Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Obrigado, deputado Antônio Aguiar.
Sr. presidente, quero fazer o registro, primeiramente, com muita alegria, da presença, nesta Casa, do nosso secretário Regional de Caçador, o amigo e arquiteto Newton Marçal Santos, e dizer que daqui a pouco estaremos com o secretário de Infra-Estrutura Romualdo França.
Quero aqui também comemorar, inspirado pela presença do nosso secretário Regional, os avanços em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação na nossa região. A secretaria Regional de Caçador adotou como norte do seu trabalho investimentos maciços na educação. Uma das nossas primeiras ações foi fazer um levantamento em relação ao Ideb, ao IDH dos nossos municípios.
Construímos 103 salas de aula em cinco anos. Em toda história, deputado Pedro Uczai, v.exa. que é educador - eu tenho acompanhado muito o seu trabalho na comissão de Educação e aqui no plenário - quero lhe dizer que em toda história do estado catarinense tínhamos na nossa região, nos sete municípios, 121 salas de aula construídas, e em cinco anos quase que duplicamos esse número. Sem falar naquelas escolas que mais pareciam ruínas, tal o estado de abandono.
Nós fizemos esses investimentos projetando um futuro para as nossas crianças, e para a nossa alegria no último censo já sentimos uma diferença muito grande, deputado Antônio Aguiar. Estamos atendendo quase a totalidade das crianças e avançamos consideravelmente no ensino médio, que era um problema seriíssimo. Nós tínhamos um número que nos alarmava: 54% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam fora da sala de aula. Nós fomos buscá-los em casa, fizemos um grande mutirão em toda nossa região para trazê-los de volta para a sala de aula. Alguns foram para a escola de jovens e adultos, e muitos para o ensino regular. E hoje felizmente avançamos, mudamos a cara da nossa região.
Além dos investimentos - aqui já em inúmeras oportunidades tive a condição de me reportar aos investimentos em infra-estrutura - tínhamos, dos sete municípios da nossa região, cinco sem acesso pavimentado, e a primeira providência foi levar o acesso, levar o asfalto à sede de cada um dos municípios, e concomitantemente levar a educação. Vislumbramos, sem dúvida alguma, um futuro muito melhor para as atuais e futuras gerações daqueles municípios.
Deputado Elizeu Mattos, v.exa. que é da região serrana, que é muito parecida com a nossa, a do meio-oeste, também estamos trabalhando, porque lembro-me do meu primeiro pronunciamento quando assumi, em que o senhor me aparteou, deputado Serafim Venzon, com relação à mudança de critérios para distribuição dos recursos do ICMS, para que possamos contemplar os municípios mais pobres, para que possamos aquinhoá-los, de forma que eles possam desenvolver-se mais rapidamente.
Mas quero também falar aqui, deputado Antônio Aguiar, sobre o trabalho que estamos desenvolvendo para levar o ensino superior gratuito a nossa região. Já foi anunciada aqui a decisão do governo federal de instalar universidades em Chapecó, em Joinville, em Curitibanos e os Cefets, que estão sendo espalhados por toda Santa Catarina.
Eu quero, ao concluir, solicitar aos deputados o apoio a uma causa importante para a nossa região, que é a instalação da Udesc em Caçador, que vai servir como mola propulsora do desenvolvimento educacional, econômico e cultural, não de apenas Caçador, mas de todo o meio oeste catarinense...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)