Oitavo Congresso Catarinense de Aleitamento Materno é na próxima semana na Alesc, saiba como participar


07/04/2026 - 18h29min

Oitavo Congresso Catarinense de Aleitamento Materno é na próxima semana na Alesc, saiba como participar

Fotos: Divulgação

O principal evento que trata a respeito das questões voltadas ao aleitamento materno em Santa Catarina está com inscrições abertas. O 8º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno tem neste ano o tema “Amamentação Baseada em Evidências e Sustentada pelo Cuidado”. O Congresso será no dia 15 de abril, no auditório Antonieta de Barros, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O evento é uma parceria entre o gabinete do deputado e vice-presidente do Parlamento, Fernando Krelling (MDB) e a Abam (Associação Brasileira de Aleitamento Materno), com o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia. Para se inscrever basta acessar o site da Escola do Legislativo. É tudo gratuito e aberto à comunidade.

Para o fundador e presidente da Abam – e um dos idealizadores do Congresso Catarinense de Aleitamento Materno – o médico pediatra Cecim Achkar, o evento já se tornou uma referência em Santa Catarina e reunirá profissionais renomados para discutir as mais novas evidências científicas e práticas de apoio à amamentação. Ele destaca que o leite materno vai muito além da nutrição. “O leite humano não é apenas um alimento, é o primeiro sistema de comunicação biológica entre dois seres. É um ‘tecido vivo’ capaz de adaptar sua genética para proteger e esculpir o futuro de uma criança. Promover o aleitamento é garantir que a biologia do amor e da sobrevivência prevaleça sobre qualquer barreira técnica”, enfatiza Achkar. 

O deputado estadual Fernando Krelling frisa que a pauta do aleitamento materno tem sido uma bandeira desde seu primeiro ano na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. “O trabalho que o Dr. Cecim Achkar promove acerca do tema e também junto à Abam é muito importante. O aleitamento materno fortalece a saúde do bebê e da mamãe, pesquisas mostram como isso é fundamental. Precisamos de políticas públicas que protejam a amamentação, de leis de espaços que garantam o direito à amamentação. Infância bem nutrida e acolhida reflete diretamente em um Estado mais forte e saudável para as próximas gerações. Nosso papel é promover um espaço para ampliar este diálogo”, expressa o parlamentar que também é profissional de educação física e mora em Joinville.

A enfermeira Soninha Silva, especialista em amamentação e uma das organizadoras do Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. Ela reforça a necessidade da atualização constante. “O conhecimento em amamentação salva colos e destinos. Esta capacitação não é apenas sobre técnica, é sobre empoderar o profissional para que ele seja o porto seguro de uma família no momento mais vulnerável e belo da vida. Atualizar-se é um ato de respeito ao binômio mãe-bebê,” finaliza.

Saiba mais: | Programação 8° Congresso Catarinense de Aleitamento Materno

Quarta-feira, 15 de abril

7h – Credenciamento

8h – Abertura

9h – Conferência magna: Aleitamento atual e desenvolvimento infantil baseado na neurociência, com Francisco Mota

10h – Painel I: Sem dor, sem culpa e com apoio: o cuidado que sustenta a amamentação, com Amanda Pertile, Evangelia Santos, Juliana Hinterholz e Marice Mello

11h – Webinar: Segurança alimentar e nutricional: pilar da gestão da qualidade em bancos de leite humano, com João Almeida

13h30 – Recredenciamento

14h – Painel II: Da gestação ao início da amamentação: intervenções baseadas em evidências para promover o aleitamento materno, com Cecim Achkar, Eduardo Filho e Sônia Silva

15h – Palestra: Intervenções eficazes na prática do aleitamento materno, com Keiko Teruya

16h – Painel III: Função oral no recém-nascido e desenvolvimento craniofacial: evidências e impactos no aleitamento, com Aline Manfro, Bruna Machado, Eduardo Filho e Paola Bridi

17h – Conferência de encerramento: aleitamento materno: reflexões de um pediatra experiente, com Jayme Murahovschi

Saiba mais: | Serviço

O que: 8º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno

Quando: quarta-feira, 15 de abril de 2026, às 7h

Onde: auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Inscrições: gratuitas, pelo site da Escola do Legislativo)

Público-alvo: profissionais de saúde, estudantes e interessados na área.

Saiba mais: | Siga o deputado estadual Fernando Krelling nas redes sociais

linktr.ee/deputadofernandokrelling

Facebook: https://www.facebook.com/fernando.krelling/

Instagram: https://www.instagram.com/fernando.krelling/

x: https://x.com/FKrelling?mx=2

Texto: Windson Prado/deputado Fernando Krelling

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias