Deputados

Deputados

Cesar Valduga Libras

 PCdoB

Dados Pessoais

Nascimento:
20 Maio 1961
Escolaridade:
Ensino Médio Completo
Origem:
Campos Novos /
Gabinete:
028
Contatos:
  • (48) 3221-2737
Fax:
(48) 3221-2739

PRONUNCIAMENTOS

07/12/2017 - 117 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra com satisfação que, no dia anterior, foi assinada a Ordem de Serviço para elaboração de estudos e projetos pelo Sistema de Empreitada por Preços Unitários, destinada a concepção e projeto executivo de engenharia para a contenção de águas pluviais no Bairro de São Pedro, no município de Chapecó, um dos que mais têm sofrido com alagamentos e enxurradas. Também comunica que foi assinado pelo governador Raimundo Colombo um Termo de Autorização de Tran

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Legislação Participativa
Comissão de Saúde
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público
Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano
Comissão de Turismo e Meio Ambiente

117ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/12/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra com satisfação que, no dia anterior, foi assinada a Ordem de Serviço para elaboração de estudos e projetos pelo Sistema de Empreitada por Preços Unitários, destinada a concepção e projeto executivo de engenharia para a contenção de águas pluviais no Bairro de São Pedro, no município de Chapecó, um dos que mais têm sofrido com alagamentos e enxurradas. Também comunica que foi assinado pelo governador Raimundo Colombo um Termo de Autorização de Tran (...)

116ª SESSÃO ORDINÁRIA

06/12/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Cumprimenta o deputado Padre Pedro Badissera, pelo tema do seu discurso, ressaltando os números da violência contra as mulheres no estado. Comenta o Projeto Verde Vida, de Chapecó, que tem como linha de atuação, o fomento, valorização e capacitação das pessoas que trabalham com a coleta e seleção de produto reciclável. Anuncia que protolocou a Casa o Projeto de Lei Prosar, que cria o Programa de Incentivo aos Serviços Ambientais de Reciclagem, destinad (...)

114ª SESSÃO ORDINÁRIA

30/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz alusão à disparidade salarial entre homens e mulheres, e salienta que é um tema que precisa debater veemente no Poder Legislativo do país. Sobre o referido assunto, menciona reportagem jornalística, destacando Santa Catarina o estado de maior abrangência na diferença de renda entre os dois sexos, correspondendo à fatia de 7,1% em relação ao índice nacional de 29,6%. Na mesma esteira, acrescenta a desigualdade salarial entre brancos e negros. Manifesta p (...)

113ª SESSÃO ORDINÁRIA

29/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Saúda os trabalhadores do Porto de São Francisco do Sul, manifestando apoio ao segmento, que considera estratégico para o desenvolvimento de Santa Catarina. Destaca a vigília que se iniciou em Chapecó pelo lamentável acidente com o avião da Chapecoense, ocorrido um ano atrás, que suscitou a solidariedade do povo catarinense e de todo o mundo. Comenta a audiência pública realizada em Chapecó com o objetivo de dar celeridade ao processo de credenciamento do (...)

111ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Noticia a realização de uma audiência pública no dia 27 de outubro, às 14h, no auditório Agostinho Duarte, anexo ao Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, para tratar do credenciamento do Hospital Regional do Oeste em Hospital/Escola. Destaca que o referido hospital é credenciado ao SUS e é referência no atendimento de casos de média e alta complexidade, além da parceria com Unochapecó, com o curso de Medicina desde 2006, com a Universidade Fe (...)

110ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra que está ocorrendo a Semana Estadual da Vigília Feminina, pelo fim da violência contra a mulher. Defende a inclusão da expressão "feminicídio" nos Boletins de Ocorrência (BOs) e afirma que protocolou um projeto de lei, criando um subtítulo nos registros de ocorrência e termos circunstanciados, o feminicídio, que é um crime de ódio baseado no gênero, a matança de mulheres por homens por elas serem mulheres. Entende que a iniciativa se explica, uma vez qu (...)

110ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz uma saudação especial às integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer que participam de evento na Casa, com a presença de lideranças de todo o estado, que desempenham importante trabalho junto à sociedade catarinense. Fala sobre iniciativa de sua autoria, que cria o projeto Escola Sem Mordaça, um contraponto a propostas que visam cercear a atuação dos professores, além de inviabilizar a formação da consciência crítica de nossos estudantes. (...)

109ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra a realização do 2º Congresso Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem, no município de Chapecó, na Udesc, cujo tema será Processos de Enfermagem como Ferramenta de Cuidado, atividade organizada pelo Grupo de Pesquisa e Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento, além do Mestrado Profissional de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Informa que em data anterior ocorreu o Dia da Consciência Negra, destacando que em to (...)

107ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz uma análise da situação e do papel social do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, demonstrando preocupação com os atuais movimentos para privatizar bancos públicos. Fala da audiência pública realizada na Casa, no dia anterior, para tratar sobre a importância dos serviços públicos e também dos bancos públicos para o estado, ressaltando que a CEF e o BB, que estão no rol das privatizações, são estratégicos e de fomento do desenvolvimento econôm (...)

106ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/11/2017

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra o evento realizado, na presente data, na sede da Casan em comemoração dos 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente/Sintaema, sob uma direção eficaz que defende e assegura as conquistas de seus funcionários. Repercute a grave crise que o Brasil enfrenta impetrada por um governo ilegítimo, atuando contra a indústria nacional, ato que promove desemprego, fome, miséria, além de coibir os direitos do povo brasileiro nas áre (...)

Dispõe sobre a Política Estadual de Reciclagem de Materiais.
12/12/2017
Cesar Valduga
Cria subtítulo nos registros de ocorrência da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina denominado "LGBTFobia".
12/12/2017
Cesar Valduga
Cria a Política Estadual de Empoderamento da Mulher e adota outras providências.
12/12/2017
Cesar Valduga
Apelando ao Presidente da república pela imediata suspensão do processo de privatização dos bancos públicos.
12/12/2017
Cesar Valduga
Cria o Programa Estadual de Incentivo aos Serviços Ambientais de Reciclagem - PROSAR - destinado a apoiar empreendimentos econômico - solidários formados por catadores e catadoras de materiais recicláveis.
07/12/2017
Cesar Valduga
Apelando aos Ministros da Saúde e da Educação, aos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e à Bancada Federal Catarinense para que envide esforços para a conclusão, em regime de urgência, da certificação de Hospital de Ensino do Hospital Regional do Oeste no Município de Chapecó e inclusão de emenda na LDO 2018.
07/12/2017
Cesar Valduga
Dispõe sobre a vedação da desigualdade salarial, por motivo de gênero ou raça, nas empresas fornecedoras de produtos ou prestadoras de serviço ao Estado de Santa Catarina, estabelece mecanismos de fiscalização, e adota outras providências.
30/11/2017
Cesar Valduga
Dirigida ao Governador do Estado solicitando a construção de uma escola de Ensino Fundamental e Médio no Bairro Paraíso, no Município de Chapecó.
30/11/2017
Cesar Valduga
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos Municípios pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
30/11/2017
Cesar Valduga
Dirigida ao Governador do Estado solicitando providências para a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros Militar na Região Leste do Município de Chapecó.
30/11/2017
Cesar Valduga
12/12/2017

A Comissão de Trabalho aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei que assegura aos membros de famílias homoafetivas o direito de participação nas políticas públicas desenvolvidas pelo Estado de Santa Catarina, que tenham o objetivo de garantir direitos fundamentais e de cidadania. Entrevista com: - deputado Cesar Valduga (PCdoB) (...)

12/12/2017

Reunida na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa emitiu parecer favorável a dois Projetos de Leis (PLs) que visam promover alterações no calendário oficial de eventos do Estado. O primeiro deles é o PL 124/2017, de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), e que trata da criação da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Depressão. (...)

12/12/2017

Acolhida em plenário na quinta-feira (7), a moção de apelo apresentada pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB) requer a imediata suspensão do processo de privatização dos bancos públicos, demanda apresentada durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, na primeira quinzena de novembro, por solicitação do mesmo parlamentar, na condição de presidente da Frente em Defesa das Empresas e Ser (...)

Reuniões:
Quartas-feiras às 10:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente:
Reuniões:
Quartas-feiras, às 11:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente:
Reuniões:
Quartas-feiras, às 13:00 horas
Presidente:
Vice-Presidente: