Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2021
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Informa que, há mais de duas semanas, está lutando junto a gestores municipais e especialistas em saúde pública para buscar saídas em meio à superação das unidades de saúde em razão da Covid-19.
Coloca que, em São Miguel do Oeste, os trabalhadores do Hospital Regional estão exauridos. Segundo o diretor clínico, Cassio Murilo de Nakano, hoje em dia, a maior parte dos pacientes tem menos de 60 anos, pessoas saudáveis estão adoecendo e entrando em insuficiência renal. Fala que essa região é a que mais tem paciente aguardando por leitos de UTI.
Relata que 18% dos profissionais do Hospital Terezinha Gaio Basso já foram contaminados e, nesse contexto, eles estão lutando com 25 leitos de UTI lotados, mais 10 leitos gerais lotados e 15 pessoas aguardando no Pronto Socorro, algumas delas entubadas, aguardando no corredor.
Menciona um dado apresentado: em 2020, foram 80 óbitos no Hospital Regional, e somente em janeiro e fevereiro de 2021, foram 60 óbitos. Explica que para dez leitos em UTI são necessários 100 profissionais, e nota que seis, em cada dez pacientes que passam pela UTI, estão falecendo, e parece que estamos nos conformando com a ideia desses 60% de óbitos.
Registra que aquilo que o oeste, extremo oeste e muitas outras regiões estão vivendo é fruto da irresponsabilidade de lideranças políticas. Afirma que é muito melhor para a economia, e infinitamente melhor para defender a vida da população, o investimento na prevenção do contágio, e isso significa vacinar a população o mais rápido possível. Enquanto isso não acontece, é preciso trabalhar para conter a proliferação do vírus, e isso inclui o apoio por parte dos poderes públicos aos micro e pequenos empreendedores, ao setor empresarial, aos trabalhadores. Reafirma que quando se fala em emergência sanitária, é preciso conter a proliferação da Covid-19, e neste momento já se paga um alto custo econômico por não adotar antes as medidas adequadas. [Taquígrafa: Eliana]