Pronunciamento

PAULINHA - 123ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/12/2021
DEPUTADA PAULINHA (Oradora) - Demonstra preocupação com relação à retirada de recursos federais às BRs 470 e 163, que atravessam Santa Catarina, considerando o corte no Orçamento um desrespeito para com o Estado. Pede aos colegas Deputados para que todos subcrevam moção de apelo ao Governo Federal, justificando que o mesmo deve explicação para o Estado de Santa Catarina. Diz que não se pode tolerar que R$ 40 milhões sejam retirados das obras federais, por isso, a Casa tem que ter atitude junto ao Presidente da República para que reveja a questão.
Solicita o apoio dos Deputados Kennedy Nunes e Sargento Lima, Parlamentares que têm relacionamento junto ao Governo Federal, lembra que ainda não foi autorizada a abertura das fronteiras terrestres com a Argentina pela parte do Brasil, alegando que isso vai prejudicar muito o turismo litorâneo, e considera que não há justificativa para tal situação, ressaltando que 80% da população do Estado já está vacinada.
Menciona que está propondo discussão sobre as mudanças climáticas, que estão ganhando pauta após a COP26, ressaltando que é preciso debater o assunto com mais profundidade e seriedade. Registra emenda ao orçamento público do Estado para ampliar o programa antigranizo a outros municípios, protegendo os pequenos agricultores.
Agradece a todos da Casa pela organização da sessão especial, que foi proponente, para homenagear os hospitais filantrópicos que atuam no Estado. Destaca a necessidade de repensar, junto com o Secretário da Saúde, sobre a política hospitalar, não deixando de amparar os pequenos hospitais que precisam da ajuda das autoridades e da sociedade.
Registra que hoje chega à Casa um projeto de lei que cria regiões metropolitanas, de modo especial na região de Joinville, e pede aos seus Pares a aprovação da matéria.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Informa que vai encaminhar o pedido da Deputada ao Governo Federal. [Taquígrafa: Ana Maria]