Reforço na segurança no entorno de escolas públicas e privadas é tema de projeto de lei


05/04/2023 - 21h25min

Deputado Sérgio Guimarães

Deputado Sérgio Guimarães

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Proposta do deputado Sérgio Guimarães quer cercas elétricas, ofendículos e muros mais altos

Durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Guimarães (União) apresentou o projeto de lei que pretende reforçar a segurança em unidades de ensino público e privado em Santa Catarina.

A proposta legislativa exige que escolas públicas e privadas ampliem o sistema de segurança nas unidades. O texto prevê que os muros no entorno sejam de, no mínimo, dois metros de altura e sejam inseridos ofendículos (espetos), arames farpados, concertinas e cercas elétricas.

A medida vale para todas as escolas desde a educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior. Para o parlamentar, é importante que se desenvolvam ações para reduzir os riscos às crianças, professores e funcionários de casos como o registrado em 2021, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina e o mais recente, em Blumenau, no Vale do Itajaí, que vitimou quatro crianças.

Guimarães lembrou que está apenas há dois meses no Parlamento catarinense e que sempre demonstrou preocupação com a segurança das escolas. “Faço um apelo ao governo para que nós possamos cercar de todas as maneiras e que nossas crianças, pais e professores tenham segurança no ambiente escolar.”

Outro projeto de lei de autoria de Sérgio Guimarães diz respeito à instalação de detectores de metais em todas as escolas catarinenses. A matéria deve ir à votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira (11). A matéria também oferece segurança às unidades de ensino e a quem utiliza os espaços públicos da área de educação em Santa Catarina.

Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 – JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias