
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) terá alguns eventos na semana que antecede o período de recesso parlamentar, entre os dias 13 e 17 de julho, todos gratuitos e abertos ao público com importantes debates para a sociedade catarinense.
A programação começa na manhã de segunda-feira (13), às 9h, no Auditório Antonieta de Barros, com a mesa-redonda “Mesa de Experiências: a Pedagogia Waldorf no contexto da Educação Pública”. Organizada pela Comissão de Educação e Cultura, a atividade reunirá educadores e representantes de organizações sociais para debater a incorporação dessa abordagem pedagógica humanizadora no ensino público, trazendo experiências concretas e parcerias com o poder público. Para encerrar o encontro, será exibido o documentário “Sementes Monte Azul”, que retrata histórias de vida transformadas por meio da educação.
Ainda na segunda-feira (13), no período da tarde, as atenções se voltam para o meio ambiente com a realização do Seminário Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: Boas Práticas para Municípios de SC. Promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento acontecerá em Florianópolis e tem como principal objetivo capacitar gestores e técnicos municipais em práticas eficientes e sustentáveis, como a compostagem, a coleta seletiva e o fortalecimento de cooperativas de reciclagem. O seminário contará com palestras de especialistas renomados, incluindo a Dra. Em Engenharia Ambiental, Marina Machado, que abordará os instrumentos de gestão no cenário de Santa Catarina, e o pesquisador e consultor Ricardo Souza, que discutirá estratégias de economia circular e boas práticas socioambientais.
A agenda continua na quinta-feira (16), com foco na saúde pública. A partir do período da tarde, o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright sediará o Seminário sobre Doença Celíaca: Diagnóstico, Tratamento, Inclusão e Qualidade de Vida. Proposto pela Comissão de Saúde, o encontro visa lançar luz sobre essa enfermidade crônica autoimune, que é desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Estima-se que a doença afete cerca de 1% da população mundial, embora uma parcela expressiva de pessoas permaneça sem o diagnóstico correto, o que pode levar a complicações graves como desnutrição, anemia e osteoporose. O seminário contará com três palestras ministradas por médicos, nutricionistas e psicóloga, finalizando com uma mesa-redonda para debater desafios e soluções que garantam a inclusão e o bem-estar dos pacientes.
A Agenda da Alesc conta, também, com reuniões de comissões e sessões ordinárias e solenes. Datas e horários estão disponíveis em Agenda
Serviço:
O que: Mesa redonda “Aproximação entre a Pedagogia Waldorf e a escola pública”
Quando: Segunda-feira, 13 de julho de 2026
Horário: Às 9 horas
Onde: Auditório deputada Antonieta de Barros, Palácio Barriga-verde, Alesc.
Contato: (48) 3221-2662
Serviço:
O que: Seminário Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: Boas Práticas para Municípios de Santa Catarina
Quando: 13 de julho de 2026
Horário: das 13h às 18h
Onde: Plenarinho deputado Paulo Stuart Wright, Palácio Barriga-verde – Alesc
Contato: (48) 3221-2662
Serviço:
O que: Seminário sobre Doença Celíaca: Diagnóstico, Tratamento, Inclusão e Qualidade de Vida
Quando: 16 de julho de 2026
Horário: Das 13h às 19h
Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em Florianópolis
Contato: (48) 3221.2759
Inscrição: https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/event/florianopolis
_____________________________
Michelle Dias
Gerente da Sala de Imprensa – Alesc
(48)3221-2620

