao governo do Estado para que sejam retomadas as obras das moradias destinadas à comunidade indígena Xokleng de José Boiteux. As casas foram prometidas como compensação pela construção da Barragem Norte em área indígena.
O tema foi levado à tribuna pelo deputado Neodi Saretta. Segundo o parlamentar, o governo firmou um acordo com o Ministério Público Federal para a construção de 46 moradias, mas a empresa responsável interrompeu os trabalhos devido à falta de pagamento.
“O nosso apelo é para que o governo do Estado regularize isso o quanto antes possível. Vi que deram a ordem de serviço esta semana para a execução das obras na barragem e a comunidade está de acordo para que se façam os serviços, mas exige que todas as partes cumpram o que foi acordado.”
Durante o pronunciamento, Saretta também pediu celeridade do Executivo estadual nas ações de prevenção e mitigação de danos relacionados a eventos climáticos extremos, diante da previsão de ocorrência do fenômeno El Niño nos próximos meses.

