Comunicação

Mulheres ampliam representação na Alesc com 5 eleitas


Ludmilla Gadotti
05/10/2026 - 17h02min

Santa Catarina amplia a representação feminina na Alesc com 5 mulheres eleitas deputadas estaduais. 

No pleito de 2022, foram 3. Agora, elas voltam a ter 5 titulares no Parlamento catarinense, mesmo número de 2018. Assim, passam a representar 12,5% do total de cadeiras na Assembleia Legislativa, que são 40.

Neste ano, Ana Campagnolo (PL) e Luciane Carminatti (PT) se reelegeram deputadas estaduais. Elas, inclusive, lideraram a votação geral.

Campagnolo foi a mais votada da história da Alesc, com mais de 387 mil votos, e segue para o terceiro mandato. Ela tem 35 anos, é professora de História e escritora, conservadora e antifeminista. Hoje exerce a função de 1ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Luciane Carminatti foi a segunda mais bem votada nesta eleição. Com mais de 124 mil votos, foi reeleita para o quinto mandato consecutivo de deputada estadual. Aos 56 anos, a professora já ocupou os cargos de secretária de Educação e vereadora do município de Chapecó, na região Oeste. Atualmente preside a Comissão de Educação da Alesc. 

As outras 3 mulheres eleitas deputadas estaduais que tomam posse em fevereiro de 2027 são estreantes como titulares na Assembleia Legislativa. Duas delas são ex-prefeitas e disputaram uma vaga na Alesc pela primeira vez. 

Juliana Maciel (PL) comandou a cidade de Canoinhas, no Planalto Norte, entre 2020 e 2026. Renunciou ao mandato neste ano para se candidatar a deputada estadual e somou mais de 43 mil votos. Tem 33 anos, é formada em Direito e também já foi vereadora. 

Já Solange Schlichting (também do PL), foi prefeita do município de Salete, no Alto Vale do Itajaí, entre 2017 e 2024. A empresária de 57 anos concorreu com o apoio do atual deputado Maurício Eskudlark (do mesmo partido). Com o nome na urna “Chica do Eskudlark”, recebeu mais de 39 mil votos. 

A recém-eleita deputada estadual Anna Carolina (Republicanos) disputou o cargo pela quarta vez e totalizou mais de 25 mil votos. Já foi empossada na Alesc na condição de suplente por 60 dias em 2020. Hoje, aos 45 anos, a advogada está no terceiro mandato como vereadora em Itajaí, no Vale.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias