
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza no dia 22 de maio, às 9h, audiência pública para debater “Ações de Prevenção, Inovação, Adaptação e Gestão de Riscos frente aos eventos climáticos extremos, especialmente diante das projeções relacionadas ao fenômeno El Niño”.
O encontro, proposto pelo deputado Matheus Cadorin (NOVO) será no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e reunirá órgãos técnicos, especialistas e representantes de municípios para analisar cenários climáticos, estruturas de resposta e planejamento preventivo diante do risco de eventos extremos.
O debate acontece em um momento de atenção para Santa Catarina. Projeções meteorológicas apontam alta probabilidade de formação do fenômeno climático entre junho e agosto, cenário já alertado também pela Defesa Civil estadual.
Entre os principais pontos da audiência, estão a situação das áreas de risco, a preparação das cidades mais vulneráveis, os investimentos previstos em prevenção, e a integração entre estado e municípios em possíveis situações de emergência.
Nos últimos anos, várias regiões do estado, como o Vale e Alto Vale do Itajaí, acumularam prejuízos milionários causados por enchentes, além de impactos diretos para famílias, empresas e municípios inteiros. Diante do novo alerta climático para este ano, a expectativa é que o estado avance não apenas em monitoramento, mas, principalmente, em prevenção, em capacidade de resposta e em agilidade nas ações para reduzir danos e evitar que tragédias se repitam.
Serviço:
O que: Audiência Pública “Ações de Prevenção, Inovação, Adaptação e Gestão de Riscos frente aos eventos climáticos extremos, especialmente diante das projeções relacionadas ao fenômeno El Niño”
Quando: sexta-feira, 22 de maio de 2026
Horário: 9h
Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Proponente: deputado Matheus Cadorin
Contato: (48) 3221. 2732
___________________________________________
Rafaella Soares
Jornalista Sala de Imprensa Alesc
(48)3221-2621

