Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 067ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2015
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, cumprimento a deputada Dirce Heiderscheidt e faço coro à manifestação da deputada Ana Paula Lima, pelo trabalho que desenvolve na nossa bancada, na bancada feminina, e também desejar sucesso à deputada Ana Paula Lima no trabalho que assumirá.
Gostaria de fazer um breve relato sobre as audiências públicas que estamos fazendo em oito regiões em Santa Catarina por para debater o Plano Estadual de Educação.
Quero falar um pouco sobre as metas e as estratégias que compõem este plano, com 19 metas, deputado Antônio Aguiar, v.exa. que participou de várias audiências públicas, não apenas nos municípios da sua região, mas em outras regiões do estado, demonstrando compromisso com a educação, já que também foi o presidente da comissão de Educação em outra oportunidade.
Quero também registrar a participação dos deputados Natalino Lázare, Níkolas Reis, Jean Leutprecht, Jean Kuhlmann, que integram a comissão de Educação e que também têm contribuído imensamente para com o aprimoramento do projeto encaminhado à Assembleia Legislativa, que estabelece as diretrizes norteadoras da educação para os próximos dez anos. O deputado Neodi Saretta, que também esteve conosco em Chapecó. onde foi a maior audiência pública já realizada, na última sexta-feira.
Parece-me, quero acreditar, que quando se discute ao mesmo tempo em todos os municípios brasileiros, quando se discute em todos os estados da nação, quando o governo federal através de leis também cria o Plano Nacional de Educação, alguma coisa está acontecendo no Brasil de forma inédita. E quando, deputado Silvio Dreveck, a proposta do governo federal de elevar de 6% para 10% do PIB os recursos para a educação, parece-me que o país encontrou definitivamente o seu caminho para o desenvolvimento, porque não vejo nenhuma solução local, regional, estadual, ou nacional que não passe efetivamente pela a prioridade absoluta na educação.
Vejo que, quando se fala da educação infantil, das metas, do ensino fundamental, do ensino médio, do ensino superior, das redes públicas estadual, municipal, das redes particulares, parece-me que vamos sim - através do plano que está sendo discutido e muitas sugestões estão sendo apresentadas - aprimorar esse plano. Se não for o plano dos sonhos, deputado Natalino Lázare.
O Sr. Deputado Natalino Lázare - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não! Quero conceder a v.exa. com muita alegria parte do tempo que nos resta.
O Sr. Deputado Natalino Lázare - Sr. presidente, eu gostaria, aproveitando a oportunidade, de cumprimentar o deputado Valdir Cobalchini, pela condução democrática na discussão do Plano Nacional de Educação. Penso que v.exa., está conduzindo, tenho certeza, e participei de um deles, com firmeza, com segurança.
Uma das coisas que não dá para ignorar é exatamente a lisura, é a forma democrática. Acho que nenhum profissional da educação de Santa Catarina sentiu-se excluído dessa caminhada que v.exa. tão bem conduziu.
Então, ocupo esse espaço para parabenizá-lo pela condução desse trabalho maravilhoso.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado deputado Natalino Lázare! Peço ao presidente, deputado Gelson Merisio, que nos conceda, aliás, eu quero agradecer o sr. presidente da Assembleia pelo apoio que tem dado as nossas audiências públicas.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Eu gostaria de parabenizar o presidente da Comissão de Educação, deputado Valdir Cobalchini, pelo trabalho realizado nessa comissão, da forma democrática que v.exa. conduziu as audiências. Portanto, está de parabéns a educação e todos os deputados que participaram dessa importante jornada.
Parabéns deputado!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Valdir Cobalchini, da mesma forma, quero salientar a riqueza que tem sido as audiências públicas para discutir o Plano Estadual de Educação, pelo momento histórico do Plano, mas principalmente pela participação popular.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Merisio) - Deputado, vamos acrescentar mais dois minutos ao seu tempo, para que os deputados possam se manifestar, pois o tema é relevante e não é isso que vai atrapalhar a sessão.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Vou ser breve, presidente. Quero parabenizar pela condução dos debates, de uma forma muito tranquila, serena, firmada na proposta dos 19 eixos e 297 estratégias. E eu quero aqui fazer um pedido em público, presidente, que v.exa. assuma a relatoria deste Plano.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Ismael dos Santos. V.Exa. tem trazido uma contribuição importante para o debate, não apenas em Blumenau, mas aqui nesta Casa, em Plenário, e por certo vai apresentar também sugestões que vão aprimorar o Plano Estadual de Educação.
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não! Quero ouvir com alegria o deputado Jean Leutprecht, e também agradecer pela sua presença em todas as audiências públicas.
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - Na mesma linha dos demais deputados, deputado Valdir Cobalchini, eu quero cumprimentá-lo pela condução dos trabalhos à frente dessas reuniões regionais, dizendo que tem sido de uma forma muito eclética, muito democrática, que está se discutindo a Educação no nosso estado, principalmente nos próximos dez anos, uma vez que foi feito todo um estudo, e agora tanto a comunidade como também nós, deputados, poderemos estar contribuindo neste segundo momento.
Parabéns pela condução dos trabalhos, e aprendi muito com isso neste período!
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Jean Leutprecht.
Sr. presidente, nestes 30 segundos, gostaria de dizer que é um grande desafio este plano, mostra que nós precisamos avançar e muito para fazer com que o ensino público também se torne sinônimo de qualidade. E que possamos aproximar o ensino público dos resultados do ensino privado, seja em Santa Catarina ou no Brasil.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)