Pronunciamento

Romildo Titon - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/10/2017
DEPUTADO ROMILDO TITON (Orador) - Comenta que em 2016 o IBGE realizou pesquisa na qual identificou Campos Novos entre os 100 municípios brasileiros com maior PIB agropecuário do país.
Relata que, desde 2016, o governo catarinense estreitou laços com a Coreia do Sul para agilizar exportações de carne suína, destacando que uma missão coreana visitou o estado, liberando três frigoríficos para a exportação, entre eles, BRF Campos Novos, Aurora de Chapecó e Pamplona de Presidente Getúlio. Menciona que a Coreia do Sul é o quarto maior importador de carne suína do mundo, e isto pode dar um impulso à indústria brasileira. Também registra que a fábrica da BRF de Campos Novos atende outros países asiáticos, entre eles Japão e Cingapura.
Ressalta que Santa Catarina é o único estado a abrir este mercado pela certificação de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, e também livre da peste suína clássica, com Certificado da Organização Mundial de Saúde Animal, afirmando que o êxito das exportações da agroindústria catarinense deve-se à dedicação e ao trabalho do produtor rural da região.

Deputado Mauro de Nadal (Aparteante) - Parabeniza Campos Novos e os catarinenses pelos resultados, fazendo considerações sobre o empenho dos agricultores e adaptação a todas as exigências do mercado para o sucesso nas exportações. [Taquígrafa: Sara]