Comunicação

Seis matérias do Executivo são aprovadas nesta quarta (14)


Marcelo Espinoza
14/12/2022 - 21h46min

Policiais penais acompanharam votação de projeto que trata de remoção, mesmo em estágio probatório

Policiais penais acompanharam votação de projeto que trata de remoção, mesmo em estágio probatório

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os deputados estaduais aprovaram seis projetos de autoria do Poder Executivo na tarde desta quarta-feira (14). As matérias já estão prontas para serem encaminhadas para sanção do governador.

Um dos destaques foi a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/2022, que estabelece uma nova proposta de legislação para os fundos rotativos penitenciários, utilizados principalmente para a aquisição, transformação e revenda de mercadorias no âmbito das penitenciárias, além de auxiliarem no custeio e na manutenção dos estabelecimentos prisionais.

A matéria também tratava de remoção de servidores do sistema prisional. Em plenário, os deputados fizeram alterações que possibilitarão que a remoção de policiais penais e agentes socioeducativos que estejam em estágio probatório seja feita por permuta. Para isso, foram retirados dois artigos (35 e 37) do texto do PLC. A votação foi acompanhada por policiais penais e agentes, que defendiam a retirada desses dois artigos.

“É algo que respeita os policiais penais, os agentes e visa ao interesse público. Não estamos mexendo nas regras do estágio probatório”, justificou o deputado Valdir Cobalchini (MDB), um dos autores do requerimento que resultou na retirada dos dois artigos. “Não prejudica ninguém, trata-se do princípio da razoabilidade do serviço público”, completou a deputada Luciane Carminatti (PT).

O Plenário também aprovou outro projeto do Executivo de interesse dos agentes socioeducativos. Trata-se do PL 358/2022, que trata do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e instrumentos de menor potencial ofensivo (Impos) por esses servidores.

Ainda na área da segurança, foi aprovado o PL 359/2022, que dá o direito de servidores da Segurança Pública e do sistema prisional de ingressarem, transitarem e permanecerem com cães de serviço em meios de transporte público, espaços públicos e estabelecimentos públicos ou privados.

Trabalho
Também do Executivo, foi aprovado o PL 168/2022, que trata da instituição do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-SC). O órgão colegiado terá como finalidades analisar, discutir, propor e acompanhar a liberação e execução da política de trabalho, emprego e renda em Santa Catarina, gerir o Fundo Estadual do Trabalho (FET-SC), deliberar e definir a Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, entre outras atribuições.

O Ceter também terá como papel fiscalizar os recursos destinados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine-SC), que é responsável por várias ações voltadas à promoção do emprego, como qualificação e orientação profissional, à inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, além da habilitação para o recebimento do Seguro Desemprego.

Por fim, do Executivo, foram aprovados dois PLs sobre doação de imóveis do Estado.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias