Pronunciamento

Silvio Dreveck - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/02/2022
DEPUTADO SILVIO DREVECK (Orador) - Conta que está acompanhando a situação da estiagem em Santa Catarina, especialmente na região oeste. Discorre sobre a necessidade de criação de políticas públicas permanentes para combater a escassez de recursos hídricos no Estado.
Cita que, primeiramente, devem ser tomadas medidas emergenciais, bem como devem ser planejadas ações de médio e longo prazo. Segure aos gestores públicos a adoção de programas que conscientizem a população quanto à preservação dos recursos hídricos. Ressalta que muitas pessoas ainda possuem o hábito de depositar seus lixos em locais inapropriados.
Falando sobre a irrigação, defende a prática de programas de captação ou de perfuração de poços artesianos. Diz que em primeiro lugar está o ser humano, depois vem a questão produtiva. Acrescenta que o custo para adoção desses programas é menor do que o prejuízo causado pela falta de água.
Conclui, salientando a necessidade de investimentos urgentes para a preservação e captação de recursos hídricos no Estado de Santa Catarina. [Taquigrafia: Roberto]