Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2020
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Lembra que as universidades públicas respondem pela maior parte da produção científica, e que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial. Comenta que, mesmo que o impacto das pesquisas brasileiras estejam abaixo da média global, nos últimos seis anos houve um crescimento de 15% da sua relevância.
Afirma que isto é bom, pois muitas dessas universidades administram hospitais, atendendo pacientes do SUS, assim como administram museus, bibliotecas, acervos históricos, prestam serviços jurídicos e de engenharia, entre outros, de maneira acessível à população.
Diz que a UFSC detém a nota 5, sendo a nona universidade pública da América Latina, e que o seu destaque é de muito tempo. Ela foi o berço de muitas das empresas que hoje se destacam no Estado. Ressalta que desde março, quando as aulas foram interrompidas, docentes, técnicos e estudantes seguem trabalhando, inclusive em medidas de prevenção e combate ao coronavírus.
Cita os diversos projetos da UFSC, reafirmando que a universidade colocou à disposição das autoridades a sua infraestrutura para a criação de centros de apoio ao combate e tratamento da Covid-19, inclusive com a instalação de alojamento e residências provisórias para profissionais da Saúde. [Taquigrafia: Guilherme]