Em outubro de 2012 o início da Guerra do Contestado (1912-1916) completa cem anos. Para relembrar este conflito que marcou a história de Santa Catarina e do país, a Radio AL da lança esse mês o especial “Cem Anos do Contestado: a história de uma guerra”, série de três reportagens sobre o tema.
Em Canoinhas, na região do Contestado, a repórter Juliana Bassetti buscou relatos de descendentes dos envolvidos na guerra e especialistas sobre o assunto. Ao abordar os aspectos religiosos, econômicos e territoriais que fizeram eclodir a guerra, as reportagens remontam parte deste momento bélico da história catarinense e os reflexos deixados pelo conflito na região até os dias atuais.
Clique no seta "baixar" para ouvir e fazer o download
Programa 1: “Antecedentes da Guerra do Contestado: construção da ferrovia e instalação da madeireira Lumber”
http://radio.alesc.sc.gov.br/noticia/6046
Programa 2: “A influência dos monges sobre os revoltosos na Guerra do Contestado” http://radio.alesc.sc.gov.br/noticia/6011
Programa 3: “As consequências da guerra na região do Contestado” http://radio.alesc.sc.gov.br/noticia/6012
JULIANA BASSETTI