Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/05/2022
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Expõe preocupação com as fortes chuvas que têm atingido todo o território de Santa Catarina.
Relata crise financeira que atinge o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e que a bancada do oeste solicitou uma audiência com o Governador para tratar desse importante assunto. Cita que o hospital registra um prejuízo mensal de R$4 milhões e precisa aumentar a receita para que se mantenha de portas abertas. Acrescenta que a tabela SUS não é atualizada faz muitos anos, tornando ainda mais desafiadoras as atividades de um gestor hospitalar.
Faz apelo ao Governo por melhorias na rede de gás do Oeste catarinense, pois as indústrias da região estão perdendo competitividade devido à escassez deste importante insumo para a infraestrutura. Ressalta que estimativas apontam que o custo do gás em relação à energia chega a ser 30% menor. Relata audiência com a direção da SCGás para tratar da expansão da rede para a Região Oeste.
Informa que solicitou a presença do Secretário de Infraestrutura na Assembleia Legislativa para relatar e prestar contas em relação às ações que vêm sendo desenvolvidas pela secretaria.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo pronunciamento. Diz que atualmente 90% dos atendimentos no Hospital Regional do Oeste são feitos pelo SUS e que dessa forma é impossível que seja mantida a saúde financeira da instituição.
Deputado Fabiano Da Luz (Aparteante) - Congratula o Parlamentar pelo assunto abordado. Afirma que para o setor industrial se manter competitivo precisa diminuir custos de produção e uma das formas de alcançar este objetivo é utilizando o gás. [Taquigrafia: Roberto]