Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, deputado Antônio Aguiar e srs. deputados, é uma alegria ter aqui o deputado Aparecido Voltolini, da cidade de Benedito Novo. Na época em que assessorava o governador Paulo Afonso, várias vezes estive com v.exa. lá, quando era prefeito daquela cidade.
O que me faz vir à tribuna no dia de hoje, deputado Julio Garcia, como homem público, num dos dias mais radiantes, é para partilhar com os demais deputados desta Casa uma notícia que, para nós do planalto norte e do meio-oeste, é uma das mais alvissareiras dos últimos anos.
Já fiz chegar aos demais gabinetes dos deputados o convite para a inauguração da pavimentação do trecho da BR-116 ao município de Timbó Grande, que vai ocorrer no dia 16 de agosto. Foram praticamente R$ 42 milhões investidos nessa rodovia que tem um significado emblemático para Santa Catarina, tendo em vista que era, deputados Ismael dos Santos e Carlão, o município mais distante que estava separado de uma ligação asfáltica.
São 42 quilômetros, a obra foi iniciada em 2005, tivemos problemas com a primeira empresa que foi a vencedora da licitação. Com a sua desistência, assumiu a empresa Torc. E a obra estará concluída daqui a um ano e meio.
O que parecia um sonho, deputado Sargento Amauri Soares, distante de ser alcançado, hoje é uma realidade.
Eu, como representante daquela região, quero aqui cumprimentar o governador Luiz Henrique pela decisão política de incluir essa obra no programa BID IV e por chegarmos ao final dessa obra que vai representar muito para toda a nossa região, até porque lá, deputado Antônio Aguiar - e v.exa. conhece muito bem aquela região, até porque representa o planalto norte -, estão instaladas empresas de grande porte. E lá também está a matéria-prima de outras tantas empresas sediadas em Canoinhas e Lages e que buscam em Timbó Grande a matéria-prima para as suas indústrias.
Portanto, quero dizer da minha alegria, deputado Pedro Uczai, quando vivenciamos isso em Santa Catarina. Assim como já reconheci aqui os avanços em relação ao governo federal, pelas obras de infra-estrutura que vêm sendo feitas por todo o nosso estado, também quero, no dia de hoje, comemorar a pavimentação do acesso ao município de Timbó Grande.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não, deputado Serafim Venzon, ouço com alegria o aparte de v.exa.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - Quero cumprimentar v.exa. por abordar este assunto.
Mas quero, principalmente, saudar v.exa., pois certamente a pavimentação da ligação entre Caçador e Timbó Grande foi uma inspiração sua quando prefeito de Caçador, como membro também do Executivo, um projeto seu, uma intenção de muita gente e a realização do governo do estado. Aliás, o governador tem inaugurado inúmeras obras dessas por todo o estado de Santa Catarina. E essa integração que está promovendo dentro das regiões com certeza é um dos fatores propulsores para o desenvolvimento em todas as regiões.
Parabéns a v.exa. e parabéns ao governo do estado por estar favorecendo o desenvolvimento daquela região também.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Agradeço o aparte de v.exa.
Quero dizer que Timbó Grande até este momento ocupa a incômoda posição de último município em Índice de Desenvolvimento Humano em Santa Catarina: 293. Mas a partir da conclusão dessa obra, certamente as perspectivas desse município se abrirão para o desenvolvimento, pois não tenho dúvida de que é detentor de um grande potencial econômico e brevemente deixará essa incômoda posição.
Quero também, no dia de hoje, deputado Silvio Dreveck e deputado Antônio Aguiar, que fazem parte da nossa região, abordar um assunto extremamente importante e delicado que é a crise sem precedentes que passa a nossa indústria madeireira. Tivemos, deputado Silvio Dreveck, no ano passado, começando pela região de v.exa., São Bento do Sul e Rio Negrinho, inúmeras demissões. Uma das empresas, com 1.200 funcionários, já demitiu mais de mil, restaram apenas 50, que é a empresa Madecal, tradicional empresa de Caçador e da nossa região. Outra empresa, a Frame, com mais de mil funcionários, uma empresa que investiu altamente em tecnologia de ponta, uma das melhores do mundo em fabricação de portas, esta semana, infelizmente, demitiu centenas de colaboradores, de servidores.
Isso nos causa muita preocupação. É necessário que a bancada daquela região se una suprapartidariamente e encaminhe, trate esse assunto com carinho, deputado Pedro Baldissera, v.exa. que também esteve lá há poucos dias, pois o momento merece.
Encaminhei um requerimento ao secretário da Fazenda e ao ministério da Fazenda, solicitando a liberação dos créditos de ICMS derivados da exportação, mas é uma solução paliativa. É necessário que façamos mais para salvar um segmento tão importante que emprega, apenas em Caçador, sete mil pessoas diretamente, pois além dessas pessoas, são milhares de famílias que dependem desse setor.
Portanto, deputado Antônio Aguiar, trago essa preocupação, pois acho necessário que nos unamos em torno do assunto, até porque a situação tende a se agravar ainda mais. Trago esse tema preocupante para esta Casa e tenho certeza de que os deputados daquela região...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Antônio Aguiar) - V.Exa. tem mais 30 segundos para concluir o seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Apenas para concluir, deputado Antônio Aguiar, o deputado Renato Hinnig, que é representante da Fazenda, esteve em Caçador na semana passada e pôde também ouvir de todo o segmento empresarial a preocupação que vive o setor madeireiro em função da baixa do dólar, da crise imobiliária nos Estados Unidos e do aumento do custo da produção.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)